Pular para o conteúdo principal

Seu restaurante tem um perfil definido? – Parte I




Empreender no ramo food service é muito mais do que abrir um estabelecimento que produza e venda comidas. Frequentemente vemos restaurantes que abrem suas portas com uma proposta e em pouco tempo vai “atirando para todos os lados” tentando achar o melhor caminho para o conquistar clientes. Mas, para chegarmos ao sucesso, temos uma série de estratégias que devemos seguir para que o estabelecimento atinja os níveis de sucesso desejados. O principal fator de sucesso é a elaboração do perfil que o estabelecimento apresentará ao público. E quando falamos de perfil, queremos dizer tudo que envolve o restaurante desde a decoração dos ambientes (e incluo aqui os toillets), passando pelos cardápios e chegando a maneira como se vestem e atendem os garçons. Ele demonstra aos consumidores quem somos, como agiremos e ajuda a moldar as expectativas que terão de nós. Devemos traçar essas estratégias no momento em que estamos elaborando o projeto, deixando bem claro quais serão os fatores que destacarão o estabelecimento no mercado e o diferenciarão da concorrência.
Após a abertura ao público, seguir o perfil planejado para um restaurante será um dos principais fatores de sucesso do novo empreendimento. Sendo fiel a seu perfil e conseguindo mantê-lo com qualidade, despertará em seus clientes o senso de segurança e qualidade, que são essenciais para exceder as expectativas de seus clientes. Um dos principais fatores que levam consumidores aos restaurantes nos dias de hoje é o fator “segurança”, ou seja, o consumidor quer ter certeza da qualidade do estabelecimento antes de visita-lo e quando o visitar ele irá comparar sua experiência com às de outras pessoas nas redes sociais. Vamos entender o passo a passo para deixar seu restaurante fiel às suas raízes e coerente com a proposta que você designou desde o princípio.
Primeiro ponto que temos que compreender é como traçar o perfil do estabelecimento. Normalmente esse perfil vem do tipo de comida que será servido, por exemplo, cozinha italiana, comida de boteco, cozinha japonesa, restaurante comercial, entre outros. Mas, pode vir também da temática musical (bar de rock ou de samba), temática de filmes ou de outros temas centrais que podem ou não ter ligação afetiva com os investidores/proprietários. O importante é primeiramente definir qual será esse perfil e identidade do negócio para que possamos então, como uma árvore, ramificar os detalhes que vem por trás como decoração, musicas, tipo de atendimento, cardápio entre outros.
Modificar o perfil ao longo do tempo será difícil pois essa será a sua identidade. Restaurantes que preferem ter um perfil genérico, normalmente não conseguem fidelizar seus clientes e acabam perdendo cliente com o passar do tempo. Um bom exemplo são as churrascarias que nos últimos anos começaram a servir desde comida japonesa a pizza. Boa parte delas não consegue se manter, pois não entrega nenhum dos produtos oferecidos com a mesma qualidade. Tenho notado ultimamente como esses negócios vem perdendo espaço no mercado para as Steak Houses que estão se especializando em cortes nobres, ou somente em carnes (como eram as churrascarias antigamente)
Dentre os negócios que presto e já prestei serviços de consultoria, o único até hoje que aceita diversos perfis de negócio foram as conveniências de postos de gasolina, justamente por se tratarem de locais de conveniência, dependendo de sua localização podemos trabalhar uma sorte de negócios diferentes. Mesmo assim é preciso muito estudo de viabilidade para entender quais perfis se encaixarão no ponto. Algumas tem vocação para padaria e mini mercado, outras para lanchonete, pizzaria e restaurante. Mas como disse é preciso uma ampla pesquisa de viabilidade.

Pedro Ramos
Chef e Consultor da PhiX Consultoria
Tel: +55 (19) 9 9664 6572

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como deixar seu cardápio visualmente mais atrativo?

Um restaurante de sucesso se atenta a diversos detalhes que complementam o que chamamos de experiência do cliente. Dentre elas podemos citar a qualidade do atendimento, limpeza dos banheiros, qualidade da comida e das bebidas, limpeza do salão e a beleza e decoração do mesmo. Dizemos que a satisfação do cliente se encontra nos pequenos detalhes que ele vai sentindo e experienciando ao longo de sua visita a nosso estabelecimento. Dessa forma marcamos de certa forma aquele momento em sua lembrança. Um dos detalhes principais notados pelos clientes e que podem contribuir para uma experiência positiva ou negativa e com relação a qualidade e apresentação dos cardápios. Aqui não estamos falando da comida que é apresentada no cardápio, mas sim do lay out, das cores, letras e disposição dos itens. Na maneira como nos comunicamos e na facilidade da compreensão do que está descrito nas opções propostas pelo restaurante. Pensando nessas premissas, resolvi elaborar um pequeno manual de mon

Métodos de cocção - Princípios Básicos

      Dizem por aí que os métodos de cocção são a principal essência para os chefs de cozinha. São eles que vão dizer o que o pratos será ao fim do processo de produção. Dentro da gastronomia existem vários métodos de cocção. Mas porque devemos compreender e estudar cada um deles? Pelo simples fato de que, quando elaboramos cardápios devemos variar e combiná-los para que assim tenhamos maior variação de sabores e aromas. Lembrando que os diferentes tipos de cocção também conferem diferentes aromas e sabores aos alimentos além de também conferir diferentes cores. Outro importante motivo de se conhecer os diferentes métodos de cocção é pensar na satisfação geral dos clientes. Muitas vezes recebemos hóspedes que não comem ou não gostam de comidas com gordura ou que preferem frituras, assim, variando o preparo dos alimentos conseguimos agradar a maior parte de nossos comensais (clientes). Cocção rápida ou em calor seco       A cocção rápida ou com calor seco (sem adição de água) p

Como promover eventos em seu restaurante?

Um dos temas que mais falamos em nossas aulas e a respeito da diversificação de entradas de faturamento que um restaurante deve ter. Quando falamos nesse assunto estamos propondo que o gestor traga para o estabelecimento mais fontes de faturamento que o habitual atendimento ao cliente nas mesas. Uma das fontes mais confiáveis eficientes para colocar em prática a diversificação são os eventos. Eles nos ajudam a aumentar a utilização do restaurante principalmente em momentos em que não temos tanto movimento, como por exemplo no início da semana para restaurante que tem maior movimento aos finais de semana e nos finais de semana para estabelecimentos comerciais que tem seu maior movimento durante a semana útil. Na matéria de hoje veremos como podemos trabalhar com eventos em seu restaurante. Primeiro temos que entender que só vale a pena trabalhar com eventos em seu restaurante se for para cobrir os dias ou horários de menor movimento, pois se você já tem um grande movimento, p