Aproveitando
clima de dia dos namorados, resolvi escrever sobre um tema recorrente em minhas
aulas e palestras sobre gestão de restaurantes. Como trabalhar datas e ocasiões
especiais em estabelecimentos de alimentação e consequentemente aproveitar ao
máximo o potencial de faturamento de nossos estabelecimentos nessas ocasiões.
Claro que em
datas como dia das mães, dia dos namorados, dia dos pais, páscoa, natal e todos
as outras datas comemorativas e feriados em nosso país são oportunidades de
encher o restaurante, movimentar o caixa, mas temos que pensar que também é uma
grande oportunidade de conquistar novos clientes para dos dias
de menor movimento. Aproveitar que o restaurante está cheio deve ser o momento
para fazer tudo perfeito. Não economize em mão de obra, proporcione o melhor
atendimento que puder oferecer. Capriche na montagem dos pratos e nas opções
especiais que serão oferecidos. Resumindo, proporcione a melhor experiência da
vida de seus clientes.
Seguindo a
linha de pensamento acima, devemos compreender que, por mais que queiramos
faturar o máximo possível, esse faturamento de 1 dia, não será a resolução de
todos os seus problemas e não pagará todas as contas que você possui no mês.
Por isso temos que pensar nessas datas mais como uma oportunidade de atrair
novos clientes do que como uma oportunidade simples de faturar mais.
Outro
aspecto importante nessa data são as promoções que serão oferecidas. Temos que
tomar muito cuidado para não oferecer muita coisa gratuita, por exemplo uma
refeição completa, pois pode ter um efeito negativo na publicidade (efeito de
desvalorização de seu negócio) ou proceder de forma contrária, oferecendo uma
promoção pouco vantajosa para o cliente, por exemplo um café, pois pode passar
a impressão de enganação. Aqui o objetivo
é oferecer um meio termo, algo que atraia o cliente e que ofereça uma vantagem
palpável e que também não traga prejuízo ao restaurante. Ofereça, por exemplo
uma sobremesa cortesia, uma entrada cortesia, um drink especial. Evite oferecer
descontos direto na comanda, por exemplo, 10% de desconto no total da comanda. Não
que seja algo catastrófico, mas pode passar a impressão de pouca vantagem,
mesmo sendo uma grande vantagem.
Outra dica
legal é aproveitar para lançar novos produtos, pois será um bom momento para
testar essas novas opções, pois os clientes que estarão em seu restaurante
estarão pré-dispostos a gastar e consumir. O mais importante de tudo isso, é
não deixar de aproveitar essas datas especiais. Temos que trabalhar encima
delas para que possamos como dissemos no início do artigo, atrair novos
clientes e fidelizar os já existentes.
Pedro Ramos
Chef e Consultor da PhiX Consultoria
Tel: +55 (19) 9 9664 6572
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