Pular para o conteúdo principal

Faturando mais com as datas Especiais!



Aproveitando clima de dia dos namorados, resolvi escrever sobre um tema recorrente em minhas aulas e palestras sobre gestão de restaurantes. Como trabalhar datas e ocasiões especiais em estabelecimentos de alimentação e consequentemente aproveitar ao máximo o potencial de faturamento de nossos estabelecimentos nessas ocasiões.
Claro que em datas como dia das mães, dia dos namorados, dia dos pais, páscoa, natal e todos as outras datas comemorativas e feriados em nosso país são oportunidades de encher o restaurante, movimentar o caixa, mas temos que pensar que também é uma grande oportunidade de conquistar novos clientes para dos dias de menor movimento. Aproveitar que o restaurante está cheio deve ser o momento para fazer tudo perfeito. Não economize em mão de obra, proporcione o melhor atendimento que puder oferecer. Capriche na montagem dos pratos e nas opções especiais que serão oferecidos. Resumindo, proporcione a melhor experiência da vida de seus clientes.
Seguindo a linha de pensamento acima, devemos compreender que, por mais que queiramos faturar o máximo possível, esse faturamento de 1 dia, não será a resolução de todos os seus problemas e não pagará todas as contas que você possui no mês. Por isso temos que pensar nessas datas mais como uma oportunidade de atrair novos clientes do que como uma oportunidade simples de faturar mais.
Outro aspecto importante nessa data são as promoções que serão oferecidas. Temos que tomar muito cuidado para não oferecer muita coisa gratuita, por exemplo uma refeição completa, pois pode ter um efeito negativo na publicidade (efeito de desvalorização de seu negócio) ou proceder de forma contrária, oferecendo uma promoção pouco vantajosa para o cliente, por exemplo um café, pois pode passar a impressão de enganação.  Aqui o objetivo é oferecer um meio termo, algo que atraia o cliente e que ofereça uma vantagem palpável e que também não traga prejuízo ao restaurante. Ofereça, por exemplo uma sobremesa cortesia, uma entrada cortesia, um drink especial. Evite oferecer descontos direto na comanda, por exemplo, 10% de desconto no total da comanda. Não que seja algo catastrófico, mas pode passar a impressão de pouca vantagem, mesmo sendo uma grande vantagem.
Outra dica legal é aproveitar para lançar novos produtos, pois será um bom momento para testar essas novas opções, pois os clientes que estarão em seu restaurante estarão pré-dispostos a gastar e consumir. O mais importante de tudo isso, é não deixar de aproveitar essas datas especiais. Temos que trabalhar encima delas para que possamos como dissemos no início do artigo, atrair novos clientes e fidelizar os já existentes.

Pedro Ramos
Chef e Consultor da PhiX Consultoria
Tel: +55 (19) 9 9664 6572

            

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como deixar seu cardápio visualmente mais atrativo?

Um restaurante de sucesso se atenta a diversos detalhes que complementam o que chamamos de experiência do cliente. Dentre elas podemos citar a qualidade do atendimento, limpeza dos banheiros, qualidade da comida e das bebidas, limpeza do salão e a beleza e decoração do mesmo. Dizemos que a satisfação do cliente se encontra nos pequenos detalhes que ele vai sentindo e experienciando ao longo de sua visita a nosso estabelecimento. Dessa forma marcamos de certa forma aquele momento em sua lembrança. Um dos detalhes principais notados pelos clientes e que podem contribuir para uma experiência positiva ou negativa e com relação a qualidade e apresentação dos cardápios. Aqui não estamos falando da comida que é apresentada no cardápio, mas sim do lay out, das cores, letras e disposição dos itens. Na maneira como nos comunicamos e na facilidade da compreensão do que está descrito nas opções propostas pelo restaurante. Pensando nessas premissas, resolvi elaborar um pequeno manual de mon

Métodos de cocção - Princípios Básicos

      Dizem por aí que os métodos de cocção são a principal essência para os chefs de cozinha. São eles que vão dizer o que o pratos será ao fim do processo de produção. Dentro da gastronomia existem vários métodos de cocção. Mas porque devemos compreender e estudar cada um deles? Pelo simples fato de que, quando elaboramos cardápios devemos variar e combiná-los para que assim tenhamos maior variação de sabores e aromas. Lembrando que os diferentes tipos de cocção também conferem diferentes aromas e sabores aos alimentos além de também conferir diferentes cores. Outro importante motivo de se conhecer os diferentes métodos de cocção é pensar na satisfação geral dos clientes. Muitas vezes recebemos hóspedes que não comem ou não gostam de comidas com gordura ou que preferem frituras, assim, variando o preparo dos alimentos conseguimos agradar a maior parte de nossos comensais (clientes). Cocção rápida ou em calor seco       A cocção rápida ou com calor seco (sem adição de água) p

Como promover eventos em seu restaurante?

Um dos temas que mais falamos em nossas aulas e a respeito da diversificação de entradas de faturamento que um restaurante deve ter. Quando falamos nesse assunto estamos propondo que o gestor traga para o estabelecimento mais fontes de faturamento que o habitual atendimento ao cliente nas mesas. Uma das fontes mais confiáveis eficientes para colocar em prática a diversificação são os eventos. Eles nos ajudam a aumentar a utilização do restaurante principalmente em momentos em que não temos tanto movimento, como por exemplo no início da semana para restaurante que tem maior movimento aos finais de semana e nos finais de semana para estabelecimentos comerciais que tem seu maior movimento durante a semana útil. Na matéria de hoje veremos como podemos trabalhar com eventos em seu restaurante. Primeiro temos que entender que só vale a pena trabalhar com eventos em seu restaurante se for para cobrir os dias ou horários de menor movimento, pois se você já tem um grande movimento, p