Pular para o conteúdo principal

3 primeiros passos para abrir um restaurante?




Abrir um restaurante é o sonho de muitos empreendedores no mundo inteiro. No Brasil, com a ascensão da gastronomia e com o crescimento no mercado, vemos muita gente abrindo novos negócios. Porem ao mesmo tempo vemos muito que abrem não sobrevivem ao primeiro ano e isso está muito ligado a falta de planejamento na concepção e na montagem no negócio. Por isso resolvi montar esse artigo com as 5 primeiras etapas para a abertura de um novo empreendimento gastronômico. Fique ligado e compartilhe o texto com outras pessoas, para que a informação chegue mais longe.
      1.     Cuidado com as modinhas
Sempre falo em meus vídeos, aulas e textos para tomar muito cuidado com as modinhas. Nos dias de hoje, precisamos tomar mais cuidado ainda, pois as modas estão cada vez mais passageiras. Numa sociedade de consumo, onde nos cansamos rapidamente daquilo que temos e precisamos sempre de coisas novas, apostar em modas não é o melhor caminho, a não ser que você dê sorte e entre na moda na hora certa. Investir em tipos de comida que estão na moda é um grande risco e normalmente só traz lucro para aqueles que aderiram logo no início do burburinho. Após um tempo o mercado costuma se saturar rapidamente e o público tende a perder o interesse pela moda e aqueles que esperaram para investir e investiram na hora errada acabam perdendo caminhões de dinheiro. Portanto, se eu fosse abrir um restaurante hoje, eu fugiria das modas e me concentraria em tipos de restaurantes mais sólidos e estabilizados.
      2.     Planeje muuuuuitooo
O planejamento é essencial para montar qualquer negócio, principalmente se você é um entrante no mercado. Na gastronomia isso é ainda mais importante, pois restaurante não é território para amadores e costuma pregar peças em quem acha que ter um restaurante é coisa simples e fácil, pois é só fazer comida e vender. Portanto preparar um plano de negócios que seja REALISTA, ou seja, que não seja influenciado pela SUA visão do estabelecimento é essencial. Se você como proprietário colocar o seu sonho na frente da realidade, é muito provável que você entre para a estatística dos restaurantes que fecham com menos de 1 ano de vida. Portanto seja idôneo e realista na montagem de seu plano de negócios e se possível contrate um profissional especializado para lhe ajudar nessa etapa.
       3.     Escolha o ponto comercial com calma
Outro aspecto de extrema relevância no sucesso do empreendimento é a escolha do melhor local para montar seu estabelecimento. NÃO se apaixone por locais que você visita, isso normalmente atrapalha a escolha do melhor ponto comercial. Procure locais que tenham estacionamentos por perto, que sejam com boa aparência de dia e a noite também. Cuidado com locais muito escuros e que possam ser perigosos para seus clientes, como locais com fama de muitos assaltos e roubos. Analise muito bem as questões relacionadas a estacionamento. O melhor quadro nesse caso, é procurar locais com estacionamento próprio. Senão for possível, procure locais movimentados que tenham vagas na rua ou que estejam localizados próximos a estacionamentos!
Seguindo essas 3 dicas básicas, você conseguirá abrir um restaurante com melhores resultados e que atraiam mais clientes, claro que para que isso realmente ocorra, será necessário superar as expectativas que os clientes terão do seu negócio!

Espero que você tenha gostado de mais um texto da PhiX Cursos e Treinamentos, não se esqueça de acessar nossa plataforma de cursos online e se aprimorar no setor de alimentos e bebidas.

Até a próxima!! 

Comentários

  1. Excelente artigo.


    Como empreendedor desse mercado, senti muita carência de informações no início de minha jornada.

    O nível de capacitação e gestão ainda é muito incipiente no segmento.

    Portanto, toda iniciativa de prover luz aos novos (e velhos) ingressantes, é de extrema relevância.

    Um abraço

    Gh

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado pelo seu comentário!! Forte abraço e sucesso!!

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Como deixar seu cardápio visualmente mais atrativo?

Um restaurante de sucesso se atenta a diversos detalhes que complementam o que chamamos de experiência do cliente. Dentre elas podemos citar a qualidade do atendimento, limpeza dos banheiros, qualidade da comida e das bebidas, limpeza do salão e a beleza e decoração do mesmo. Dizemos que a satisfação do cliente se encontra nos pequenos detalhes que ele vai sentindo e experienciando ao longo de sua visita a nosso estabelecimento. Dessa forma marcamos de certa forma aquele momento em sua lembrança. Um dos detalhes principais notados pelos clientes e que podem contribuir para uma experiência positiva ou negativa e com relação a qualidade e apresentação dos cardápios. Aqui não estamos falando da comida que é apresentada no cardápio, mas sim do lay out, das cores, letras e disposição dos itens. Na maneira como nos comunicamos e na facilidade da compreensão do que está descrito nas opções propostas pelo restaurante. Pensando nessas premissas, resolvi elaborar um pequeno manual de mon

Métodos de cocção - Princípios Básicos

      Dizem por aí que os métodos de cocção são a principal essência para os chefs de cozinha. São eles que vão dizer o que o pratos será ao fim do processo de produção. Dentro da gastronomia existem vários métodos de cocção. Mas porque devemos compreender e estudar cada um deles? Pelo simples fato de que, quando elaboramos cardápios devemos variar e combiná-los para que assim tenhamos maior variação de sabores e aromas. Lembrando que os diferentes tipos de cocção também conferem diferentes aromas e sabores aos alimentos além de também conferir diferentes cores. Outro importante motivo de se conhecer os diferentes métodos de cocção é pensar na satisfação geral dos clientes. Muitas vezes recebemos hóspedes que não comem ou não gostam de comidas com gordura ou que preferem frituras, assim, variando o preparo dos alimentos conseguimos agradar a maior parte de nossos comensais (clientes). Cocção rápida ou em calor seco       A cocção rápida ou com calor seco (sem adição de água) p

Como promover eventos em seu restaurante?

Um dos temas que mais falamos em nossas aulas e a respeito da diversificação de entradas de faturamento que um restaurante deve ter. Quando falamos nesse assunto estamos propondo que o gestor traga para o estabelecimento mais fontes de faturamento que o habitual atendimento ao cliente nas mesas. Uma das fontes mais confiáveis eficientes para colocar em prática a diversificação são os eventos. Eles nos ajudam a aumentar a utilização do restaurante principalmente em momentos em que não temos tanto movimento, como por exemplo no início da semana para restaurante que tem maior movimento aos finais de semana e nos finais de semana para estabelecimentos comerciais que tem seu maior movimento durante a semana útil. Na matéria de hoje veremos como podemos trabalhar com eventos em seu restaurante. Primeiro temos que entender que só vale a pena trabalhar com eventos em seu restaurante se for para cobrir os dias ou horários de menor movimento, pois se você já tem um grande movimento, p