Pular para o conteúdo principal

Meu fornecedor não fez as entregas, o que devo fazer?




Quando trabalhamos com restaurantes, temos três frentes de pessoas com as quais trabalhamos. Nossos clientes, nossos colaboradores e por fim nossos fornecedores. Todas as três categorias mostram suas dificuldades de trabalho e podem gerar problemas para seu estabelecimento. No artigo de hoje, falaremos sobre nossos fornecedores e como ele podem arruinar um dia de trabalho ou mesmo uma semana inteira. Claro que essa é uma visão pessimista, mas ao mesmo tempo é real. Meu objetivo aqui não é listar os erros que podem acontecer, mas sim as soluções!
Ficar sem algum tipo de matéria prima é um dos principais temores de qualquer gestor de restaurantes, fazer os pedidos para a semana ou para o mês e o fornecedor não conseguir entregar pode trazer desequilíbrio nos custos e no ritmo de trabalho dos colaboradores, finalmente chegando aos clientes que ficarão sem aquela opção de escolha do cardápio. Quando isso ocorre, normalmente entramos em desespero e não sabemos muito o que fazer. Ficamos perdidos e a primeira tendência é tirar do cardápio os pratos que levam esse produto

Trabalhe sempre com a prevenção
A princípio parece meio obvio, mas não é tanto assim, quando falamos em prevenção e em não ficar nas mãos de seu fornecedor, estamos falando de uma série de atitudes que devemos tomar no dia a dia da operação de um restaurante. Dentre essas atitudes, podemos citar as compras para duas semanas, porém feitas semanalmente. Onde compramos hoje para a daqui a duas semanas e não para semana que vem. Veja o exemplo abaixo:


Semana 1
Semana 2
Semana 3
Semana 4
Faremos as compras para a semana 3
Faremos as compras para a semana 4
Entregas da semana 1
Fornecedor não entregou
Temos ainda produtos comprados na semana 2


Outra dica para a prevenção é ter em seus arquivos mais de um fornecedor para cada produto que utiliza no restaurante, assim quando um fornecedor não puder entregar, você pode recorrer a outros que estão em seu cadastro.

Oriente seus garçons a informarem de cara quais pratos não teremos hoje
Um dos principais problemas que enfrentamos com a falta de matérias primas é a frustação do cliente ao descobrir que o prato ou a bebida que ele gostaria de provar está em falta. Portanto, é importante informar para os clientes quais pratos não teremos durante o serviço, do que esperar ele pedir o tal prato e receber um não! Inclusive se necessário pode informar que teve um problema com o fornecedor e a mercadoria não foi entregue a tempo!

Crie especiais do dia
Para driblar esse problema exercite a criação de pratos especiais do dia, a partir daquilo que você já tem em seu estoque. Dessa maneira, você oferecerá mais opções para seu cliente minimizando a frustração ao pedir um prato em falta. Além de que com pratos especiais do dia, você consegue direcionar o consumo para aquilo que você quer vender!
Por hoje encerramos por aqui, mas fique atento que temos sempre novos conteúdos para ajudar na gestão de seu estabelecimento! Se essas dicas te ajudaram a melhorar a gestão de seu estabelecimento, compartilhe com seus colegas de trabalho para melhorarmos cada vez mais o mercado de alimentos e bebidas!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como deixar seu cardápio visualmente mais atrativo?

Um restaurante de sucesso se atenta a diversos detalhes que complementam o que chamamos de experiência do cliente. Dentre elas podemos citar a qualidade do atendimento, limpeza dos banheiros, qualidade da comida e das bebidas, limpeza do salão e a beleza e decoração do mesmo. Dizemos que a satisfação do cliente se encontra nos pequenos detalhes que ele vai sentindo e experienciando ao longo de sua visita a nosso estabelecimento. Dessa forma marcamos de certa forma aquele momento em sua lembrança. Um dos detalhes principais notados pelos clientes e que podem contribuir para uma experiência positiva ou negativa e com relação a qualidade e apresentação dos cardápios. Aqui não estamos falando da comida que é apresentada no cardápio, mas sim do lay out, das cores, letras e disposição dos itens. Na maneira como nos comunicamos e na facilidade da compreensão do que está descrito nas opções propostas pelo restaurante. Pensando nessas premissas, resolvi elaborar um pequeno manual de mon

Métodos de cocção - Princípios Básicos

      Dizem por aí que os métodos de cocção são a principal essência para os chefs de cozinha. São eles que vão dizer o que o pratos será ao fim do processo de produção. Dentro da gastronomia existem vários métodos de cocção. Mas porque devemos compreender e estudar cada um deles? Pelo simples fato de que, quando elaboramos cardápios devemos variar e combiná-los para que assim tenhamos maior variação de sabores e aromas. Lembrando que os diferentes tipos de cocção também conferem diferentes aromas e sabores aos alimentos além de também conferir diferentes cores. Outro importante motivo de se conhecer os diferentes métodos de cocção é pensar na satisfação geral dos clientes. Muitas vezes recebemos hóspedes que não comem ou não gostam de comidas com gordura ou que preferem frituras, assim, variando o preparo dos alimentos conseguimos agradar a maior parte de nossos comensais (clientes). Cocção rápida ou em calor seco       A cocção rápida ou com calor seco (sem adição de água) p

Como promover eventos em seu restaurante?

Um dos temas que mais falamos em nossas aulas e a respeito da diversificação de entradas de faturamento que um restaurante deve ter. Quando falamos nesse assunto estamos propondo que o gestor traga para o estabelecimento mais fontes de faturamento que o habitual atendimento ao cliente nas mesas. Uma das fontes mais confiáveis eficientes para colocar em prática a diversificação são os eventos. Eles nos ajudam a aumentar a utilização do restaurante principalmente em momentos em que não temos tanto movimento, como por exemplo no início da semana para restaurante que tem maior movimento aos finais de semana e nos finais de semana para estabelecimentos comerciais que tem seu maior movimento durante a semana útil. Na matéria de hoje veremos como podemos trabalhar com eventos em seu restaurante. Primeiro temos que entender que só vale a pena trabalhar com eventos em seu restaurante se for para cobrir os dias ou horários de menor movimento, pois se você já tem um grande movimento, p