Pular para o conteúdo principal

Você deve ter um aplicativo de delivery do seu restaurante???

    Atualmente um dos canais de vendas mais importantes para bares e restaurantes são os aplicativos de delivery. Porém existem um grande problema na utilização desses aplicativos que é o alto valor pagos pelas comissões. Alguns aplicativos chegam a cobrar até 26% do faturamento dos bares e restaurantes que vendem através de suas plataformas. Isso de certo modo pode reduzir muito as margens de lucros dos estabelecimentos de alimentação. Como já abordamos em alguns vídeos e textos, existem maneiras de precificar de forma correta, visando manter op lucro e repassando ao consumidor esse valor cobrado pelas plataformas de delivery. além de focar suas vendas através dos canais próprios e gratuitos como Instagram e WhatsApp. 

    Tentando surfar essa onda, diversas empresas de softwares começaram a criar e oferecer uma solução ''GENIAL'' começar a criar aplicativos para bares e restaurantes poderem vender seus produtos de forma autônoma e direta com a promessa de driblar essas altas taxas e ter mais controle sobre seus clientes e sobre suas vendas. Mas eles esqueceram de avaliar alguns detalhes importantes e em prol do lucro de suas empresas acabam enganando empreendedores do ramo da alimentação que investem nesses apps e acabam tomando um grande prejuízo longo do tempo. 

    Vamos elencar os principais problemas e porque você não deve ter o seu próprio aplicativo e dedicar tempo e dinheiro em outros formatos e canais de vendas visando, aí sim, reduzir custos e fugir das altas taxas cobradas por esses aplicativos de delivery. 

    Motivo nº1: Criar o seu próprio aplicativo é caro, muito caro, principalmente se for completo, com todos os procedimentos de pedido e pagamento direto na plataforma. Isso mesmo, atualmente criar seu próprio aplicativo pode custar entre R$1.500,00 e R$5.000,00. Isso dependendo do tipo de app que está sendo criado. Se tiver plataforma de pagamento, pode ficar ainda mais caro. Algumas empresas ainda cobram mensalidades ou valores extras quando precisam atualizar ou trabalhar em algum recurso ou problema que está ocorrendo com o aplicativo. 

    Motivo nº2: Os aplicativos de delivery que juntam diversos restaurantes como Ifood e Ubereats oferecem para os consumidores em geral muito praticidade e comodidade, pois possuem milhares de opções de restaurantes em uma única plataforma com diversas possibilidades de pagamento entre outros benefícios que são adicionados diariamente. Isso dificilmente ocorrerá com seu app, pois trará cada vez mais custo e investimento a cada novidade e facilidade que você queira implantar na sua plataforma própria. 

    Motivo nº3: Os brasileiros utilizam cada vez mais seus celulares para fotos, músicas, vídeos entre outras funcionalidade importantes em seu dia a dia. Isso significa que cada vez mais a memória dos celulares precisam ficar maiores, porém a média dos celulares brasileiros está em 32 gigabits de armazenamento interno, o que faz com que dificilmente ele fique baixando diversos apps que ocupem espaço e ele use poucas vezes ao longo do ano. Isso inclui o aplicativo do seu restaurante. imagine se todos os restaurantes resolvem criar os seus próprios aplicativos e com isso um cliente que gosta e frequenta de 5 a 10 estabelecimentos de alimentação tiver que baixar todos esses apps. A possibilidade disso ocorrer é próximo a zero. Portanto, você criar um aplicativo, não é sinônimo de aumentar vendas, justamente porque muito provavelmente pouquíssimas pessoas irão baixar e usar com frequência seu app. a grande maioria vai te buscar nos apps tradicionais que reúnem milhares e opções. Se esses clientes não te encontrarem lá. provavelmente pedirão comida no seu concorrente que está. 

    Fechando nosso texto, vale mais a pena, após a venda pelos apps tradicionais você entrar em contato com esses clientes oferecendo as plataformas gratuitas como mencionamos acima, onde ele poderá inclusive ter acesso a promoções exclusivas e pagar mais barato comprando através de WhatsApp e Instagram. Talvez existam somente dois tipos de estabelecimentos de alimentação que podem pensar e fazer contas se vale ou não a pena criar seus próprios apps. Empresas de consumo recorrente como restaurantes comerciais ou de marmitas baratas e de comida do dia a di e grandes redes de alimentação que possuem diversas lojas e nome forte no mercado. E muito cuidado com vendedores de aplicativos e empresas de tecnologias que tentar te vender uma ilusão de forma bastante persuasiva e enganadora. definitivamente não vale a pena investir em seu próprio app. 



