Pular para o conteúdo principal

DICA FUNDAMENTAL: Reduza seu desperdício! Quer saber como?

    Uma das pautas que mais gostamos em nosso canal, blog e Instagram é justamente a redução do desperdício. Isso porque com algumas simples mudanças nos processos gerenciais, conseguimos atingir diferentes objetivos que resolvem muitos dos nossos problemas e também ajudam o mundo a ser um lugar mais justo e com melhor distribuição de alimentos entre aqueles que possuem menos. Quando pensamos em gestão, a redução de desperdício auxilia a reduzir os custos das matérias primas já que acaba aproveitando melhor os insumos comprados e utilizados no restaurante. Já quando pensamos na otimização de compras, significa que ao aproveitarmos melhor as matérias primas e jogarmos menos produtos no lixo também fazemos com que sejam melhor distribuídos e sobre mais produtos para todos. Também podemos pensar que um restaurante pode, ao invés de jogar alimentos que estejam em boas condições de consumos no lixo, doar para os que mais necessitem. tudo isso é possível com algumas atitudes simples e fáceis de serem implantadas, mas que ao mesmo tempo exigem maior dedicação dos gestores e dos colaboradores dos estabelecimentos para que consigamos atingir tais objetivos. 

    O primeiro ponto que devemos estar atentos é com relação à participação dos gestores nos processos produtivos do restaurante, seja na cozinha, seja no salão ou no bar. O que isso significa? Significa estar mais presente e acompanhando os processos produtivos da área, corrigindo e "pegando no pé" dos funcionários ao encontrar desperdício e processos que possam levar ao desperdício. Anotando os erros mais graves e que exijam algum tipo de treinamento corretivo. Sempre costumo dizer que gestor que só fica atrás do caixa deixa de gerenciar de forma efetiva seu negócio. Gerenciar um restaurante não é só ficar tomando conta do dinheiro, mas sim garantir que ele seja bem empenhado nas diferentes áreas. E nesse sentido, reduzir os desperdícios significa garantir que o dinheiro gasto numa determinada matéria prima não seja jogado, literalmente, no lixo. 

    Parte desse gerenciamento vem de conseguir distribuir, principalmente nos restaurantes self services, os alimentos de forma mais eficiente para que sobre menos comida nos buffets e consequentemente sobre os recursos sejam poupados e melhor aproveitados. Alimentos que sobram no buffet de um restaurante, de acordo com a Vigilância Sanitária, deveriam ser descartados, pois possuem maior graus de contaminação pelo maior tempo exposto. Portanto, fiscalizar as quantidades repostas de acordo com a demanda do estabelecimento é fundamental. Além de que a comida que "inevitavelmente" sobrará no buffet poderá ser colocada em marmitas e distribuídas a seus funcionários ou mesmo doadas a instituições de caridade. (a legislação brasileira permite que sejam doadas. Para garantir a segurança desses alimentos, é importante que você coloque uma etiqueta dizendo que devem ser consumidos imediatamente e não devem ser armazenados para consumo posterior.)

    Utilize o conceito de aproveitamento integral dos alimentos para que seus custos sejam menores e os alimentos rendam mais. Por exemplo ao limpar um tomate, devemos retirar somente o que chamamos de "olho" ao invés de retirar uma tampa inteira. Devemos aproveitar melhor talos e folhas de produtos como couve, couve flor e brócolis. Para que isso ocorra de forma correta é importante que seus colaboradores passem por treinamentos e saibam aproveitar de forma assertiva e eficiente as diferentes partes dos alimentos. 
Seguindo essas dicas conseguimos ter resultados melhores em nossos restaurantes e também construir, mesmo que fazendo uma pequena parte, um mundo melhor e mais justo. Desperdício de alimentos é uma preocupação mundial e de todos nós!!

ACESSE NOSSOS CURSOS ATRAVÉS DO LINK:

CURTA NOSSAS REDES SOCIAIS
Conheça nosso perfil no instagram: https://www.instagram.com/gastronomia...
Para entrar em contato envie um e-mail para: pedroramos.phix@outlook.com
Curta nossa página no facebook: https://www.facebook.com/phxconsultor...
Visite nosso blog e leia nossos artigos: https://gastronomiaprofissional.blogs...
Se inscreva em nosso canal no YouTube: Gastronomia Profissional


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como deixar seu cardápio visualmente mais atrativo?

Um restaurante de sucesso se atenta a diversos detalhes que complementam o que chamamos de experiência do cliente. Dentre elas podemos citar a qualidade do atendimento, limpeza dos banheiros, qualidade da comida e das bebidas, limpeza do salão e a beleza e decoração do mesmo. Dizemos que a satisfação do cliente se encontra nos pequenos detalhes que ele vai sentindo e experienciando ao longo de sua visita a nosso estabelecimento. Dessa forma marcamos de certa forma aquele momento em sua lembrança. Um dos detalhes principais notados pelos clientes e que podem contribuir para uma experiência positiva ou negativa e com relação a qualidade e apresentação dos cardápios. Aqui não estamos falando da comida que é apresentada no cardápio, mas sim do lay out, das cores, letras e disposição dos itens. Na maneira como nos comunicamos e na facilidade da compreensão do que está descrito nas opções propostas pelo restaurante. Pensando nessas premissas, resolvi elaborar um pequeno manual de mon...

Métodos de cocção - Princípios Básicos

      Dizem por aí que os métodos de cocção são a principal essência para os chefs de cozinha. São eles que vão dizer o que o pratos será ao fim do processo de produção. Dentro da gastronomia existem vários métodos de cocção. Mas porque devemos compreender e estudar cada um deles? Pelo simples fato de que, quando elaboramos cardápios devemos variar e combiná-los para que assim tenhamos maior variação de sabores e aromas. Lembrando que os diferentes tipos de cocção também conferem diferentes aromas e sabores aos alimentos além de também conferir diferentes cores. Outro importante motivo de se conhecer os diferentes métodos de cocção é pensar na satisfação geral dos clientes. Muitas vezes recebemos hóspedes que não comem ou não gostam de comidas com gordura ou que preferem frituras, assim, variando o preparo dos alimentos conseguimos agradar a maior parte de nossos comensais (clientes). Cocção rápida ou em calor seco       A cocção rápida ou com calo...

Qual a DIFERENÇA entre CHEF EXECUTIVO e CHEF DE COZINHA??

     Uma das grandes dúvidas que temos no mercado da gastronomia é sobre a função dos colaboradores que trabalham dentro dos restaurantes. No nosso canal do Youtube, sempre que falamos sobre as profissões da gastronomia, chove de comentários que ainda não compreendem exatamente se estão trabalhando na função correta ou se estão fazendo as tarefas de outro cargo. Dentre todos os cargos e funções, a que mais causa confusão é a de Chef Executivo. Muitos profissionais que são chefs de cozinha ou líderes de cozinha se auto intitulam chefs executivos e propagam aos setes ventos que o são. Mas, em primeiro lugar a função de chef executivo é bastante rara no Brasil e é preciso algumas prerrogativas essenciais para poder ostentar esse cargo. Vamos entender quais são essas prerrogativas e elucidar todas as dúvidas.       Antes de mais nada é preciso descrever o papel do chef de cozinha e quais são as tarefas que ele executa ao longo e sua jornada de trabalho. Al...