Não
é novidade para ninguém que o mercado de alimentação é um dos mais fortes e
estáveis que existem. Por isso, empresários e trabalhadores de diversos setores
da economia enxergam na gastronomia uma excelente possibilidade de aumentar
suas rendas ou mudar de carreira.
Porém
sabemos que não é fácil trabalhar com estabelecimentos de alimentação, pois
existem diversas variáveis que atrapalham os novatos e até mesmo gestores com
larga experiência no ramo gastronômico. Controlar estoque e mão de obra,
controlar a qualidade dos produtos e do atendimento, gerir fornecedores e se
preocupar sempre com o marketing são aspectos que devem sempre estar
extremamente “afiados” e funcionando para que o restaurante cresça e se fixe no
mercado.
Pensando
no fortalecimento dos estabelecimentos e consequente crescimento e manutenção
no mercado desenvolvemos algumas dicas que podem fazer a diferença na saúde de
seu restaurante e dar uma “folguinha” no fechamento de cada mês!
Utilize o máximo potencial de seu negócio.
Os
americanos tem uma frase que traduzida para o português seria como “Faça seus
prédios /negócios suarem”, ou seja, utilize o máximo que conseguir suas
instalações. A cada período aberto é um período de faturamento a mais no seu
orçamento Claro que nem todos os
estabelecimentos se encaixam nessa realidade ou pelo formato ou pela
localização, mas é preciso analisar com muita calma todas as possibilidades
para aproveitar ao máximo o potencial de seu negócio.
Abandone vícios antigos
Muitos
restaurantes, principalmente os mais antigos, que trazem em sua história algo
que chamamos de “cultura organizacional”. Essa cultura é formada através dos
próprios gestores ou de colaboradores com mais tempo de casa. Quando essa
cultura é positiva, o estabelecimento tem um excelente desempenho e cresce
sempre “antenado” aos problemas e corrigindo-os sempre que aparecem. O problema
está quando essa cultura é negativa e prejudica a imagem e a qualidade dos
produtos e serviços oferecidos. Dentre os vícios mais comuns estão o desleixo
com a preparação dos pratos e bebidas, falta de controle no estoque e
atendimento de baixa qualidade. Abandone esses vícios e verá como seu negócio
ficará mais saudável e próspero.
Diversifique, inove, diferencie, não tenha medo de inovar.
Seguindo
a linha da primeira dica, para um negócio crescer e conquistar p mercado, é
preciso que ele esteja presente no mercado de diversas formas e oferecendo
diversos produtos e serviços. Por isso diversificar, significa criar novos
produtos ou maneiras de vender. Sempre procurando seguir a linha de produtos já
utilizada pela empresa. EX: Uma pizzaria pode começar a atender a domicílio em
formato de buffet para festas. Uma cafeteria pode oferecer Workshops sobre
degustação de cafés para seus clientes e assim fidelizá-los ou alavancar as
vendas de determinados produtos. Pense nisso e verá como seu estabelecimento
pode oferecer muito mais do que oferece atualmente!!
Pedro Ramos
Chef e Consultor da PhiX Consultoria
Tel: +55 (19) 9 9664 6572
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