ACESSE NOSSOS CURSOS ATRAVÉS DO LINK:
SE PROFISSIONALIZAR nos dias de hoje é ESSENCIAL para se diferenciar no MERCADO. Aproveite essa OPORTUNIDADE fazendo seu curso em uma EMPRESA que POSSUI mais de 11 ANOS NO MERCADO atuando em ESCOLAS RENOMADAS, Faculdades de GASTRONOMIA, além da EXPERIÊNCIA de IMPLANTAR e reformular mais de 100 estabelecimentos de ALIMENTAÇÃO no Brasil e América do Sul.

CURTA NOSSAS REDES SOCIAIS
Conheça nosso perfil no instagram: https://www.instagram.com/gastronomia...
Para entrar em contato envie um e-mail para: pedroramos.phix@outlook.com
Curta nossa página no facebook: https://www.facebook.com/phxconsultor...
Visite nosso blog e leia nossos artigos: https://gastronomiaprofissional.blogs...
Se inscreva em nosso canal no YouTube: Gastronomia Profissional


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como deixar seu cardápio visualmente mais atrativo?

Um restaurante de sucesso se atenta a diversos detalhes que complementam o que chamamos de experiência do cliente. Dentre elas podemos citar a qualidade do atendimento, limpeza dos banheiros, qualidade da comida e das bebidas, limpeza do salão e a beleza e decoração do mesmo. Dizemos que a satisfação do cliente se encontra nos pequenos detalhes que ele vai sentindo e experienciando ao longo de sua visita a nosso estabelecimento. Dessa forma marcamos de certa forma aquele momento em sua lembrança. Um dos detalhes principais notados pelos clientes e que podem contribuir para uma experiência positiva ou negativa e com relação a qualidade e apresentação dos cardápios. Aqui não estamos falando da comida que é apresentada no cardápio, mas sim do lay out, das cores, letras e disposição dos itens. Na maneira como nos comunicamos e na facilidade da compreensão do que está descrito nas opções propostas pelo restaurante. Pensando nessas premissas, resolvi elaborar um pequeno manual de mon

Métodos de cocção - Princípios Básicos

      Dizem por aí que os métodos de cocção são a principal essência para os chefs de cozinha. São eles que vão dizer o que o pratos será ao fim do processo de produção. Dentro da gastronomia existem vários métodos de cocção. Mas porque devemos compreender e estudar cada um deles? Pelo simples fato de que, quando elaboramos cardápios devemos variar e combiná-los para que assim tenhamos maior variação de sabores e aromas. Lembrando que os diferentes tipos de cocção também conferem diferentes aromas e sabores aos alimentos além de também conferir diferentes cores. Outro importante motivo de se conhecer os diferentes métodos de cocção é pensar na satisfação geral dos clientes. Muitas vezes recebemos hóspedes que não comem ou não gostam de comidas com gordura ou que preferem frituras, assim, variando o preparo dos alimentos conseguimos agradar a maior parte de nossos comensais (clientes). Cocção rápida ou em calor seco       A cocção rápida ou com calor seco (sem adição de água) p

Como promover eventos em seu restaurante?

Um dos temas que mais falamos em nossas aulas e a respeito da diversificação de entradas de faturamento que um restaurante deve ter. Quando falamos nesse assunto estamos propondo que o gestor traga para o estabelecimento mais fontes de faturamento que o habitual atendimento ao cliente nas mesas. Uma das fontes mais confiáveis eficientes para colocar em prática a diversificação são os eventos. Eles nos ajudam a aumentar a utilização do restaurante principalmente em momentos em que não temos tanto movimento, como por exemplo no início da semana para restaurante que tem maior movimento aos finais de semana e nos finais de semana para estabelecimentos comerciais que tem seu maior movimento durante a semana útil. Na matéria de hoje veremos como podemos trabalhar com eventos em seu restaurante. Primeiro temos que entender que só vale a pena trabalhar com eventos em seu restaurante se for para cobrir os dias ou horários de menor movimento, pois se você já tem um grande movimento, p