Continuando
nossa séria sobre técnicas e ferramentas para a fidelização de clientes,
veremos no texto de hoje, mais algumas maneiras de fidelizar seus clientes. Num
mundo que se torna cada vez mais digital, existem ferramentas que podem nos
auxiliar e que muitas vezes não nos atentamos. Como no caso das páginas na
internet como redes sociais ou websites!
Páginas na internet informativas e interessantes
Atualmente,
com o advento das redes sócias e da digitalização dos meios de comunicação,
notamos cada vez mais a obrigatoriedade dos estabelecimentos de alimentação
estarem presentes nas redes. Mas hoje em dias os clientes querem cada vez mais
conhecer sua empresa e não somente seus produtos. Trazer aos clientes
curiosidades, conteúdos interessantes e relevantes sobre seus produtos e serviços,
bastidores do negócio com fotos e vídeos dos colaboradores preparando os pratos
e produtos, são excelentes maneiras de estar em contato com suas clientes e
ajudam bastante na fidelização dos clientes já que os aproxima de sua empresa e
cria vínculo mais afetivos e próximos.
Lembre-se,
saber para saber o preço do seu produto o cliente pode ir à sua loja. O que
você precisa fazer é levá-lo a sua loja, portanto não é colocando preço e foto
na internet que demonstrará quem você é ou qual a qualidade do produto que você
vende. O cliente de hoje em dia procura experiências e não somente preço e
produto. Mostrando seus bastidores, a qualidade de sua matéria, o carinho que
seus colaboradores têm com seus produtos, receitas que produzem, você mostrará
elementos que farão o cliente decidir visitar seus negócios e perguntar o
preço.
Foque num atendimento impecável
Uma das
maneiras de fidelizar clientes é criando diferencias que demarquem sua empresa
no mercado com alguma característica marcante. Uma das melhores opções para se
diferenciar no mercado é através do atendimento diferenciado e impecável. Fazer
com que seu cliente sinta a experiência que você deseja transmitir, seja seu
estabelecimento mais formal ou mais informal. Neste quesito vale lembrar a
importância da criação da identidade da empresa e posteriormente do treinamento
dos colaboradores. Além dessas duas etapas é importante que se crie um material
didático relacionando sua essência para utilização de novos colaboradores que
venham a entrar em seu estabelecimento.
Não se esqueça do pós-vendas
Essa é a parte essencial para
fechar com chave de ouro o processo de fidelização de clientes. Estar em
contato e presente na vida dos clientes mesmo quando ele não está na sua
empresa, vai fazer com ele se lembre de você em diferentes momentos do dia. Por
isso reforçamos aqui a importância das redes sociais e da internet. Continuar
em contato através de e-mail marketing é muito utilizado hoje em dia.
Hoje vimos mais
3 maneiras que podemos utilizar para melhorar a fidelização de clientes em seu
restaurante ou bar. Lembrando que cada técnica ou ferramenta pode servir para
um restaurante, mas pode não servir para outros. Por isso tentar e sentir a
receptividade de sua clientela é essencial para obtermos resultados mais
próximo ao ideal!
Pedro Ramos
Chef e Consultor da PhiX Consultoria
Tel: +55 (19) 9 9664 6572
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