Pular para o conteúdo principal

Como seu restaurante pode ser mais sustentável?



Um dos assuntos mais falados nesses últimos anos é com relação à sustentabilidade dos empreendimentos, sejam eles de nosso setor ou de outros setores do mercado. Reduzir o impacto das empresas e das populações no meio ambiente é algo fundamental para deixarmos um planeta mais saudável e longevo para as nossas e as futuras gerações. Trabalhar essa temática em bares e restaurantes é essencial nos dias atuais, para gerarmos profissionais mais engajados na causa e que compreendam a importância de abandonar velhos hábitos e mirar o futuro.
Por outro lado, muitas vezes fazemos analogias simples sobre sustentabilidade em nosso ramo, por exemplo, quando falamos sobre esse assunto com alunos universitários ou de cursos técnicos, eles já pensam imediatamente em duas coisas, reduzir o consumo de água e reciclar os resíduos que o estabelecimento gera. Não está errado, mas podemos levar o conceito de sustentabilidade em bares e restaurantes mais longe e tornar nossos negócios mais eco-friendly.
Captação e reciclagem da água
Um dos processos que leva o restaurante a ser mais sustentável e trabalhar na preservação das águas. Tanto na captação de água da chuva para utilizar em descargas e lavagem de áreas externas quanto fazendo a reciclagem de água utilizada, por exemplo, na lavagem de panos e toalhas que pode ser utilizada na lavagem de áreas comuns. Além disso, também podemos colocar controladores de fluxo de água nas torneiras para controlas a vazão de água. Outra atitude que podemos tomar e na conscientização de cliente instalando avisos para evitar desperdício nas torneiras e privadas. E para finalizar, treinar seus colaboradores para utilização da água de forma consciente na lavagem de pratos e panelas.
Separação do lixo
A separação do lixo reciclável do orgânico, já é algo comum nos dias de hoje, mas deve ser intensificado e implantado com mais eficiência, principalmente na separação de plásticos. Um exemplo é com relação às embalagens de carnes e outros produtos alimentícios que normalmente são jogados diretamente no lixo orgânico, porém com uma passada de água, podemos colocá-los no lixo reciclável. E não me venha com desculpas de que não dá tempo de lavar as embalagens, isso se chama desculpa do preguiçoso!
Utilização de energia solar
Cada vez mais comum, a energia solar se tornará em breve algo obrigatório para negócios e empreendimentos de todas os mercados, e em restaurante não será diferente já que o custo da energia elétrica é muito alto e corresponde em alguns casos a 5% do faturamento bruto de alguns estabelecimentos. Portanto utilizar uma fonte de energia praticamente gratuita e limpa, será o futuro. Hoje em dia os equipamentos para captação de energia solar está se tornando mais barato e acessível a todos, basta pesquisar e negociar!
Redução do consumo de plástico e embalagens plásticas
Não precisamos falar muito sobre esse item de nosso texto. Basta abrir os jornais ou as redes sociais para vermos a gravidade dos problemas que estamos enfrentando com relação à utilização desenfreada de plásticos e outros produtos para embalagem como isopor. Há estudos que comprovam que mais da metade das tartarugas marinhas do mundo possuem pedaços de plásticos em seus estômagos. Portanto se você utiliza muito plástico na embalagem de produtos para delivery, ou mesmo compra muitos produtos industrializados como óleo de soja, arroz entre outros, deve começar a repensar as embalagens que vem com eles. Procure ir trocando aos poucos e pesquisando quais fornecedores possuem compromisso com o meio ambiente e oferecem embalagens que são recicláveis. Troque sias embalagens de isopor por embalagens de papelão ou derivados de papel que se forem parar no meio ambiente, se degradarão com mais rapidez.
Utilização de produtores regionais
Nos últimos 100 anos, vimos um fenômeno em praticamente todos os países do mundo que chamamos de êxodo rural, ou seja, as pessoas saindo do campo por falta de oportunidades e indo para cidade em busca de emprego. Nos dias de hoje a questão dos pequenos produtores rurais está na boca de muitos proprietários e gestores de restaurantes que buscam produtos com menos aditivos químicos e mais artesanais. Nessa linha os pequenos produtores devem ser incentivados e valorizados, pois realmente oferecem produtos de melhor qualidade e muitas mais baratos que os industrializados. Portanto dentro d seu plano de sustentabilidade coloque a possibilidade de rever seus fornecedores por pequenos produtores de sua cidade ou região!
Espero que tenham gostado de mais um texto em nosso blog, sempre escritos com muito carinho e empenho. Lembre-se que a sustentabilidade NÃO é mais o futuro, mas é sim o presente, se você não se adaptar hoje, perderá seus clientes amanhã! Bons negócios e forte abraço!! Até a próxima!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como deixar seu cardápio visualmente mais atrativo?

Um restaurante de sucesso se atenta a diversos detalhes que complementam o que chamamos de experiência do cliente. Dentre elas podemos citar a qualidade do atendimento, limpeza dos banheiros, qualidade da comida e das bebidas, limpeza do salão e a beleza e decoração do mesmo. Dizemos que a satisfação do cliente se encontra nos pequenos detalhes que ele vai sentindo e experienciando ao longo de sua visita a nosso estabelecimento. Dessa forma marcamos de certa forma aquele momento em sua lembrança. Um dos detalhes principais notados pelos clientes e que podem contribuir para uma experiência positiva ou negativa e com relação a qualidade e apresentação dos cardápios. Aqui não estamos falando da comida que é apresentada no cardápio, mas sim do lay out, das cores, letras e disposição dos itens. Na maneira como nos comunicamos e na facilidade da compreensão do que está descrito nas opções propostas pelo restaurante. Pensando nessas premissas, resolvi elaborar um pequeno manual de mon

Métodos de cocção - Princípios Básicos

      Dizem por aí que os métodos de cocção são a principal essência para os chefs de cozinha. São eles que vão dizer o que o pratos será ao fim do processo de produção. Dentro da gastronomia existem vários métodos de cocção. Mas porque devemos compreender e estudar cada um deles? Pelo simples fato de que, quando elaboramos cardápios devemos variar e combiná-los para que assim tenhamos maior variação de sabores e aromas. Lembrando que os diferentes tipos de cocção também conferem diferentes aromas e sabores aos alimentos além de também conferir diferentes cores. Outro importante motivo de se conhecer os diferentes métodos de cocção é pensar na satisfação geral dos clientes. Muitas vezes recebemos hóspedes que não comem ou não gostam de comidas com gordura ou que preferem frituras, assim, variando o preparo dos alimentos conseguimos agradar a maior parte de nossos comensais (clientes). Cocção rápida ou em calor seco       A cocção rápida ou com calor seco (sem adição de água) p

Como promover eventos em seu restaurante?

Um dos temas que mais falamos em nossas aulas e a respeito da diversificação de entradas de faturamento que um restaurante deve ter. Quando falamos nesse assunto estamos propondo que o gestor traga para o estabelecimento mais fontes de faturamento que o habitual atendimento ao cliente nas mesas. Uma das fontes mais confiáveis eficientes para colocar em prática a diversificação são os eventos. Eles nos ajudam a aumentar a utilização do restaurante principalmente em momentos em que não temos tanto movimento, como por exemplo no início da semana para restaurante que tem maior movimento aos finais de semana e nos finais de semana para estabelecimentos comerciais que tem seu maior movimento durante a semana útil. Na matéria de hoje veremos como podemos trabalhar com eventos em seu restaurante. Primeiro temos que entender que só vale a pena trabalhar com eventos em seu restaurante se for para cobrir os dias ou horários de menor movimento, pois se você já tem um grande movimento, p