Pular para o conteúdo principal

Seu restaurante tem um perfil definido? – Parte II



Continuando nossa série sobre perfil de restaurantes e bares, vamos ao segundo e terceiro fatores que se levados em conta farão a diferença no futuro de seu empreendimento. Essa é a continuação da nossa matéria de capa da Revista Cozinha Profissional de Setembro de 2017.
Segundo ponto, após escolher o perfil, devemos definir qual será o cardápio e como ser o tipo de serviço no atendimento, pois isso definirá qual e como será o projeto físico do restaurante. O principal ponto aqui é compreender que mesmo que num primeiro momento seu negócio não apresente o retorno esperado, é preciso continuar investindo e acreditando no negócio. Vejo muitos estabelecimentos que em três ou quatro meses começam, no desespero, a modificar o perfil do estabelecimento – muitas vezes sem perceber – e acabam afastando os futuros clientes. Essa atitude não passa uma boa imagem aos clientes potenciais e os afasta por falta daquilo que falamos no início do texto, SEGURANÇA.
Por exemplo, imaginem uma hamburgueria que abre suas portas com um excelente cardápio e produto, seguindo todos os passos que especificaremos nesse texto. Num primeiro momento, essa hamburgueria não atinge aos níveis de faturamento esperado e então pensa na possibilidade de abrir no almoço para incrementar a renda. É melhor que os gestores elaborem um cardápio de almoço com ingredientes e perfil seguindo a coerência dos produtos que já serve, não significa utilizar o mesmo cardápio, mesmo porque hambúrguer no almoço talvez não tenha o mesmo apelo que um bom prato de comida, mas podemos trabalhar com alguns pratos que levem hambúrguer em sua composição e até alguns combos com os burgers mais vendidos.
Com relação ao tipo de serviço, também é muito importante seguir o perfil estipulado desde o princípio. Se será serviço de buffet, não é aconselhado mudar de repente o mesmo ocorre no caso contrário, se iniciou servindo à la carte, deve-se continuar com o modelo. O que é admitido e aceitável é oferecer pratos ou produtos de outra forma, agregando valor ao serviço principal. Por exemplo, servir sobremesas ou petiscos/porções à la carte num restaurante buffet. Também podemos em ocasiões especiais servir um buffet em restaurantes à la carte. Mas temos sempre que tomar cuidado com a maneira como são feias essas implantações para não afetarmos ou desmotivarmos os comensais a consumir o tipo de serviço de principal.
A terceira dica ou orientação é relacionada a gestão e marketing. É comum que, negócios que estão no começo sejam envolvidos pela animação e otimismo. Os gestores montam e fazem todas as planilhas necessárias, investem em marketing e redes sociais. Com o passar dos tempos essas tarefas começam a se tornar maçantes e vão sendo deixadas de lado, abrindo as portas do estabelecimento para o descontrole e para a perda de padrão. Nesse caso não existe segredo, devemos sempre manter o ritmo da gestão afiado e tentar ao máximo manter as contas em dia para evitar o desequilíbrio. Com relação a marketing, devemos tomar as notas dos canais utilizados e daqueles que foram mais efetivos para o negócio e assim ir aplicando o dinheiro naqueles canais que trazem mais retorno.
Pedro Ramos
Chef e Consultor da PhiX Consultoria

Tel: +55 (19) 9 9664 6572

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como deixar seu cardápio visualmente mais atrativo?

Um restaurante de sucesso se atenta a diversos detalhes que complementam o que chamamos de experiência do cliente. Dentre elas podemos citar a qualidade do atendimento, limpeza dos banheiros, qualidade da comida e das bebidas, limpeza do salão e a beleza e decoração do mesmo. Dizemos que a satisfação do cliente se encontra nos pequenos detalhes que ele vai sentindo e experienciando ao longo de sua visita a nosso estabelecimento. Dessa forma marcamos de certa forma aquele momento em sua lembrança. Um dos detalhes principais notados pelos clientes e que podem contribuir para uma experiência positiva ou negativa e com relação a qualidade e apresentação dos cardápios. Aqui não estamos falando da comida que é apresentada no cardápio, mas sim do lay out, das cores, letras e disposição dos itens. Na maneira como nos comunicamos e na facilidade da compreensão do que está descrito nas opções propostas pelo restaurante. Pensando nessas premissas, resolvi elaborar um pequeno manual de mon

Métodos de cocção - Princípios Básicos

      Dizem por aí que os métodos de cocção são a principal essência para os chefs de cozinha. São eles que vão dizer o que o pratos será ao fim do processo de produção. Dentro da gastronomia existem vários métodos de cocção. Mas porque devemos compreender e estudar cada um deles? Pelo simples fato de que, quando elaboramos cardápios devemos variar e combiná-los para que assim tenhamos maior variação de sabores e aromas. Lembrando que os diferentes tipos de cocção também conferem diferentes aromas e sabores aos alimentos além de também conferir diferentes cores. Outro importante motivo de se conhecer os diferentes métodos de cocção é pensar na satisfação geral dos clientes. Muitas vezes recebemos hóspedes que não comem ou não gostam de comidas com gordura ou que preferem frituras, assim, variando o preparo dos alimentos conseguimos agradar a maior parte de nossos comensais (clientes). Cocção rápida ou em calor seco       A cocção rápida ou com calor seco (sem adição de água) p

Como promover eventos em seu restaurante?

Um dos temas que mais falamos em nossas aulas e a respeito da diversificação de entradas de faturamento que um restaurante deve ter. Quando falamos nesse assunto estamos propondo que o gestor traga para o estabelecimento mais fontes de faturamento que o habitual atendimento ao cliente nas mesas. Uma das fontes mais confiáveis eficientes para colocar em prática a diversificação são os eventos. Eles nos ajudam a aumentar a utilização do restaurante principalmente em momentos em que não temos tanto movimento, como por exemplo no início da semana para restaurante que tem maior movimento aos finais de semana e nos finais de semana para estabelecimentos comerciais que tem seu maior movimento durante a semana útil. Na matéria de hoje veremos como podemos trabalhar com eventos em seu restaurante. Primeiro temos que entender que só vale a pena trabalhar com eventos em seu restaurante se for para cobrir os dias ou horários de menor movimento, pois se você já tem um grande movimento, p