Muito se fala hoje em dia em como alavancar as vendas de um estabelecimento de alimentação. O primeiro aspecto que vem a cabeça do empresário é o lançamento de novos produtos. Inventar; criar e inovar normalmente são as primeiras atitudes tomadas. Mas poucos levam em conta seu histórico de vendas; qualidade da profissionalização de sua equipe e em como controlam seus custo, para melhorar sua eficiência nas vendas. Isso mesmo, olhar o passado e o presente para definir e mudar o futuro.
1° Passo
Enxugue seu
cardápio!!
Muitos
casos de restaurantes que não obtém lucros com seus produtos, são por conta de
cardápios muito extensos. Cardápios grandes e com muitas opções acarretam em
diversos problemas como falta de produtos em estoque (quanto mais temos que
comprar, mais fácil fica errar e esquecer-se de algum de algum produto). Outro
problema comum é a perda de determinados produtos. Normalmente em cardápios
extensos, sempre existem pratos que não vendem ou que vendem pouco, porém temos
que mantê-los em estoque, pois se está à venda temos que ter o produto. Podemos
também incorrer em falta de padrão ou falta de esmero no preparo dos pratos.
Com muitas opções no cardápio, abrimos a possibilidade para que os cozinheiros
se confundam na hora do preparo e errem mais do que o normal acarretando em
perdas e na não satisfação dos clientes.
2° passo
Invista num sistema
de controle de operações.
Hoje em
dia existem diversos sistemas de automação no mercado. Cada um mais potente e eficiente
que o outro. Quando investimos nesse tipo de auxiliador administrativo
conseguimos mensurar com mais facilidade nossas vendas, além de podermos emitir
relatórios sobre nossa eficiência. Sistemas operacionais, também auxiliam no
controle de estoque e na emissão de listas de compras baseadas em seus
cardápios, acabando para sempre com o famoso ‘’esqueci’’.
3° Passo
Invista em
treinamentos
Quando
falamos em vendas, temos que pensar em dois quesitos: Qualidade dos produtos
vendidos e qualidade do atendimento e das pessoas que efetivam as vendas. Mas
como podemos garantir esses dois quesitos? A resposta é simples,
TREINAMENTOS!! Quando treinamos equipes,
estabelecemos os padrões que queremos para o empreendimento, ou seja,
estabelecemos a ‘’cara do estabelecimento comercial’’. Mas nesse discurso
bonito, existe alguns pontos importantes de se destacar. Muito proprietários de
restaurantes e afins, investem em treinamentos, mas muitas vezes de forma
errada. Concordam com a importância de treinar para reter, mas só lembram-se
dos treinamentos quando estão para abrir as portas de seu novo negócio e logo
em seguida se esquecem. Treinar equipes deve ser algo constante e periódico,
com prazos e datas determinadas para acontecer. Sem isso caímos no grande problema
de nosso ramo de atuação que é o famoso ‘’Turn Over’’, a troca constante de
colaboradores, que causa efeitos devastadores nos padrões de atuação das
empresas de um modo geral. Por isso dizemos que treinamentos devem ser
constantes e periódicos, para que todos os funcionários aprendam e se reciclem frequentemente.
Pedro Ramos
Chef e Consultor da PHX CONSULTORIA
Tel: +55 (19) 996 646 572
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