Pular para o conteúdo principal

Negócios alternativos – Marmitarias, como ganhar $$ investindo pouco?





                  A Crise modificou a vida de muitas pessoas no Brasil. Muitos perderam o emprego, outros tiveram suas rendas reduzidas drasticamente e outros ainda se viram de uma hora para a outra com seus salários perdendo valor e suas dividas começando a aumentar. Nessa hora muitos buscam alternativas para auxiliar na renda ou mesmo fazer uma nova renda! Os negócios mais escolhidos são os de alimentação pela FALSA ilusão de ser algo fácil de administrar e de produzir.
            Pensando nessa linha, nossa série de textos sobre negócios alternativos traz hoje, uma modalidade de negócio de alimentação que vem ganhando cada vez mais espaço por se tratar de um formato mais simples e de investimento mais baixo do que a maioria dos tipos de estabelecimentos de alimentação. Trata-se das MARMITARIAS. Vamos entender um pouco mais sobre como desenvolver esse tipo de projeto!
Porque montar uma marmitaria?
            Esse tipo de negócio possui muitas vantagens sobre os restaurantes físicos, ou seja, aqueles onde o cliente senta, come e bebe. Podemos citar dentre essas vantagens o baixo nível de investimento, já que a estrutura é bem menor e consequentemente o espaço de produção também. Outra vantagem importante e que não necessita de grande número de colaboradores. Você precisará de metade dos trabalhadores de um restaurante comum, já que não haverá atendimento direto ao cliente.  E para finalizar as vantagens, uma marmitaria trabalha em horários restritos, ou seja, somente durante os períodos de entrega. Normalmente marmitarias funcionam com entregas durante o almoço, mas nada impede que se trabalhe durante o período noturno também.
            Mas nem tudo são flores, montar uma marmitaria também tem suas desvantagens,  como a logística de entregas e distribuição das marmitas para seus clientes que dependerá de motoboys e entregadores. Manutenção de um canal para recebimento de pedidos, que hoje em dia não pode depender somente do telefone. Uma marmitaria moderna trabalha com diversas formas de receber pedidos e isso pode trazer alguma dificuldade para o gestor. E para finalizar temos a questão das embalagens que normalmente não conservam os alimentam de forma adequada e muitas vezes impossibilita a preparação de alguns pratos como frituras.
            Num mundo que se modifica a cada dia, encontrar alternativas baratas e eficientes passa a ser um exercício constante dos empreendedores. Nichos que antigamente eram considerados “bregas” hoje estão na moda e são considerados “cult” (veja o case dos CHURROS). Nesse ramo entram as marmitas, consideradas até pouco tempo como forma de alimentação para classe baixa, hoje se tornou sinônimo de saúde e de pessoas que querem algo diferente e mais econômico. Portanto consideramos um excelente negócio para os próximos anos, principalmente para àqueles que souberem inovar e oferecer alternativas eficientes para esse tipo de mercado.

Pedro Ramos
Chef e Consultor da PhiX Consultoria
E-mail: pedroramos.phix@outlook.com

Tel: +55 (19) 996 646 572

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como deixar seu cardápio visualmente mais atrativo?

Um restaurante de sucesso se atenta a diversos detalhes que complementam o que chamamos de experiência do cliente. Dentre elas podemos citar a qualidade do atendimento, limpeza dos banheiros, qualidade da comida e das bebidas, limpeza do salão e a beleza e decoração do mesmo. Dizemos que a satisfação do cliente se encontra nos pequenos detalhes que ele vai sentindo e experienciando ao longo de sua visita a nosso estabelecimento. Dessa forma marcamos de certa forma aquele momento em sua lembrança. Um dos detalhes principais notados pelos clientes e que podem contribuir para uma experiência positiva ou negativa e com relação a qualidade e apresentação dos cardápios. Aqui não estamos falando da comida que é apresentada no cardápio, mas sim do lay out, das cores, letras e disposição dos itens. Na maneira como nos comunicamos e na facilidade da compreensão do que está descrito nas opções propostas pelo restaurante. Pensando nessas premissas, resolvi elaborar um pequeno manual de mon

Métodos de cocção - Princípios Básicos

      Dizem por aí que os métodos de cocção são a principal essência para os chefs de cozinha. São eles que vão dizer o que o pratos será ao fim do processo de produção. Dentro da gastronomia existem vários métodos de cocção. Mas porque devemos compreender e estudar cada um deles? Pelo simples fato de que, quando elaboramos cardápios devemos variar e combiná-los para que assim tenhamos maior variação de sabores e aromas. Lembrando que os diferentes tipos de cocção também conferem diferentes aromas e sabores aos alimentos além de também conferir diferentes cores. Outro importante motivo de se conhecer os diferentes métodos de cocção é pensar na satisfação geral dos clientes. Muitas vezes recebemos hóspedes que não comem ou não gostam de comidas com gordura ou que preferem frituras, assim, variando o preparo dos alimentos conseguimos agradar a maior parte de nossos comensais (clientes). Cocção rápida ou em calor seco       A cocção rápida ou com calor seco (sem adição de água) p

Como promover eventos em seu restaurante?

Um dos temas que mais falamos em nossas aulas e a respeito da diversificação de entradas de faturamento que um restaurante deve ter. Quando falamos nesse assunto estamos propondo que o gestor traga para o estabelecimento mais fontes de faturamento que o habitual atendimento ao cliente nas mesas. Uma das fontes mais confiáveis eficientes para colocar em prática a diversificação são os eventos. Eles nos ajudam a aumentar a utilização do restaurante principalmente em momentos em que não temos tanto movimento, como por exemplo no início da semana para restaurante que tem maior movimento aos finais de semana e nos finais de semana para estabelecimentos comerciais que tem seu maior movimento durante a semana útil. Na matéria de hoje veremos como podemos trabalhar com eventos em seu restaurante. Primeiro temos que entender que só vale a pena trabalhar com eventos em seu restaurante se for para cobrir os dias ou horários de menor movimento, pois se você já tem um grande movimento, p