Quando
trabalhamos com restaurantes, temos três frentes de pessoas com as quais
trabalhamos. Nossos clientes, nossos colaboradores e por fim nossos
fornecedores. Todas as três categorias mostram suas dificuldades de trabalho e
podem gerar problemas para seu estabelecimento. No artigo de hoje, falaremos
sobre nossos fornecedores e como ele podem arruinar um dia de trabalho ou mesmo
uma semana inteira. Claro que essa é uma visão pessimista, mas ao mesmo tempo é
real. Meu objetivo aqui não é listar os erros que podem acontecer, mas sim as
soluções!
Ficar sem
algum tipo de matéria prima é um dos principais temores de qualquer gestor de
restaurantes, fazer os pedidos para a semana ou para o mês e o fornecedor não
conseguir entregar pode trazer desequilíbrio nos custos e no ritmo de trabalho
dos colaboradores, finalmente chegando aos clientes que ficarão sem aquela
opção de escolha do cardápio. Quando isso ocorre, normalmente entramos em
desespero e não sabemos muito o que fazer. Ficamos perdidos e a primeira
tendência é tirar do cardápio os pratos que levam esse produto
Trabalhe sempre com a prevenção
A princípio
parece meio obvio, mas não é tanto assim, quando falamos em prevenção e em não
ficar nas mãos de seu fornecedor, estamos falando de uma série de atitudes que
devemos tomar no dia a dia da operação de um restaurante. Dentre essas atitudes,
podemos citar as compras para duas semanas, porém feitas semanalmente. Onde
compramos hoje para a daqui a duas semanas e não para semana que vem. Veja o
exemplo abaixo:
Semana 1
Semana 2
Semana 3
Semana 4
Faremos as compras para a semana 3
Faremos as compras para a semana 4
Entregas da semana 1
Fornecedor não entregou
Temos ainda produtos comprados na semana 2
Outra dica
para a prevenção é ter em seus arquivos mais de um fornecedor para cada produto
que utiliza no restaurante, assim quando um fornecedor não puder entregar, você
pode recorrer a outros que estão em seu cadastro.
Oriente seus garçons a informarem de cara quais pratos não teremos hoje
Um dos principais
problemas que enfrentamos com a falta de matérias primas é a frustação do
cliente ao descobrir que o prato ou a bebida que ele gostaria de provar está em
falta. Portanto, é importante informar para os clientes quais pratos não
teremos durante o serviço, do que esperar ele pedir o tal prato e receber um
não! Inclusive se necessário pode informar que teve um problema com o
fornecedor e a mercadoria não foi entregue a tempo!
Crie especiais do dia
Para driblar
esse problema exercite a criação de pratos especiais do dia, a partir daquilo
que você já tem em seu estoque. Dessa maneira, você oferecerá mais opções para
seu cliente minimizando a frustração ao pedir um prato em falta. Além de que
com pratos especiais do dia, você consegue direcionar o consumo para aquilo que
você quer vender!
Por hoje
encerramos por aqui, mas fique atento que temos sempre novos conteúdos para ajudar
na gestão de seu estabelecimento! Se essas dicas te ajudaram a melhorar a
gestão de seu estabelecimento, compartilhe com seus colegas de trabalho para
melhorarmos cada vez mais o mercado de alimentos e bebidas!
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