Pular para o conteúdo principal

Música Ambiente – Parte II – Som Mecânica



Além de ser uma ferramenta para uma boa relação de ótimas sensações com a sua marca, o som ajuda a “disfarçar” ruídos que podem comprometer o bem estar do seu cliente como: barulhos da cozinha, telefone do delivery, conversas entre funcionários, descarga dos banheiros, etc..
Pode parecer frescura, mas a equalização do áudio é muito importante para que o conforto não seja comprometido. Além do volume geral, as frequências da execução das músicas interferem na altura em que as pessoas conversam. É muito comum perceber que pessoas começam a se comunicar gritando quando começa certo tipo de música e isso pode trazer uma sensação negativa, dependendo do perfil de seu estabelecimento.
Isso ocorre porque as vozes (tanto de quem canta, quanto de quem conversa) operam em frequências MÉDIAS, e isso deixa a percepção “embolada” num ambiente em que a música sirva como pano de fundo.
Num ambiente mais aconchegante, intimista, sempre sugiro música instrumental, de preferência, sem infinitos solos estridentes. Assim teria menos conflitos com as conversas das pessoas, dando um clima mais tranquilo. Mas, num bar ou um restaurante mais animado, as músicas cantadas vão muito bem, claro, e o segredo para que se evite embolar as frequências médias e fazer com que as pessoas conversem gritando mais que o normal é, através de um equalizador (seja no computador ou um aparelho ligado ao equipamento de som da casa) abaixar essas frequências (aprox. faixa entre 2Khz e 500Hz). Seria baixar os pinos da parte central do equalizador.
·         Para referência: Reforço excessivo entre 1 e 4 kHz causa a "fadiga sonora", que cansam o ouvinte após cerca de 30 minutos.
É muito importante ficar atento às reações das pessoas. Observação sempre! O gerente e a equipe de atendentes devem estar ligados nisso. Os clientes geralmente se expressam quando o som está incomodando. Seja pelo volume, equalização ou repertorio. Perceber antes que haja a reclamação ou antes que você perca o cliente é crucial!
A seleção de músicas, como já frisamos anteriormente, deve ser pensada para o cliente, para o intuito do estabelecimento. Nem sempre coincide com o que gostamos de ouvir em casa, no carro ou no churrasco com os amigos.
Hoje temos recursos online por streaming como Spotfy, Apple Music, Tidal, Deezer, Groove Music, Napster, Google Play Music, e muitos outros. Claro que a versão paga, para que não tenham propagandas entre as músicas e limitação de funções. Muitos apresentam seleções já pré-definidas de acordo com o estilo, sentimento, tipo de música, etnia, etc... O que evita ficar repetitivo.
Não precisamos falar o porquê abomino rádios convencionais no ambiente, certo? Obrigado!

Thiago Sestini
Consultor da PhiX Consultoria

Tel: +55 (19) 9 8287 4250

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Como deixar seu cardápio visualmente mais atrativo?

Um restaurante de sucesso se atenta a diversos detalhes que complementam o que chamamos de experiência do cliente. Dentre elas podemos citar a qualidade do atendimento, limpeza dos banheiros, qualidade da comida e das bebidas, limpeza do salão e a beleza e decoração do mesmo. Dizemos que a satisfação do cliente se encontra nos pequenos detalhes que ele vai sentindo e experienciando ao longo de sua visita a nosso estabelecimento. Dessa forma marcamos de certa forma aquele momento em sua lembrança. Um dos detalhes principais notados pelos clientes e que podem contribuir para uma experiência positiva ou negativa e com relação a qualidade e apresentação dos cardápios. Aqui não estamos falando da comida que é apresentada no cardápio, mas sim do lay out, das cores, letras e disposição dos itens. Na maneira como nos comunicamos e na facilidade da compreensão do que está descrito nas opções propostas pelo restaurante. Pensando nessas premissas, resolvi elaborar um pequeno manual de mon

Métodos de cocção - Princípios Básicos

      Dizem por aí que os métodos de cocção são a principal essência para os chefs de cozinha. São eles que vão dizer o que o pratos será ao fim do processo de produção. Dentro da gastronomia existem vários métodos de cocção. Mas porque devemos compreender e estudar cada um deles? Pelo simples fato de que, quando elaboramos cardápios devemos variar e combiná-los para que assim tenhamos maior variação de sabores e aromas. Lembrando que os diferentes tipos de cocção também conferem diferentes aromas e sabores aos alimentos além de também conferir diferentes cores. Outro importante motivo de se conhecer os diferentes métodos de cocção é pensar na satisfação geral dos clientes. Muitas vezes recebemos hóspedes que não comem ou não gostam de comidas com gordura ou que preferem frituras, assim, variando o preparo dos alimentos conseguimos agradar a maior parte de nossos comensais (clientes). Cocção rápida ou em calor seco       A cocção rápida ou com calor seco (sem adição de água) p

Como promover eventos em seu restaurante?

Um dos temas que mais falamos em nossas aulas e a respeito da diversificação de entradas de faturamento que um restaurante deve ter. Quando falamos nesse assunto estamos propondo que o gestor traga para o estabelecimento mais fontes de faturamento que o habitual atendimento ao cliente nas mesas. Uma das fontes mais confiáveis eficientes para colocar em prática a diversificação são os eventos. Eles nos ajudam a aumentar a utilização do restaurante principalmente em momentos em que não temos tanto movimento, como por exemplo no início da semana para restaurante que tem maior movimento aos finais de semana e nos finais de semana para estabelecimentos comerciais que tem seu maior movimento durante a semana útil. Na matéria de hoje veremos como podemos trabalhar com eventos em seu restaurante. Primeiro temos que entender que só vale a pena trabalhar com eventos em seu restaurante se for para cobrir os dias ou horários de menor movimento, pois se você já tem um grande movimento, p