Primeiramente
é preciso entender que todo negócio de alimentação, se bem gerido e liderado,
será um bom negócio. Aliando isso a inovação e diferenciação da concorrência as
coisas podem ser bem melhores. Atualmente – e acredito que por um bom tempo
ainda – o mercado de alimentos e bebidas vai evoluir e continuará crescendo.
Normalmente atua em forma de ondas, trazendo modas que muitas são passageiras e
outras que se solidificam e se tornam parte integrante de nossa cultura
gastronômica. Os foods trucks não
fogem a esta realidade e na minha opinião não sairão de cena tão cedo. Por isso
posso afirmar que continuam sendo um bom negócio e um bom investimento. Mas
vamos entender um pouco melhor o que é preciso avaliar antes de investir seu “Money” num food truck!
Primeiro
ponto a ser avaliado antes de definir seu futuro é entender como será sua vida
a bordo de um food truck. Lembre-se
que este é um modelo de negócio onde a comida vai até seu público e não o
público que vai a seu restaurante. Viajar está na rotina da maioria dos negócios
e me arrisco a dizer que é essencial para se obter bons lucros. Portanto vemos
que a jornada de trabalho é exaustiva e requer deslocamento constante. Seguindo
está linha você gestor, deve conhecer e avaliar quais tipos de eventos serão
mais interessantes para seu futuro negócio. Normalmente existem os circuitos ou
grupos de food trucks que seguem um
calendário de viagens. Conhecer esses roteiros e definir qual o melhor para
você e sua empresa tornará as próximas etapas mais fáceis de definir e
organizar!
Existe
também a opção dos trucks fixos, está
opção é adotada por pessoas que querem investir menos numa estrutura modular, porém
seus métodos de gestão operacional e administrativa se assemelham a de um
restaurante comum. Seu cardápio deve ter mais opções já que seu público será
praticamente o mesmo (sua cidade, região ou bairro)
Uma
vez compreendido a rotina de um food
truck deve-se passar ao planejamento do negócio. Definir tipo de culinária
e o cardápio deve ser feito logo no início, pois são eles que definirão o número
de mão de obra e qual estrutura de truck
e equipamentos necessários. O processo criativo é extremamente importante para
o posicionamento de sua marca e para garantir um futuro mais sólido e
promissor. Nessa hora temos que tomar muito cuidado para não “copiar ideias” e
fugir daqueles nichos que estão relativamente saturados. Lembre-se você terá
que seguir um roteiro de viagens junto a outros negócios do mesmo formato que o
seu, portanto, se você tiver muitos concorrentes diretos (do mesmo nicho) podem
tornar as vendas mais difíceis.
Nunca
se esqueça, todo negócio de alimentos e bebidas é um bom negócio, mas é preciso
ter uma gestão eficiente e inovação constante. Esse serão sempre os nossos motes
e objetivos. Devem sempre pautar nosso trabalho e de nossos colaboradores seja
qual for o tipo de seu negócio.
Caro
gestor, esse é o primeiro texto de uma série que falaremos sobre negócios
alternativos dentro da gastronomia. O objetivo e mostrar como trabalhar nos
diferentes seguimentos de nosso mercado e como a inovação e a busca pela
diferenciação são essenciais nos dias atuais!
Pedro Ramos
Chef e Consultor
da PhiX Consultoria
E-mail:
pedroramos.phix@outlook.com
Tel: +55 (19) 996
646 572
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