Pular para o conteúdo principal

Como escolher o ponto comercial para meu restaurante?



Montar um estabelecimento de alimentação requer muita coragem, perseverança, conhecimentos técnicos e boa gestão, mas com toda a certeza é um dos melhores investimentos para àqueles que amam o mercado da alimentação e que pretendem a tão sonhada “liberdade” financeira, ou seja, não trabalhar para um patrão. Quando esta decisão é tomada, começamos a colocar as ideias no papel e a elaborar o projeto de nossos sonhos. Tipologia, cardápio, atrativos e diferenciais estão entre as tarefas comuns e mais satisfatórias do processo de criação do restaurante. Dentre as tarefas mais chatas e difíceis podemos citar a escolha do quadro de funcionários, a organização da parte administrativa, possíveis reformas e adaptações no ponto e talvez a parte mais difícil que é a própria escolha do ponto comercial. Acompanhe esse artigo e entenda um pouco mais sobre a importância do ponto comercial no sucesso de seu empreendimento.
As aparências enganam
Tivemos um cliente há algum tempo que estava localizado num ponto da cidade que parecia ser excelente, o estabelecimento funcionava somente a noite e estava próximo a prefeitura e numa rua com muitas vagas disponíveis durante a noite. Porém a região não tinha o mesmo fluxo de pessoas que tinha durante o dia. Ao mesmo tempo, surgiu nesta cidade, um movimento gastronômico mais intenso e organizado numa rua conhecida e central, com alto fluxo de clientes potenciais. O perfil desta nova localização era exatamente o mesmo de nosso cliente e a decisão certa tinha que ser tomada. Ou mudávamos e seguíamos o fluxo do mercado, ou padeceríamos numa região que parecia ser boa mas que afinal estava sendo fatal. Com a decisão tomada, os proprietários alugaram um ponto excelente, conseguiram uma boa negociação de aluguel e se mudaram em pouco tempo. Resultado da “loucura”, faturamento dobrado em menos de três meses. Novos clientes que nunca tinha ouvido falar do restaurante, passaram a frequentar e a propagar a marca. Moral da história, as vezes um ponto comercial pode parecer ótimo, mas também pode te enganar.
Escolhendo o ponto
Como disse acima, a escolha d ponto comercial para seu restaurante pode ser uma tarefa difícil e muitas vezes exaustiva. Claro que você provavelmente não passará por ela se já tiver um ponto na cabeça, mas provavelmente você vai rever seus conceitos e pensar novamente após a leitura deste texto. O local onde será montado seu estabelecimento será a primeira impressão que seu cliente terá de seu negócio. Portanto é preciso pensar muito bem e analisar os prós e contras de cada localização.
A primeira dica vai para a escolha do ponto de acordo com o estilo de estabelecimento e tipo de público que pretende atingir. Se estiver montando um restaurante comercial de baixo custo, provavelmente o centro de uma cidade seja uma boa escolha. Mas se o caso for de um restaurante de alta gastronomia com perfil mais noturno, vai ser melhor procurar uma área comercial próximos a bairros de luxo ou mesmo regiões já conhecidas por terem esse tipo de estabelecimento. Nesses casos, é importante estar onde o seu público está.
Outro aspecto muito importante a ser analisado na escolha do ponto é a disponibilidade ou a necessidade de ter um estacionamento próprio ou próximo ao seu estabelecimento. Se atentar a esta questão, principalmente em centros comerciais, pode fazer muita diferença em seu faturamento. Utilizar o serviço de manobrista/valet custa um pouco mais caro, mas pode sanar o problema da falta de estacionamento. Mas é primordial que o cliente não precise rodar muito para encontrar uma vaga. Principalmente em cidades grandes como São Paulo ou Rio de Janeiro o quesito estacionamento deve ser encarado com muita seriedade.
Pensando no seu público ou clientela a escolha do melhor local pode variar bastante. Também temos que pensar que estabelecimentos de alimentação proporcionam bons lucros, se bem administrados, em qualquer público que escolher para seu negócio. Portanto o importante aqui é estar no lugar certo com o público certo. Atualmente uma das grandes tendências do mercado imobiliário e do planejamento urbano é aproximar as pessoas de seus empregos e espalhar os comércios para mais próximo das pessoas. Vemos isso em algumas cidades do Brasil e nos condomínios que levam junto espaços comerciais enormes com grandes possibilidades de novos negócios. Alphaville em Santana do Parnaíba é uma grande exemplo deste mercado que se espalha pelas cidades. Muitos bares, restaurantes, padarias, confeitarias e cafeterias encontraram por lá um grande espaço para crescer e se solidificar no mercado. Mas claro, que você deverá se adequar seu estabelecimento ao público que reside no local.
No grandes centros urbanos ou nas pequenas cidades do interior, também temos as opções mais tradicionais como a locação/compra de espaços nos centros das cidades ou em ruas e avenidas comerciais em bairros mais afastados do centro. O importante aqui é verificar qual o perfil das pessoas que frequentam essas regiões. O que elas buscam? Nos centros das cidades normalmente encontramos pessoas que estão com pressa e não tem muito tempo para refeições, procuram comida rápida e barata, pois não estão se seu estabelecimento demorar no atendimento ou tiver um cardápio muito demorado de se preparar, você estará no lugar errado. Por outro lado se você escolher montar um restaurante comercial muito simples numa área de restaurantes mais requintados, talvez você não conquiste o público que frequenta esta região. Aqui não estamos querendo dividir por classe social, mas sim pelo quanto as pessoas estão dispostas a pagar pela refeição quando vão a determinadas regiões e com determinados objetivos.

