Além de ser
uma ferramenta para uma boa relação de ótimas sensações com a sua marca, o som
ajuda a “disfarçar” ruídos que podem comprometer o bem estar do seu cliente
como: barulhos da cozinha, telefone do delivery, conversas entre funcionários,
descarga dos banheiros, etc..
Pode
parecer frescura, mas a equalização
do áudio é muito importante para que o conforto não seja comprometido. Além do
volume geral, as frequências da
execução das músicas interferem na altura em que as pessoas conversam. É muito
comum perceber que pessoas começam a se comunicar gritando quando começa certo
tipo de música e isso pode trazer uma sensação negativa, dependendo do perfil
de seu estabelecimento.
Isso ocorre
porque as vozes (tanto de quem canta, quanto de quem conversa) operam em
frequências MÉDIAS, e isso deixa a percepção “embolada” num ambiente em que a
música sirva como pano de fundo.
Num
ambiente mais aconchegante, intimista, sempre sugiro música instrumental, de preferência, sem infinitos solos
estridentes. Assim teria menos conflitos com as conversas das pessoas, dando um
clima mais tranquilo. Mas, num bar ou um restaurante mais animado, as músicas
cantadas vão muito bem, claro, e o segredo para que se evite embolar as
frequências médias e fazer com que as pessoas conversem gritando mais que o
normal é, através de um equalizador
(seja no computador ou um aparelho ligado ao equipamento de som da casa)
abaixar essas frequências (aprox. faixa entre 2Khz e 500Hz). Seria baixar os
pinos da parte central do equalizador.
·
Para
referência: Reforço excessivo entre 1 e 4 kHz causa a "fadiga
sonora", que cansam o ouvinte após cerca de 30 minutos.
É muito
importante ficar atento às reações das
pessoas. Observação sempre! O gerente e a equipe de atendentes devem estar ligados
nisso. Os clientes geralmente se expressam quando o som está incomodando. Seja
pelo volume, equalização ou repertorio. Perceber
antes que haja a reclamação ou antes que você perca o cliente é crucial!
A seleção
de músicas, como já frisamos anteriormente, deve ser pensada para o cliente,
para o intuito do estabelecimento. Nem sempre coincide com o que gostamos de
ouvir em casa, no carro ou no churrasco com os amigos.
Hoje temos
recursos online por streaming como Spotfy, Apple Music, Tidal, Deezer, Groove Music, Napster, Google Play Music,
e muitos outros. Claro que a versão paga, para que não tenham propagandas entre
as músicas e limitação de funções. Muitos apresentam seleções já pré-definidas de acordo com o estilo, sentimento, tipo de
música, etnia, etc... O que evita ficar repetitivo.
Não
precisamos falar o porquê abomino rádios convencionais no ambiente, certo?
Obrigado!
Thiago Sestini
Consultor da PhiX Consultoria
Tel: +55 (19) 9 8287 4250
Muito enriquecedor seu texto em uma linguagem muito clara. Parabéns
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