Pular para o conteúdo principal

Faturando mais com as datas Especiais!



Aproveitando clima de dia dos namorados, resolvi escrever sobre um tema recorrente em minhas aulas e palestras sobre gestão de restaurantes. Como trabalhar datas e ocasiões especiais em estabelecimentos de alimentação e consequentemente aproveitar ao máximo o potencial de faturamento de nossos estabelecimentos nessas ocasiões.
Claro que em datas como dia das mães, dia dos namorados, dia dos pais, páscoa, natal e todos as outras datas comemorativas e feriados em nosso país são oportunidades de encher o restaurante, movimentar o caixa, mas temos que pensar que também é uma grande oportunidade de conquistar novos clientes para dos dias de menor movimento. Aproveitar que o restaurante está cheio deve ser o momento para fazer tudo perfeito. Não economize em mão de obra, proporcione o melhor atendimento que puder oferecer. Capriche na montagem dos pratos e nas opções especiais que serão oferecidos. Resumindo, proporcione a melhor experiência da vida de seus clientes.
Seguindo a linha de pensamento acima, devemos compreender que, por mais que queiramos faturar o máximo possível, esse faturamento de 1 dia, não será a resolução de todos os seus problemas e não pagará todas as contas que você possui no mês. Por isso temos que pensar nessas datas mais como uma oportunidade de atrair novos clientes do que como uma oportunidade simples de faturar mais.
Outro aspecto importante nessa data são as promoções que serão oferecidas. Temos que tomar muito cuidado para não oferecer muita coisa gratuita, por exemplo uma refeição completa, pois pode ter um efeito negativo na publicidade (efeito de desvalorização de seu negócio) ou proceder de forma contrária, oferecendo uma promoção pouco vantajosa para o cliente, por exemplo um café, pois pode passar a impressão de enganação.  Aqui o objetivo é oferecer um meio termo, algo que atraia o cliente e que ofereça uma vantagem palpável e que também não traga prejuízo ao restaurante. Ofereça, por exemplo uma sobremesa cortesia, uma entrada cortesia, um drink especial. Evite oferecer descontos direto na comanda, por exemplo, 10% de desconto no total da comanda. Não que seja algo catastrófico, mas pode passar a impressão de pouca vantagem, mesmo sendo uma grande vantagem.
Outra dica legal é aproveitar para lançar novos produtos, pois será um bom momento para testar essas novas opções, pois os clientes que estarão em seu restaurante estarão pré-dispostos a gastar e consumir. O mais importante de tudo isso, é não deixar de aproveitar essas datas especiais. Temos que trabalhar encima delas para que possamos como dissemos no início do artigo, atrair novos clientes e fidelizar os já existentes.

Pedro Ramos
Chef e Consultor da PhiX Consultoria
Tel: +55 (19) 9 9664 6572

            

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como deixar seu cardápio visualmente mais atrativo?

Um restaurante de sucesso se atenta a diversos detalhes que complementam o que chamamos de experiência do cliente. Dentre elas podemos citar a qualidade do atendimento, limpeza dos banheiros, qualidade da comida e das bebidas, limpeza do salão e a beleza e decoração do mesmo. Dizemos que a satisfação do cliente se encontra nos pequenos detalhes que ele vai sentindo e experienciando ao longo de sua visita a nosso estabelecimento. Dessa forma marcamos de certa forma aquele momento em sua lembrança. Um dos detalhes principais notados pelos clientes e que podem contribuir para uma experiência positiva ou negativa e com relação a qualidade e apresentação dos cardápios. Aqui não estamos falando da comida que é apresentada no cardápio, mas sim do lay out, das cores, letras e disposição dos itens. Na maneira como nos comunicamos e na facilidade da compreensão do que está descrito nas opções propostas pelo restaurante. Pensando nessas premissas, resolvi elaborar um pequeno manual de mon...

Métodos de cocção - Princípios Básicos

      Dizem por aí que os métodos de cocção são a principal essência para os chefs de cozinha. São eles que vão dizer o que o pratos será ao fim do processo de produção. Dentro da gastronomia existem vários métodos de cocção. Mas porque devemos compreender e estudar cada um deles? Pelo simples fato de que, quando elaboramos cardápios devemos variar e combiná-los para que assim tenhamos maior variação de sabores e aromas. Lembrando que os diferentes tipos de cocção também conferem diferentes aromas e sabores aos alimentos além de também conferir diferentes cores. Outro importante motivo de se conhecer os diferentes métodos de cocção é pensar na satisfação geral dos clientes. Muitas vezes recebemos hóspedes que não comem ou não gostam de comidas com gordura ou que preferem frituras, assim, variando o preparo dos alimentos conseguimos agradar a maior parte de nossos comensais (clientes). Cocção rápida ou em calor seco       A cocção rápida ou com calo...

Qual a DIFERENÇA entre CHEF EXECUTIVO e CHEF DE COZINHA??

     Uma das grandes dúvidas que temos no mercado da gastronomia é sobre a função dos colaboradores que trabalham dentro dos restaurantes. No nosso canal do Youtube, sempre que falamos sobre as profissões da gastronomia, chove de comentários que ainda não compreendem exatamente se estão trabalhando na função correta ou se estão fazendo as tarefas de outro cargo. Dentre todos os cargos e funções, a que mais causa confusão é a de Chef Executivo. Muitos profissionais que são chefs de cozinha ou líderes de cozinha se auto intitulam chefs executivos e propagam aos setes ventos que o são. Mas, em primeiro lugar a função de chef executivo é bastante rara no Brasil e é preciso algumas prerrogativas essenciais para poder ostentar esse cargo. Vamos entender quais são essas prerrogativas e elucidar todas as dúvidas.       Antes de mais nada é preciso descrever o papel do chef de cozinha e quais são as tarefas que ele executa ao longo e sua jornada de trabalho. Al...