Selecionar
fornecedores é uma das tarefas do dia a dia de um restaurante que deve ser
feita pelo responsável de compras ou pelo gestor de A e B. Porém é uma das
etapas do processo mais negligenciadas e que tendem a se baseadas de um padrão
já adotado pela empresa. Esse padrão de compras, parece ser bom, pois agiliza o
trabalho, mas acaba deixando de lado uma etapa essencial do processo de compras
que chamamos de cotação de preços e consequentemente a seleção de fornecedores.
Para melhorar
essa etapa da gestão, precisamos adotar posturas que privilegiem a pesquisa
constante e a comparação de preços e qualidade. Também precisamos colocar em
prática, algo que é muito difícil de ensinar na teoria que é a análise do custo
benefício de algumas mercadorias. Por exemplo, em alguns restaurantes, é ideal
que os sucos preparados no bar sejam naturais, preparados a partir de fruta
fresca ou porcionada e congelada pelo estabelecimento. Porém dependendo do tipo
de estabelecimento, não há essa necessidade, podendo trocar as frutas frescas
por polpas congeladas e industrializadas. Optamos dessa maneira analisando
custo benefício fazendo a comparação entre o público atendemos, qual motivo que
ele frequenta nosso estabelecimento e o preço que pagamos nas frutas ou nas
polpas. Como disse não é algo fácil de explicar e depende exclusivamente da
análise do gestor.
Além do custo
benefício dos produtos, existem outros fatores que podemos analisar e que nos
ajudam a selecionar melhor nossos fornecedores. Prestar atenção a qualidade dos
meios de transporte que os entregadores utilizam e nas vestimentas que utilizam
ajuda a separar os fornecedores que não são profissionais daqueles que podem
entregar um pouco mais de qualidade na higiene e no transporte dos alimentos.
Convenhamos que além de afetar a saúde dos alimentos, também auxilia no
controle do desperdício.
Uma outra dica
importante é montar uma lista com todos os fornecedores que você tem a
disposição com telefones, representantes de vendas, endereço entre outras
informações que sejam relevantes para você. Esse tipo de planilha, auxilia
bastante na hora das cotações, já que junta as informações de todos seus
fornecedores em um único lugar, agilizando o tempo para cotação e melhorando a
eficiência das compras.
É isso ai
pessoal, ficar nas mãos de seu fornecedores é uma das piores coisas que podem
acontecer com seu restaurante. Seguindo essas dicas que trouxemos, o resultado
do processo de compras será muito mais eficiente e seus custos serão reduzidos
expressivamente.
Espero que
tenham gostado desse artigo e se ele foi relevante para as melhorias em sua
gestão, compartilhe com seus colegas de trabalho! Estamos aqui para trazer o
melhor conteúdo de forma simples e direta.
Bons negócios!!!
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