Um
restaurante de sucesso se atenta a diversos detalhes que complementam o que
chamamos de experiência do cliente. Dentre elas podemos citar a qualidade do
atendimento, limpeza dos banheiros, qualidade da comida e das bebidas, limpeza
do salão e a beleza e decoração do mesmo. Dizemos que a satisfação do cliente
se encontra nos pequenos detalhes que ele vai sentindo e experienciando ao
longo de sua visita a nosso estabelecimento. Dessa forma marcamos de certa
forma aquele momento em sua lembrança. Um dos detalhes principais notados pelos
clientes e que podem contribuir para uma experiência positiva ou negativa e com
relação a qualidade e apresentação dos cardápios. Aqui não estamos falando da
comida que é apresentada no cardápio, mas sim do lay out, das cores, letras e
disposição dos itens. Na maneira como nos comunicamos e na facilidade da
compreensão do que está descrito nas opções propostas pelo restaurante.
Pensando
nessas premissas, resolvi elaborar um pequeno manual de montagem e apresentação
de cardápios para que você consiga produzir menus mais bonitos, interessantes e
que auxiliem nas suas vendas!
Informações
Ao dispor
as informações no cardápio elas devem fazer sentido, ou seja, não devem
confundir o cliente. Pratos devem ter nomes interessantes e que chamem a
atenção do público. Se não for utilizar o nome real do prato devemos ao menos
explica-lo para que o cliente compreenda o que está pedindo. Por exemplo,
restaurantes que utilizam nome de pessoas para nomear os pratos, devem explicar
qual conteúdo daquele prato, senão o cliente não compreendera o que está
escolhendo. O mesmo vale para nomes que estejam em outras línguas devem contém
uma explicação detalhada do que está sendo servido e até mesmo a tradução ao
lado do nome original. Lembrem-se sempre de que o cliente não tem a obrigação
de entender nossas propostas ou ideias, mas nós temos a obrigação de explica-lo
o que estamos propondo.
Letras
As letras
do cardápio também são de extrema importância para facilitar a compreensão do
que estamos propondo. E para isso existem algumas regrinhas fáceis e
interessantes para seguirmos. Primeiro ponto a compreender é que um cardápio é
composto por seções (bebidas, porções, pratos principais, carnes, sanduíches)
cada um deles representa uma seção do cardápio onde serão dispostos os pratos
ou bebidas. Essa seção deve ter uma letra grande e com fonte, tamanho de fonte
e até mesmo cor diferente. Depois temos os nomes dos pratos de cada seção que
devem ser apresentados com fontes, tamanho de fonte e cores diferentes dos da
seção. E por fim temos a descrição do prato que da mesma forma deve ser
descrito com fonte, tamanho de fonte e cores diferentes dos nomes dos pratos e
do nome da seção. Seguindo essas regrinhas, temos um cardápio mais legível e
apresentável, sendo mais facilmente compreendido pelos clientes.
Cores
As cores do
cardápio dirão muito sobre você. Cores mais sóbrias como tons pastéis, pretos e
cinza, passarão a impressão de um cardápio mais adulto e sofisticado, não
deixando portas abertas para extravagâncias. Já quando utilizamos cores mais
coloridas, passamos uma impressão mais jovial e informal, deixando o cliente
mais à vontade. Outro aspecto importante é tirar da cabeça as cores VERMELHO e
AMARELO. Muitos acham que somente essas cores devem utilizadas em cardápios ou
mesmo na pintura do restaurante. E a alegação é sempre a mesma, dizendo que
despertam a fome. Isso é verdade até certo ponto, pois ao mesmo tempo que
despertam a fome, elas nos incomodam e fazem com que queiramos ir embora
daquele ambiente o mais rápido possível. Não e atoa que as cores da maioria dos
Fast Foods são vermelha e amarela. Eles querem despertar sua fome, mas também
querem que você coma e vá embora o mais rápido possível, liberando espaço para
mais clientes. Por
Disposição das seções
Dispor as
seções do cardápio de forma correta também é outro segredo importante. Antes de
mais nada é preciso entender que saber onde posicionar os produtos de um
cardápio não é algo subjetivo, sendo estudados pelos especialistas em
neurociência que estudam o comportamento humano em diversas situações, como por
exemplo ao olhar um cardápio, ou ao entra em uma loja ou supermercado. Dessa
forma conseguimos dispor de forma mais lógica e apelativa nossos produtos e
serviços. Esse esboço abaixo explica onde devemos localizar cada tipo de item
em seu cardápio.
Material de construção
Aqui também
vemos muito erros acontecendo no mercado. Muitos gestores, entram nas modinhas
e vão utilizando aquilo que todos estão utilizando. Um exemplo é a moda atual
de colocar cardápios em pranchetas, a ideia aqui é oferecer algo mais informal
e diferente, mas na maioria dos casos o que é entregue é um cardápio sujo,
encardido e com as folhas amassadas, soltas e fora de ordem. Normalmente são
cardápio que ficam bonitos nos dois primeiros dias de funcionamento do
restaurante e logo ficam feios e sujos. Portanto fuja desse tipo de moda boba e
que tenta ser “CULT”. Se optar por usar cardápio de papel, procure utilizar
aqueles que são feitos com papel plástico, pois duram mais e ficam mais limpos,
porém ainda assim surgirá a necessidade de trocá-los a cada 6 meses.
Outro tipo
que pode ser utilizado, mas já está ultrapassado são os cardápios em couro com
plástico para inserir o cardápio impresso. Outra alternativa são os cardápios
em PVC ou em plástico duro, que normalmente são mais duráveis, porém com o
tempo podem perder cor e ir desgastando a impressão. Também podemos utilizar os
cardápios plastificados que são sim mais duráveis, porém passam uma impressão
amadora. Por fim temos as opções de cardápios eletrônicos, montados em tablets,
porém aqui o problema está justamente na bateria do tablet e também na
manutenção dos mesmos, que podem trazer um custo chato para o estabelecimento.
Minha opinião é pelos cardápios em papel plástico que apesar de que devemos
trocá-los com certa rapidez, passam uma impressão mais profissional. Outro
motivo é que normalmente já devemos fazer uma reavaliação de nosso cardápio a
cada 6 meses para retirar aquilo que não estão sendo vendido e inserir
novidades. Portanto de todos os cardápios que citei aqui vejo esse modelo como
o mais interessante!
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