Pular para o conteúdo principal

Como você recebe seus clientes?





Os serviços de atendimento oferecidos pelos restaurantes, hotéis, bares, cafés e padarias são partes essenciais do que chamamos de satisfação do cliente. Tornar o momento dentro do estabelecimento num momento especial é a principal tarefa de todos os colaboradores de um estabelecimento de alimentação e não se restringe somente ao atendimento feito diretamente na mesa. A satisfação plena de nossos clientes, reflete todas as etapas do processo de atendimento e isso inclui o primeiro contato que temos com nossos clientes que e recepção dos mesmo à porta do estabelecimento.
Acredito firmemente que a recepção ou primeiro contato com o cliente é a principal etapa do processo completo de atendimento. Reflete em primeira mão as intenções do restaurante e como transmite ao cliente os sentimentos que serão despertos ao longo do atendimento. Portanto não negligencie esta etapa, faça com que seus clientes sejam recebidos de maneira simpática, cortês e educada.
Mas se esta etapa é tão importante o que devemos analisar para ela seja executada com perfeição e prepare de forma correta o cliente para o serviço dentro do restaurante?
Para responder a esta pergunta, temos que pensar primeiro no ambiente de uma forma geral. Locais escuros, com cara de sujo e fachada malconservada revelam a preocupação que o gestor tem com o restante do estabelecimento. Portanto mantenha a entrada e fachada de seu estabelecimento bem iluminada e atraente, pois além de trazer conforto e segurança aos clientes se tornam parte fundamental do marketing e da imagem que o restaurante passa à sociedade.
Evite escadas, pois alguns clientes tendem a reclamar. Claro que as vezes não é possível reformar o local para modificar a estrutura de escadas, mas é importante deixar que claro que muitos clientes irão reclamar. E se seu estabelecimento não possui estacionamento próprio, faça convênios com estacionamentos vizinhos ou contrate um serviço de vallet para deixar a visita de seu cliente mais confortável e segura.
Receba seu cliente com entusiasmo e com disposição em ajudar e proporcionar os melhores momentos. Se um (a) recepcionista não proporcionar um primeiro impacto com atendimento de qualidade, provavelmente este cliente entrará em seu estabelecimento com uma predisposição a achar tudo ruim. Do contrário, o encantamento no primeiro atendimento abre as portas para que o cliente fique mais predisposto ao receber melhor o atendimento na mesa.
Antes de direcionar o cliente à mesa, pergunte se ele tem preferência de algum lugar dentro do restaurante. Se o local que ele desejar estiver ocupado, ofereça outras possibilidades inclusive o de aguardar um pouco até que desocupem mesas na área de preferência sua preferência. Sempre que isso ocorrer e o cliente tiver que esperar, conduza-o ao local de espera e informe quanto tempo aproximadamente levará para que uma mesa desocupe no local que ele solicitou.
Seguindo as dicas acima, dificilmente seu cliente terá uma experiência negativa no primeiro contato com seu estabelecimento, mas lembre-se de atentar-se também ao restante do atendimento, tempo de preparo dos pratos entre outros aspectos que impactarão na satisfação final dos clientes.

Pedro Ramos
Chef e Consultor da PhiX Consultoria

Tel: +55 (19) 9 9664 6572

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como deixar seu cardápio visualmente mais atrativo?

Um restaurante de sucesso se atenta a diversos detalhes que complementam o que chamamos de experiência do cliente. Dentre elas podemos citar a qualidade do atendimento, limpeza dos banheiros, qualidade da comida e das bebidas, limpeza do salão e a beleza e decoração do mesmo. Dizemos que a satisfação do cliente se encontra nos pequenos detalhes que ele vai sentindo e experienciando ao longo de sua visita a nosso estabelecimento. Dessa forma marcamos de certa forma aquele momento em sua lembrança. Um dos detalhes principais notados pelos clientes e que podem contribuir para uma experiência positiva ou negativa e com relação a qualidade e apresentação dos cardápios. Aqui não estamos falando da comida que é apresentada no cardápio, mas sim do lay out, das cores, letras e disposição dos itens. Na maneira como nos comunicamos e na facilidade da compreensão do que está descrito nas opções propostas pelo restaurante. Pensando nessas premissas, resolvi elaborar um pequeno manual de mon

Métodos de cocção - Princípios Básicos

      Dizem por aí que os métodos de cocção são a principal essência para os chefs de cozinha. São eles que vão dizer o que o pratos será ao fim do processo de produção. Dentro da gastronomia existem vários métodos de cocção. Mas porque devemos compreender e estudar cada um deles? Pelo simples fato de que, quando elaboramos cardápios devemos variar e combiná-los para que assim tenhamos maior variação de sabores e aromas. Lembrando que os diferentes tipos de cocção também conferem diferentes aromas e sabores aos alimentos além de também conferir diferentes cores. Outro importante motivo de se conhecer os diferentes métodos de cocção é pensar na satisfação geral dos clientes. Muitas vezes recebemos hóspedes que não comem ou não gostam de comidas com gordura ou que preferem frituras, assim, variando o preparo dos alimentos conseguimos agradar a maior parte de nossos comensais (clientes). Cocção rápida ou em calor seco       A cocção rápida ou com calor seco (sem adição de água) p

Como promover eventos em seu restaurante?

Um dos temas que mais falamos em nossas aulas e a respeito da diversificação de entradas de faturamento que um restaurante deve ter. Quando falamos nesse assunto estamos propondo que o gestor traga para o estabelecimento mais fontes de faturamento que o habitual atendimento ao cliente nas mesas. Uma das fontes mais confiáveis eficientes para colocar em prática a diversificação são os eventos. Eles nos ajudam a aumentar a utilização do restaurante principalmente em momentos em que não temos tanto movimento, como por exemplo no início da semana para restaurante que tem maior movimento aos finais de semana e nos finais de semana para estabelecimentos comerciais que tem seu maior movimento durante a semana útil. Na matéria de hoje veremos como podemos trabalhar com eventos em seu restaurante. Primeiro temos que entender que só vale a pena trabalhar com eventos em seu restaurante se for para cobrir os dias ou horários de menor movimento, pois se você já tem um grande movimento, p