Trataremos
aqui o que se refere à música ambiente, como um pano de fundo para complementar
o conjunto de sentidos com o “clima” que pretende criar em seu estabelecimento
onde o principal produto é o serviço em Alimentos e Bebidas (A&B).
Não vamos
tratar de “casas de shows”, onde o principal é a apresentação artística, tendo
A&B como complemento.
As músicas,
os sons do ambiente em geral, interferem muito nas sensações que os clientes
vivem em seu estabelecimento. Assim como um barulho estridente de um
liquidificador, um alarme de um carro em frente ou uma mesa com clientes
exaltados contrastando com o perfil do restaurante, um equipamento chiando,
muito alto, mal equalizado ou um repertório que não condiz com o a proposta do
local, pode fazer diminuir o tempo de permanência dos clientes, diminuir o
ticket médio e fazer com que todas essas sensações
negativas fiquem diretamente relacionadas à sua marca.
A principal
dica é: as músicas são para o público do
seu estabelecimento! E não para você ou seus funcionários. Assim como o
marketing de hotéis e lojas de vestuário chiques utilizam um perfume
personalizado para criar a identidade da marca e relacionar aquele cheiro às
ótimas sensações de bom atendimento e realização do desejo de consumo, a música
pode também ser uma ótima ferramenta para essa relação em seu estabelecimento.
Seu cliente
pode ouvir a mesma música tocada em seu som mecânico ou na apresentação de um
músico ao vivo em seu bar, ser tocada em outros lugares, no som do carro, em
casa... E, inconscientemente (ou até consciente mesmo), lembrar-se das
sensações de quando esteve se divertindo em seu bar, saboreando um prato de seu
restaurante ou confraternizando em um evento. É isso que os publicitários
pretendem ao inserir uma música conhecida em um comercial.
Portanto
fica aqui uma dica essencial, nunca negligencie a música ambiente de seu
estabelecimento. Aproveite para fazer com ela um link de qualidade e satisfação
para seus clientes. Que seja um motivo a mais para ele frequentar seu
restaurante; bar ou lanchonete. E lembre-se que ao contrário, músicas de má
qualidade, sistema de som ruim e com chiados podem afastar os clientes de seu
negócio.
Continuaremos
em breve nos aprofundando neste tema que, muitas vezes, tratamos como
secundário, mas que pode fazer a diferença nas sensações de nossos clientes!!
Thiago Sestini
Consultor da PhiX Consultoria
Tel: +55 (19) 9 8287 4250
Comentários
Postar um comentário