A Crise modificou a vida de muitas
pessoas no Brasil. Muitos perderam o emprego, outros tiveram suas rendas
reduzidas drasticamente e outros ainda se viram de uma hora para a outra com seus
salários perdendo valor e suas dividas começando a aumentar. Nessa hora muitos
buscam alternativas para auxiliar na renda ou mesmo fazer uma nova renda! Os
negócios mais escolhidos são os de alimentação pela FALSA ilusão de ser algo fácil
de administrar e de produzir.
Pensando
nessa linha, nossa série de textos sobre negócios alternativos traz hoje, uma
modalidade de negócio de alimentação que vem ganhando cada vez mais espaço por
se tratar de um formato mais simples e de investimento mais baixo do que a
maioria dos tipos de estabelecimentos de alimentação. Trata-se das MARMITARIAS.
Vamos entender um pouco mais sobre como desenvolver esse tipo de projeto!
Porque montar uma marmitaria?
Esse
tipo de negócio possui muitas vantagens sobre os restaurantes físicos, ou seja, aqueles onde o cliente senta, come e bebe. Podemos citar dentre essas vantagens
o baixo nível de investimento, já que a estrutura é bem menor e
consequentemente o espaço de produção também. Outra vantagem importante e que
não necessita de grande número de colaboradores. Você precisará de metade dos
trabalhadores de um restaurante comum, já que não haverá atendimento direto ao
cliente. E para finalizar as vantagens, uma
marmitaria trabalha em horários restritos, ou seja, somente durante os períodos
de entrega. Normalmente marmitarias funcionam com entregas durante o almoço,
mas nada impede que se trabalhe durante o período noturno também.
Mas
nem tudo são flores, montar uma marmitaria também tem suas desvantagens, como a logística de entregas e distribuição
das marmitas para seus clientes que dependerá de motoboys e entregadores. Manutenção
de um canal para recebimento de pedidos, que hoje em dia não pode depender
somente do telefone. Uma marmitaria moderna trabalha com diversas formas de
receber pedidos e isso pode trazer alguma dificuldade para o gestor. E para
finalizar temos a questão das embalagens que normalmente não conservam os
alimentam de forma adequada e muitas vezes impossibilita a preparação de alguns
pratos como frituras.
Num
mundo que se modifica a cada dia, encontrar alternativas baratas e eficientes
passa a ser um exercício constante dos empreendedores. Nichos que antigamente
eram considerados “bregas” hoje estão na moda e são considerados “cult” (veja o
case dos CHURROS). Nesse ramo entram as marmitas, consideradas até pouco tempo
como forma de alimentação para classe baixa, hoje se tornou sinônimo de saúde e
de pessoas que querem algo diferente e mais econômico. Portanto consideramos um
excelente negócio para os próximos anos, principalmente para àqueles que
souberem inovar e oferecer alternativas eficientes para esse tipo de mercado.
Pedro Ramos
Chef e Consultor
da PhiX Consultoria
E-mail:
pedroramos.phix@outlook.com
Tel: +55 (19) 996
646 572
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