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Negócios alternativos – Food Truck é um bom negócio?



            Primeiramente é preciso entender que todo negócio de alimentação, se bem gerido e liderado, será um bom negócio. Aliando isso a inovação e diferenciação da concorrência as coisas podem ser bem melhores. Atualmente – e acredito que por um bom tempo ainda – o mercado de alimentos e bebidas vai evoluir e continuará crescendo. Normalmente atua em forma de ondas, trazendo modas que muitas são passageiras e outras que se solidificam e se tornam parte integrante de nossa cultura gastronômica. Os foods trucks não fogem a esta realidade e na minha opinião não sairão de cena tão cedo. Por isso posso afirmar que continuam sendo um bom negócio e um bom investimento. Mas vamos entender um pouco melhor o que é preciso avaliar antes de investir seu “Money” num food truck!

           Primeiro ponto a ser avaliado antes de definir seu futuro é entender como será sua vida a bordo de um food truck. Lembre-se que este é um modelo de negócio onde a comida vai até seu público e não o público que vai a seu restaurante. Viajar está na rotina da maioria dos negócios e me arrisco a dizer que é essencial para se obter bons lucros. Portanto vemos que a jornada de trabalho é exaustiva e requer deslocamento constante. Seguindo está linha você gestor, deve conhecer e avaliar quais tipos de eventos serão mais interessantes para seu futuro negócio. Normalmente existem os circuitos ou grupos de food trucks que seguem um calendário de viagens. Conhecer esses roteiros e definir qual o melhor para você e sua empresa tornará as próximas etapas mais fáceis de definir e organizar!

            Existe também a opção dos trucks fixos, está opção é adotada por pessoas que querem investir menos numa estrutura modular, porém seus métodos de gestão operacional e administrativa se assemelham a de um restaurante comum. Seu cardápio deve ter mais opções já que seu público será praticamente o mesmo (sua cidade, região ou bairro)

           Uma vez compreendido a rotina de um food truck deve-se passar ao planejamento do negócio. Definir tipo de culinária e o cardápio deve ser feito logo no início, pois são eles que definirão o número de mão de obra e qual estrutura de truck e equipamentos necessários. O processo criativo é extremamente importante para o posicionamento de sua marca e para garantir um futuro mais sólido e promissor. Nessa hora temos que tomar muito cuidado para não “copiar ideias” e fugir daqueles nichos que estão relativamente saturados. Lembre-se você terá que seguir um roteiro de viagens junto a outros negócios do mesmo formato que o seu, portanto, se você tiver muitos concorrentes diretos (do mesmo nicho) podem tornar as vendas mais difíceis.

            Nunca se esqueça, todo negócio de alimentos e bebidas é um bom negócio, mas é preciso ter uma gestão eficiente e inovação constante. Esse serão sempre os nossos motes e objetivos. Devem sempre pautar nosso trabalho e de nossos colaboradores seja qual for o tipo de seu negócio.

            Caro gestor, esse é o primeiro texto de uma série que falaremos sobre negócios alternativos dentro da gastronomia. O objetivo e mostrar como trabalhar nos diferentes seguimentos de nosso mercado e como a inovação e a busca pela diferenciação são essenciais nos dias atuais!

Pedro Ramos
Chef e Consultor da PhiX Consultoria
E-mail: pedroramos.phix@outlook.com

Tel: +55 (19) 996 646 572

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