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Música ambiente tem reflexo nas Qualidade de meu Restaurante?



Trataremos aqui o que se refere à música ambiente, como um pano de fundo para complementar o conjunto de sentidos com o “clima” que pretende criar em seu estabelecimento onde o principal produto é o serviço em Alimentos e Bebidas (A&B).
Não vamos tratar de “casas de shows”, onde o principal é a apresentação artística, tendo A&B como complemento.
As músicas, os sons do ambiente em geral, interferem muito nas sensações que os clientes vivem em seu estabelecimento. Assim como um barulho estridente de um liquidificador, um alarme de um carro em frente ou uma mesa com clientes exaltados contrastando com o perfil do restaurante, um equipamento chiando, muito alto, mal equalizado ou um repertório que não condiz com o a proposta do local, pode fazer diminuir o tempo de permanência dos clientes, diminuir o ticket médio e fazer com que todas essas sensações negativas fiquem diretamente relacionadas à sua marca.
A principal dica é: as músicas são para o público do seu estabelecimento! E não para você ou seus funcionários. Assim como o marketing de hotéis e lojas de vestuário chiques utilizam um perfume personalizado para criar a identidade da marca e relacionar aquele cheiro às ótimas sensações de bom atendimento e realização do desejo de consumo, a música pode também ser uma ótima ferramenta para essa relação em seu estabelecimento.
Seu cliente pode ouvir a mesma música tocada em seu som mecânico ou na apresentação de um músico ao vivo em seu bar, ser tocada em outros lugares, no som do carro, em casa... E, inconscientemente (ou até consciente mesmo), lembrar-se das sensações de quando esteve se divertindo em seu bar, saboreando um prato de seu restaurante ou confraternizando em um evento. É isso que os publicitários pretendem ao inserir uma música conhecida em um comercial.
Portanto fica aqui uma dica essencial, nunca negligencie a música ambiente de seu estabelecimento. Aproveite para fazer com ela um link de qualidade e satisfação para seus clientes. Que seja um motivo a mais para ele frequentar seu restaurante; bar ou lanchonete. E lembre-se que ao contrário, músicas de má qualidade, sistema de som ruim e com chiados podem afastar os clientes de seu negócio.
Continuaremos em breve nos aprofundando neste tema que, muitas vezes, tratamos como secundário, mas que pode fazer a diferença nas sensações de nossos clientes!!

Thiago Sestini
Consultor da PhiX Consultoria

Tel: +55 (19) 9 8287 4250

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