Montar um
estabelecimento de alimentação requer muita coragem, perseverança,
conhecimentos técnicos e boa gestão, mas com toda a certeza é um dos melhores
investimentos para àqueles que amam o mercado da alimentação e que pretendem a
tão sonhada “liberdade” financeira, ou seja, não trabalhar para um patrão.
Quando esta decisão é tomada, começamos a colocar as ideias no papel e a elaborar
o projeto de nossos sonhos. Tipologia, cardápio, atrativos e diferenciais estão
entre as tarefas comuns e mais satisfatórias do processo de criação do
restaurante. Dentre as tarefas mais chatas e difíceis podemos citar a escolha
do quadro de funcionários, a organização da parte administrativa, possíveis
reformas e adaptações no ponto e talvez a parte mais difícil que é a própria
escolha do ponto comercial. Acompanhe esse artigo e entenda um pouco mais sobre
a importância do ponto comercial no sucesso de seu empreendimento.
As aparências enganam
Tivemos um
cliente há algum tempo que estava localizado num ponto da cidade que parecia
ser excelente, o estabelecimento funcionava somente a noite e estava próximo a
prefeitura e numa rua com muitas vagas disponíveis durante a noite. Porém a
região não tinha o mesmo fluxo de pessoas que tinha durante o dia. Ao mesmo
tempo, surgiu nesta cidade, um movimento gastronômico mais intenso e organizado
numa rua conhecida e central, com alto fluxo de clientes potenciais. O perfil
desta nova localização era exatamente o mesmo de nosso cliente e a decisão certa
tinha que ser tomada. Ou mudávamos e seguíamos o fluxo do mercado, ou padeceríamos
numa região que parecia ser boa mas que afinal estava sendo fatal. Com a
decisão tomada, os proprietários alugaram um ponto excelente, conseguiram uma
boa negociação de aluguel e se mudaram em pouco tempo. Resultado da “loucura”,
faturamento dobrado em menos de três meses. Novos clientes que nunca tinha
ouvido falar do restaurante, passaram a frequentar e a propagar a marca. Moral
da história, as vezes um ponto comercial pode parecer ótimo, mas também pode te
enganar.
Escolhendo o ponto
Como disse
acima, a escolha d ponto comercial para seu restaurante pode ser uma tarefa
difícil e muitas vezes exaustiva. Claro que você provavelmente não passará por
ela se já tiver um ponto na cabeça, mas provavelmente você vai rever seus
conceitos e pensar novamente após a leitura deste texto. O local onde será
montado seu estabelecimento será a primeira impressão que seu cliente terá de
seu negócio. Portanto é preciso pensar muito bem e analisar os prós e contras
de cada localização.
A primeira
dica vai para a escolha do ponto de acordo com o estilo de estabelecimento e
tipo de público que pretende atingir. Se estiver montando um restaurante
comercial de baixo custo, provavelmente o centro de uma cidade seja uma boa
escolha. Mas se o caso for de um restaurante de alta gastronomia com perfil
mais noturno, vai ser melhor procurar uma área comercial próximos a bairros de
luxo ou mesmo regiões já conhecidas por terem esse tipo de estabelecimento. Nesses
casos, é importante estar onde o seu público está.
Outro
aspecto muito importante a ser analisado na escolha do ponto é a
disponibilidade ou a necessidade de ter um estacionamento próprio ou próximo ao
seu estabelecimento. Se atentar a esta questão, principalmente em centros
comerciais, pode fazer muita diferença em seu faturamento. Utilizar o serviço
de manobrista/valet custa um pouco mais caro, mas pode sanar o problema da
falta de estacionamento. Mas é primordial que o cliente não precise rodar muito
para encontrar uma vaga. Principalmente em cidades grandes como São Paulo ou
Rio de Janeiro o quesito estacionamento deve ser encarado com muita seriedade.
Pensando no
seu público ou clientela a escolha do melhor local pode variar bastante. Também
temos que pensar que estabelecimentos de alimentação proporcionam bons lucros,
se bem administrados, em qualquer público que escolher para seu negócio.
Portanto o importante aqui é estar no lugar certo com o público certo. Atualmente
uma das grandes tendências do mercado imobiliário e do planejamento urbano é
aproximar as pessoas de seus empregos e espalhar os comércios para mais próximo
das pessoas. Vemos isso em algumas cidades do Brasil e nos condomínios que
levam junto espaços comerciais enormes com grandes possibilidades de novos
negócios. Alphaville em Santana do Parnaíba é uma grande exemplo deste mercado
que se espalha pelas cidades. Muitos bares, restaurantes, padarias,
confeitarias e cafeterias encontraram por lá um grande espaço para crescer e se
solidificar no mercado. Mas claro, que você deverá se adequar seu
estabelecimento ao público que reside no local.
No grandes
centros urbanos ou nas pequenas cidades do interior, também temos as opções
mais tradicionais como a locação/compra de espaços nos centros das cidades ou
em ruas e avenidas comerciais em bairros mais afastados do centro. O importante
aqui é verificar qual o perfil das pessoas que frequentam essas regiões. O que
elas buscam? Nos centros das cidades normalmente encontramos pessoas que estão
com pressa e não tem muito tempo para refeições, procuram comida rápida e
barata, pois não estão se seu estabelecimento demorar no atendimento ou tiver
um cardápio muito demorado de se preparar, você estará no lugar errado. Por
outro lado se você escolher montar um restaurante comercial muito simples numa
área de restaurantes mais requintados, talvez você não conquiste o público que
frequenta esta região. Aqui não estamos querendo dividir por classe social, mas
sim pelo quanto as pessoas estão dispostas a pagar pela refeição quando vão a
determinadas regiões e com determinados objetivos.
De um modo
geral pesquisar e achar o melhor ponto para seu estabelecimentos requer tempo
de pesquisa, conhecimento prévio do público e o que os clientes procuram quando
frequentam as diferentes localidades das cidades desse Brasil. Estar no local
correto com o negócio correto é uma grande vantagem comercial que pode fazer a
diferença em seu futuro!
Pedro Ramos
Chef e Consultor da PhiX Consultoria
Tel: +55 (19) 9 9664 6572
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