De um modo geral pesquisar e achar o melhor ponto para seu estabelecimentos requer tempo de pesquisa, conhecimento prévio do público e o que os clientes procuram quando frequentam as diferentes localidades das cidades desse Brasil. Estar no local correto com o negócio correto é uma grande vantagem comercial que pode fazer a diferença em seu futuro!

Pedro Ramos
Chef e Consultor da PhiX Consultoria
Tel: +55 (19) 9 9664 6572

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como deixar seu cardápio visualmente mais atrativo?

Um restaurante de sucesso se atenta a diversos detalhes que complementam o que chamamos de experiência do cliente. Dentre elas podemos citar a qualidade do atendimento, limpeza dos banheiros, qualidade da comida e das bebidas, limpeza do salão e a beleza e decoração do mesmo. Dizemos que a satisfação do cliente se encontra nos pequenos detalhes que ele vai sentindo e experienciando ao longo de sua visita a nosso estabelecimento. Dessa forma marcamos de certa forma aquele momento em sua lembrança. Um dos detalhes principais notados pelos clientes e que podem contribuir para uma experiência positiva ou negativa e com relação a qualidade e apresentação dos cardápios. Aqui não estamos falando da comida que é apresentada no cardápio, mas sim do lay out, das cores, letras e disposição dos itens. Na maneira como nos comunicamos e na facilidade da compreensão do que está descrito nas opções propostas pelo restaurante. Pensando nessas premissas, resolvi elaborar um pequeno manual de mon

Métodos de cocção - Princípios Básicos

      Dizem por aí que os métodos de cocção são a principal essência para os chefs de cozinha. São eles que vão dizer o que o pratos será ao fim do processo de produção. Dentro da gastronomia existem vários métodos de cocção. Mas porque devemos compreender e estudar cada um deles? Pelo simples fato de que, quando elaboramos cardápios devemos variar e combiná-los para que assim tenhamos maior variação de sabores e aromas. Lembrando que os diferentes tipos de cocção também conferem diferentes aromas e sabores aos alimentos além de também conferir diferentes cores. Outro importante motivo de se conhecer os diferentes métodos de cocção é pensar na satisfação geral dos clientes. Muitas vezes recebemos hóspedes que não comem ou não gostam de comidas com gordura ou que preferem frituras, assim, variando o preparo dos alimentos conseguimos agradar a maior parte de nossos comensais (clientes). Cocção rápida ou em calor seco       A cocção rápida ou com calor seco (sem adição de água) p

Como promover eventos em seu restaurante?

Um dos temas que mais falamos em nossas aulas e a respeito da diversificação de entradas de faturamento que um restaurante deve ter. Quando falamos nesse assunto estamos propondo que o gestor traga para o estabelecimento mais fontes de faturamento que o habitual atendimento ao cliente nas mesas. Uma das fontes mais confiáveis eficientes para colocar em prática a diversificação são os eventos. Eles nos ajudam a aumentar a utilização do restaurante principalmente em momentos em que não temos tanto movimento, como por exemplo no início da semana para restaurante que tem maior movimento aos finais de semana e nos finais de semana para estabelecimentos comerciais que tem seu maior movimento durante a semana útil. Na matéria de hoje veremos como podemos trabalhar com eventos em seu restaurante. Primeiro temos que entender que só vale a pena trabalhar com eventos em seu restaurante se for para cobrir os dias ou horários de menor movimento, pois se você já tem um grande movimento, p