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Como deixar seu cardápio visualmente mais atrativo?




Um restaurante de sucesso se atenta a diversos detalhes que complementam o que chamamos de experiência do cliente. Dentre elas podemos citar a qualidade do atendimento, limpeza dos banheiros, qualidade da comida e das bebidas, limpeza do salão e a beleza e decoração do mesmo. Dizemos que a satisfação do cliente se encontra nos pequenos detalhes que ele vai sentindo e experienciando ao longo de sua visita a nosso estabelecimento. Dessa forma marcamos de certa forma aquele momento em sua lembrança. Um dos detalhes principais notados pelos clientes e que podem contribuir para uma experiência positiva ou negativa e com relação a qualidade e apresentação dos cardápios. Aqui não estamos falando da comida que é apresentada no cardápio, mas sim do lay out, das cores, letras e disposição dos itens. Na maneira como nos comunicamos e na facilidade da compreensão do que está descrito nas opções propostas pelo restaurante.
Pensando nessas premissas, resolvi elaborar um pequeno manual de montagem e apresentação de cardápios para que você consiga produzir menus mais bonitos, interessantes e que auxiliem nas suas vendas!
Informações
Ao dispor as informações no cardápio elas devem fazer sentido, ou seja, não devem confundir o cliente. Pratos devem ter nomes interessantes e que chamem a atenção do público. Se não for utilizar o nome real do prato devemos ao menos explica-lo para que o cliente compreenda o que está pedindo. Por exemplo, restaurantes que utilizam nome de pessoas para nomear os pratos, devem explicar qual conteúdo daquele prato, senão o cliente não compreendera o que está escolhendo. O mesmo vale para nomes que estejam em outras línguas devem contém uma explicação detalhada do que está sendo servido e até mesmo a tradução ao lado do nome original. Lembrem-se sempre de que o cliente não tem a obrigação de entender nossas propostas ou ideias, mas nós temos a obrigação de explica-lo o que estamos propondo.
Letras
As letras do cardápio também são de extrema importância para facilitar a compreensão do que estamos propondo. E para isso existem algumas regrinhas fáceis e interessantes para seguirmos. Primeiro ponto a compreender é que um cardápio é composto por seções (bebidas, porções, pratos principais, carnes, sanduíches) cada um deles representa uma seção do cardápio onde serão dispostos os pratos ou bebidas. Essa seção deve ter uma letra grande e com fonte, tamanho de fonte e até mesmo cor diferente. Depois temos os nomes dos pratos de cada seção que devem ser apresentados com fontes, tamanho de fonte e cores diferentes dos da seção. E por fim temos a descrição do prato que da mesma forma deve ser descrito com fonte, tamanho de fonte e cores diferentes dos nomes dos pratos e do nome da seção. Seguindo essas regrinhas, temos um cardápio mais legível e apresentável, sendo mais facilmente compreendido pelos clientes.
Cores
As cores do cardápio dirão muito sobre você. Cores mais sóbrias como tons pastéis, pretos e cinza, passarão a impressão de um cardápio mais adulto e sofisticado, não deixando portas abertas para extravagâncias. Já quando utilizamos cores mais coloridas, passamos uma impressão mais jovial e informal, deixando o cliente mais à vontade. Outro aspecto importante é tirar da cabeça as cores VERMELHO e AMARELO. Muitos acham que somente essas cores devem utilizadas em cardápios ou mesmo na pintura do restaurante. E a alegação é sempre a mesma, dizendo que despertam a fome. Isso é verdade até certo ponto, pois ao mesmo tempo que despertam a fome, elas nos incomodam e fazem com que queiramos ir embora daquele ambiente o mais rápido possível. Não e atoa que as cores da maioria dos Fast Foods são vermelha e amarela. Eles querem despertar sua fome, mas também querem que você coma e vá embora o mais rápido possível, liberando espaço para mais clientes. Por
Disposição das seções
Dispor as seções do cardápio de forma correta também é outro segredo importante. Antes de mais nada é preciso entender que saber onde posicionar os produtos de um cardápio não é algo subjetivo, sendo estudados pelos especialistas em neurociência que estudam o comportamento humano em diversas situações, como por exemplo ao olhar um cardápio, ou ao entra em uma loja ou supermercado. Dessa forma conseguimos dispor de forma mais lógica e apelativa nossos produtos e serviços. Esse esboço abaixo explica onde devemos localizar cada tipo de item em seu cardápio.
Material de construção
Aqui também vemos muito erros acontecendo no mercado. Muitos gestores, entram nas modinhas e vão utilizando aquilo que todos estão utilizando. Um exemplo é a moda atual de colocar cardápios em pranchetas, a ideia aqui é oferecer algo mais informal e diferente, mas na maioria dos casos o que é entregue é um cardápio sujo, encardido e com as folhas amassadas, soltas e fora de ordem. Normalmente são cardápio que ficam bonitos nos dois primeiros dias de funcionamento do restaurante e logo ficam feios e sujos. Portanto fuja desse tipo de moda boba e que tenta ser “CULT”. Se optar por usar cardápio de papel, procure utilizar aqueles que são feitos com papel plástico, pois duram mais e ficam mais limpos, porém ainda assim surgirá a necessidade de trocá-los a cada 6 meses.
Outro tipo que pode ser utilizado, mas já está ultrapassado são os cardápios em couro com plástico para inserir o cardápio impresso. Outra alternativa são os cardápios em PVC ou em plástico duto, que normalmente são mais duráveis, porém com o tempo podem perder cor e ir desgastando a impressão. Também podemos utilizar os cardápios plastificados que são sim mais duráveis, porém passam uma impressão amadora. Por fim temos as opções de cardápios eletrônicos, montados em tablets, porém aqui o problema está justamente na bateria do tablet e também na manutenção dos mesmos, que podem trazer um custo chato para o estabelecimento. Minha opinião é pelos cardápios em papel plástico que apesar de que devemos trocá-los com certa rapidez, passam uma impressão mais profissional. Outro motivo é que normalmente já devemos fazer uma reavaliação de nosso cardápio a cada 6 meses para retirar aquilo que não estão sendo vendido e inserir novidades. Portanto de todos os cardápios que citei aqui vejo esse modelo como o mais interessante!
Se você está montando seu restaurante e esse artigo te ajudou a tomar a decisão na montagem de seu cardápio, compartilhe com seus colegas para que possamos sempre melhorar nosso mercado!!
Até a próxima!!

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