Finalizando
nossa série sobre a importância de manter e seguir o perfil do restaurante ou
bar, falaremos sobre a mudança de perfil durante a vida do empreendimento e o
que fazer se for preciso muda-lo.
E a quarta
e última dica é com relação à qualidade dos insumos e dos fornecedores. Talvez
o tema que mais afeta o perfil do restaurante se sofrerem modificações muito
bruscas. Uma das práticas comuns em restaurantes é a pesquisa de preços e
fornecedores. De acordo com os manuais de gestão a procura de fornecedores e
matérias primas mais baratas deve ser um exercício constante, mas jamais deve
colocar a qualidade que foi estipulada no projeto em jogo. Diminuir a qualidade
tentando reduzir os custos e aumentar as margens de lucro é o maior suicídio
que um restaurante pode cometer. Passa uma péssima imagem aos clientes e é
facilmente percebido pelos mesmos.
Mas
acredito que você deva estar se perguntando, e se eu precisar mudar o perfil do
meu negócio como devo fazer? É importante entender que se o primeiro perfil
traçado e implantado não funcionou e você teve que fechar ou mudar o perfil,
não será fácil mudar a visão que os clientes criaram do primeiro negócio. Os
clientes não conseguirão assimilar a mudança e provavelmente enxergarão de
forma negativa a nova tentativa. Portanto é preciso antes de tudo estudar a
viabilidade da mudança e se possível procurar um ponto diferente para a
mudança. Como se fosse começar um novo negócio.
Finalizando
nosso artigo, gostaria de deixar claro que a coerência do negócio deve ser
feita de forma profissional e com apoio de profissionais que conheçam cada área
– gestão, marketing, recursos humanos. Desta forma dificilmente seu negócio
terá problemas e sentirá a necessidade de modificar a tipologia ou perfil do
estabelecimento. Outro fator de extrema importância para conseguir manter e
crescer gradualmente e o capital de giro. Jamais invista em um negócio se não
tiver o mesmo montante de investimento em capital de giro. Ele será essencial
para que a saúde e o perfil do negócio sejam mantidos pelo tempo necessário
para o amadurecimento do empreendimento.
Pedro Ramos
Chef e Consultor da PhiX Consultoria
Tel: +55 (19) 9 9664 6572
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