Pular para o conteúdo principal

Dicas para alavancar seu negócio de alimentação!




            Não é novidade para ninguém que o mercado de alimentação é um dos mais fortes e estáveis que existem. Por isso, empresários e trabalhadores de diversos setores da economia enxergam na gastronomia uma excelente possibilidade de aumentar suas rendas ou mudar de carreira.
            Porém sabemos que não é fácil trabalhar com estabelecimentos de alimentação, pois existem diversas variáveis que atrapalham os novatos e até mesmo gestores com larga experiência no ramo gastronômico. Controlar estoque e mão de obra, controlar a qualidade dos produtos e do atendimento, gerir fornecedores e se preocupar sempre com o marketing são aspectos que devem sempre estar extremamente “afiados” e funcionando para que o restaurante cresça e se fixe no mercado.
            Pensando no fortalecimento dos estabelecimentos e consequente crescimento e manutenção no mercado desenvolvemos algumas dicas que podem fazer a diferença na saúde de seu restaurante e dar uma “folguinha” no fechamento de cada mês!

Utilize o máximo potencial de seu negócio.
            Os americanos tem uma frase que traduzida para o português seria como “Faça seus prédios /negócios suarem”, ou seja, utilize o máximo que conseguir suas instalações. A cada período aberto é um período de faturamento a mais no seu orçamento  Claro que nem todos os estabelecimentos se encaixam nessa realidade ou pelo formato ou pela localização, mas é preciso analisar com muita calma todas as possibilidades para aproveitar ao máximo o potencial de seu negócio.

Abandone vícios antigos
            Muitos restaurantes, principalmente os mais antigos, que trazem em sua história algo que chamamos de “cultura organizacional”. Essa cultura é formada através dos próprios gestores ou de colaboradores com mais tempo de casa. Quando essa cultura é positiva, o estabelecimento tem um excelente desempenho e cresce sempre “antenado” aos problemas e corrigindo-os sempre que aparecem. O problema está quando essa cultura é negativa e prejudica a imagem e a qualidade dos produtos e serviços oferecidos. Dentre os vícios mais comuns estão o desleixo com a preparação dos pratos e bebidas, falta de controle no estoque e atendimento de baixa qualidade. Abandone esses vícios e verá como seu negócio ficará mais saudável e próspero.
  
Diversifique, inove, diferencie, não tenha medo de inovar.
            Seguindo a linha da primeira dica, para um negócio crescer e conquistar p mercado, é preciso que ele esteja presente no mercado de diversas formas e oferecendo diversos produtos e serviços. Por isso diversificar, significa criar novos produtos ou maneiras de vender. Sempre procurando seguir a linha de produtos já utilizada pela empresa. EX: Uma pizzaria pode começar a atender a domicílio em formato de buffet para festas. Uma cafeteria pode oferecer Workshops sobre degustação de cafés para seus clientes e assim fidelizá-los ou alavancar as vendas de determinados produtos. Pense nisso e verá como seu estabelecimento pode oferecer muito mais do que oferece atualmente!!

Pedro Ramos
Chef e Consultor da PhiX Consultoria

Tel: +55 (19) 9 9664 6572

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como deixar seu cardápio visualmente mais atrativo?

Um restaurante de sucesso se atenta a diversos detalhes que complementam o que chamamos de experiência do cliente. Dentre elas podemos citar a qualidade do atendimento, limpeza dos banheiros, qualidade da comida e das bebidas, limpeza do salão e a beleza e decoração do mesmo. Dizemos que a satisfação do cliente se encontra nos pequenos detalhes que ele vai sentindo e experienciando ao longo de sua visita a nosso estabelecimento. Dessa forma marcamos de certa forma aquele momento em sua lembrança. Um dos detalhes principais notados pelos clientes e que podem contribuir para uma experiência positiva ou negativa e com relação a qualidade e apresentação dos cardápios. Aqui não estamos falando da comida que é apresentada no cardápio, mas sim do lay out, das cores, letras e disposição dos itens. Na maneira como nos comunicamos e na facilidade da compreensão do que está descrito nas opções propostas pelo restaurante. Pensando nessas premissas, resolvi elaborar um pequeno manual de mon

Métodos de cocção - Princípios Básicos

      Dizem por aí que os métodos de cocção são a principal essência para os chefs de cozinha. São eles que vão dizer o que o pratos será ao fim do processo de produção. Dentro da gastronomia existem vários métodos de cocção. Mas porque devemos compreender e estudar cada um deles? Pelo simples fato de que, quando elaboramos cardápios devemos variar e combiná-los para que assim tenhamos maior variação de sabores e aromas. Lembrando que os diferentes tipos de cocção também conferem diferentes aromas e sabores aos alimentos além de também conferir diferentes cores. Outro importante motivo de se conhecer os diferentes métodos de cocção é pensar na satisfação geral dos clientes. Muitas vezes recebemos hóspedes que não comem ou não gostam de comidas com gordura ou que preferem frituras, assim, variando o preparo dos alimentos conseguimos agradar a maior parte de nossos comensais (clientes). Cocção rápida ou em calor seco       A cocção rápida ou com calor seco (sem adição de água) p

Como promover eventos em seu restaurante?

Um dos temas que mais falamos em nossas aulas e a respeito da diversificação de entradas de faturamento que um restaurante deve ter. Quando falamos nesse assunto estamos propondo que o gestor traga para o estabelecimento mais fontes de faturamento que o habitual atendimento ao cliente nas mesas. Uma das fontes mais confiáveis eficientes para colocar em prática a diversificação são os eventos. Eles nos ajudam a aumentar a utilização do restaurante principalmente em momentos em que não temos tanto movimento, como por exemplo no início da semana para restaurante que tem maior movimento aos finais de semana e nos finais de semana para estabelecimentos comerciais que tem seu maior movimento durante a semana útil. Na matéria de hoje veremos como podemos trabalhar com eventos em seu restaurante. Primeiro temos que entender que só vale a pena trabalhar com eventos em seu restaurante se for para cobrir os dias ou horários de menor movimento, pois se você já tem um grande movimento, p