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Seu restaurante tem um perfil definido? – Parte III



Finalizando nossa série sobre a importância de manter e seguir o perfil do restaurante ou bar, falaremos sobre a mudança de perfil durante a vida do empreendimento e o que fazer se for preciso muda-lo.

E a quarta e última dica é com relação à qualidade dos insumos e dos fornecedores. Talvez o tema que mais afeta o perfil do restaurante se sofrerem modificações muito bruscas. Uma das práticas comuns em restaurantes é a pesquisa de preços e fornecedores. De acordo com os manuais de gestão a procura de fornecedores e matérias primas mais baratas deve ser um exercício constante, mas jamais deve colocar a qualidade que foi estipulada no projeto em jogo. Diminuir a qualidade tentando reduzir os custos e aumentar as margens de lucro é o maior suicídio que um restaurante pode cometer. Passa uma péssima imagem aos clientes e é facilmente percebido pelos mesmos.

Mas acredito que você deva estar se perguntando, e se eu precisar mudar o perfil do meu negócio como devo fazer? É importante entender que se o primeiro perfil traçado e implantado não funcionou e você teve que fechar ou mudar o perfil, não será fácil mudar a visão que os clientes criaram do primeiro negócio. Os clientes não conseguirão assimilar a mudança e provavelmente enxergarão de forma negativa a nova tentativa. Portanto é preciso antes de tudo estudar a viabilidade da mudança e se possível procurar um ponto diferente para a mudança. Como se fosse começar um novo negócio.

Finalizando nosso artigo, gostaria de deixar claro que a coerência do negócio deve ser feita de forma profissional e com apoio de profissionais que conheçam cada área – gestão, marketing, recursos humanos. Desta forma dificilmente seu negócio terá problemas e sentirá a necessidade de modificar a tipologia ou perfil do estabelecimento. Outro fator de extrema importância para conseguir manter e crescer gradualmente e o capital de giro. Jamais invista em um negócio se não tiver o mesmo montante de investimento em capital de giro. Ele será essencial para que a saúde e o perfil do negócio sejam mantidos pelo tempo necessário para o amadurecimento do empreendimento.

Pedro Ramos
Chef e Consultor da PhiX Consultoria

Tel: +55 (19) 9 9664 6572

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