Atualmente um dos canais de vendas mais importantes para bares e restaurantes são os aplicativos de delivery. Porém existem um grande problema na utilização desses aplicativos que é o alto valor pagos pelas comissões. Alguns aplicativos chegam a cobrar até 26% do faturamento dos bares e restaurantes que vendem através de suas plataformas. Isso de certo modo pode reduzir muito as margens de lucros dos estabelecimentos de alimentação. Como já abordamos em alguns vídeos e textos, existem maneiras de precificar de forma correta, visando manter op lucro e repassando ao consumidor esse valor cobrado pelas plataformas de delivery. além de focar suas vendas através dos canais próprios e gratuitos como Instagram e WhatsApp.
Tentando surfar essa onda, diversas empresas de softwares começaram a criar e oferecer uma solução ''GENIAL'' começar a criar aplicativos para bares e restaurantes poderem vender seus produtos de forma autônoma e direta com a promessa de driblar essas altas taxas e ter mais controle sobre seus clientes e sobre suas vendas. Mas eles esqueceram de avaliar alguns detalhes importantes e em prol do lucro de suas empresas acabam enganando empreendedores do ramo da alimentação que investem nesses apps e acabam tomando um grande prejuízo longo do tempo.
Vamos elencar os principais problemas e porque você não deve ter o seu próprio aplicativo e dedicar tempo e dinheiro em outros formatos e canais de vendas visando, aí sim, reduzir custos e fugir das altas taxas cobradas por esses aplicativos de delivery.
Motivo nº1: Criar o seu próprio aplicativo é caro, muito caro, principalmente se for completo, com todos os procedimentos de pedido e pagamento direto na plataforma. Isso mesmo, atualmente criar seu próprio aplicativo pode custar entre R$1.500,00 e R$5.000,00. Isso dependendo do tipo de app que está sendo criado. Se tiver plataforma de pagamento, pode ficar ainda mais caro. Algumas empresas ainda cobram mensalidades ou valores extras quando precisam atualizar ou trabalhar em algum recurso ou problema que está ocorrendo com o aplicativo.
Motivo nº2: Os aplicativos de delivery que juntam diversos restaurantes como Ifood e Ubereats oferecem para os consumidores em geral muito praticidade e comodidade, pois possuem milhares de opções de restaurantes em uma única plataforma com diversas possibilidades de pagamento entre outros benefícios que são adicionados diariamente. Isso dificilmente ocorrerá com seu app, pois trará cada vez mais custo e investimento a cada novidade e facilidade que você queira implantar na sua plataforma própria.
Motivo nº3: Os brasileiros utilizam cada vez mais seus celulares para fotos, músicas, vídeos entre outras funcionalidade importantes em seu dia a dia. Isso significa que cada vez mais a memória dos celulares precisam ficar maiores, porém a média dos celulares brasileiros está em 32 gigabits de armazenamento interno, o que faz com que dificilmente ele fique baixando diversos apps que ocupem espaço e ele use poucas vezes ao longo do ano. Isso inclui o aplicativo do seu restaurante. imagine se todos os restaurantes resolvem criar os seus próprios aplicativos e com isso um cliente que gosta e frequenta de 5 a 10 estabelecimentos de alimentação tiver que baixar todos esses apps. A possibilidade disso ocorrer é próximo a zero. Portanto, você criar um aplicativo, não é sinônimo de aumentar vendas, justamente porque muito provavelmente pouquíssimas pessoas irão baixar e usar com frequência seu app. a grande maioria vai te buscar nos apps tradicionais que reúnem milhares e opções. Se esses clientes não te encontrarem lá. provavelmente pedirão comida no seu concorrente que está.
Fechando nosso texto, vale mais a pena, após a venda pelos apps tradicionais você entrar em contato com esses clientes oferecendo as plataformas gratuitas como mencionamos acima, onde ele poderá inclusive ter acesso a promoções exclusivas e pagar mais barato comprando através de WhatsApp e Instagram. Talvez existam somente dois tipos de estabelecimentos de alimentação que podem pensar e fazer contas se vale ou não a pena criar seus próprios apps. Empresas de consumo recorrente como restaurantes comerciais ou de marmitas baratas e de comida do dia a di e grandes redes de alimentação que possuem diversas lojas e nome forte no mercado. E muito cuidado com vendedores de aplicativos e empresas de tecnologias que tentar te vender uma ilusão de forma bastante persuasiva e enganadora. definitivamente não vale a pena investir em seu próprio app.
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