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Dicas para alavancar seu negócio de alimentação!




            Não é novidade para ninguém que o mercado de alimentação é um dos mais fortes e estáveis que existem. Por isso, empresários e trabalhadores de diversos setores da economia enxergam na gastronomia uma excelente possibilidade de aumentar suas rendas ou mudar de carreira.
            Porém sabemos que não é fácil trabalhar com estabelecimentos de alimentação, pois existem diversas variáveis que atrapalham os novatos e até mesmo gestores com larga experiência no ramo gastronômico. Controlar estoque e mão de obra, controlar a qualidade dos produtos e do atendimento, gerir fornecedores e se preocupar sempre com o marketing são aspectos que devem sempre estar extremamente “afiados” e funcionando para que o restaurante cresça e se fixe no mercado.
            Pensando no fortalecimento dos estabelecimentos e consequente crescimento e manutenção no mercado desenvolvemos algumas dicas que podem fazer a diferença na saúde de seu restaurante e dar uma “folguinha” no fechamento de cada mês!

Utilize o máximo potencial de seu negócio.
            Os americanos tem uma frase que traduzida para o português seria como “Faça seus prédios /negócios suarem”, ou seja, utilize o máximo que conseguir suas instalações. A cada período aberto é um período de faturamento a mais no seu orçamento  Claro que nem todos os estabelecimentos se encaixam nessa realidade ou pelo formato ou pela localização, mas é preciso analisar com muita calma todas as possibilidades para aproveitar ao máximo o potencial de seu negócio.

Abandone vícios antigos
            Muitos restaurantes, principalmente os mais antigos, que trazem em sua história algo que chamamos de “cultura organizacional”. Essa cultura é formada através dos próprios gestores ou de colaboradores com mais tempo de casa. Quando essa cultura é positiva, o estabelecimento tem um excelente desempenho e cresce sempre “antenado” aos problemas e corrigindo-os sempre que aparecem. O problema está quando essa cultura é negativa e prejudica a imagem e a qualidade dos produtos e serviços oferecidos. Dentre os vícios mais comuns estão o desleixo com a preparação dos pratos e bebidas, falta de controle no estoque e atendimento de baixa qualidade. Abandone esses vícios e verá como seu negócio ficará mais saudável e próspero.
  
Diversifique, inove, diferencie, não tenha medo de inovar.
            Seguindo a linha da primeira dica, para um negócio crescer e conquistar p mercado, é preciso que ele esteja presente no mercado de diversas formas e oferecendo diversos produtos e serviços. Por isso diversificar, significa criar novos produtos ou maneiras de vender. Sempre procurando seguir a linha de produtos já utilizada pela empresa. EX: Uma pizzaria pode começar a atender a domicílio em formato de buffet para festas. Uma cafeteria pode oferecer Workshops sobre degustação de cafés para seus clientes e assim fidelizá-los ou alavancar as vendas de determinados produtos. Pense nisso e verá como seu estabelecimento pode oferecer muito mais do que oferece atualmente!!

Pedro Ramos
Chef e Consultor da PhiX Consultoria

Tel: +55 (19) 9 9664 6572

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