Pular para o conteúdo principal

Trabalhando a excelência no atendimento ao cliente: Posicionando e diferenciando seu estabelecimento – PARTE 3

      

         A atualização do profissional de atendimento, sejam eles do salão, bar e/ou caixa, é indispensável para que o serviço seja prestado com eficiência. Todos os colaboradores devem conhecer os produtos, serviços, a missão e a visão da empresa, saber lidar com as práticas do seu trabalho da maneira mais segura e responsável, saber solucionar problemas e conflitos e conhecer os clientes habituais pelo nome (desejável). Esse conhecimento dá confiança tanto aos clientes quanto aos colaboradores e ainda cria credibilidade na companhia. Estando totalmente atualizado, o profissional tem condições de desempenhar o “domínio da frente de atendimento”. Se a frente de atendimento começar a transferir os problemas para dentro da empresa, os clientes perderão a paciência, perdendo também a confiança. Portanto, não importa com quem o cliente fale, essa pessoa precisa assumir a responsabilidade de lhe servir satisfatoriamente.
                O fornecimento de pequenos serviços extras é também uma chance criativa e desafiadora que traz retornos positivos para a empresa. É muito agradável quando o cliente recebe algo bom e acima do esperado. É a chance de superar a forte concorrência e ultrapassar as expectativas do cliente. Exemplos de pequenas coisas que podem ser feitas para melhorar o atendimento: tratar o cliente pelo nome; identificar-se dando o seu nome quando atender um cliente; no caso da gerência/proprietários de estabelecimentos gastronômicos, obter nomes e endereços dos clientes para enviar-lhes cartões nas datas comemorativas; mandar presentes ocasionais para clientes habituais; convites para eventos especiais; etc..
                Seja o primeiro a resolver o problema de um cliente ou, ao menos, tente buscar solução, no caso de receber uma reclamação, interesse-se totalmente pelo seu cliente.
                São dicas simples, no entanto fundamentais, acreditando que as expectativas do cliente devem, frequentemente, ser superadas pelo fornecimento de pequenos serviços não solicitados. Assim que os clientes começam a contar rotineiramente com as pequenas melhorias, estas se tornam parte intrínseca do atendimento básico e se tornam o diferencial que posiciona e diferencia seu estabelecimento em relação à concorrência.
                Da mesma forma que algo simples pode fazer toda uma diferença na hora de atender, outra técnica que deve ser desenvolvida por todo profissional, principalmente pelos que prestam atendimento, é a atenção aos detalhes. Pequenas aberrações no atendimento podem ser incrivelmente irritantes e os clientes por conta disto, podem formar opiniões exageradas e errôneas da empresa. A falha na observação dos detalhes pode ser devida a fatores como: não ouvir o cliente com atenção, falta de comunicação adequada, não ter consciência de que o detalhe é de suma importância, o raciocínio de que buscar a perfeição é caro demais e medo de enfocar os detalhes por receio de parecer mesquinho e apontador de erros. Assim, em muitos casos, é o detalhe que induz o cliente a avaliar o padrão dos serviços oferecidos pelo seu bar/restaurante. Ele contará com esses padrões básicos, e qualquer desvio deles, embora muito pequenos, dirá ao cliente que o serviço é melhor ou pior do que o esperado.
                Por último, mas não menos importante, está a aparência e postura do profissional que deseja prestar um ótimo atendimento ao seu cliente. A impressão visual é algo que causa grande impacto nos clientes, já que esta é fundamental para garantir a confiança entre cliente-estabelecimento, pois está ligada a todos os aspectos da organização, desde a aparência do ambiente de trabalho até a aparência do pessoal. Os clientes, frequentemente, julgam o serviço pela aparência do seu bar/restaurante. A aparência é fundamental para garantir a confiança do cliente no sentido de o serviço a ser prestado ser confiável e de alta qualidade. Jamais se esqueça que você demonstra o seu interior através da expressão corporal, facial, tom de voz e do olhar.
                A você empresário do ramo gastronômico: Antes de traçar estratégias que tenham o propósito de favorecer seu negócio no que concerne a formação da equipe de colaboradores, cuidadosamente trace o perfil desejado destes antes de qualquer recrutamento e seleção. Há colaboradores que são melhores nas vendas por telefone, outros, no balcão, e ainda existem colaboradores que são muito bons nas vendas externas. É importante lembrar também que o sucesso depende muito do envolvimento e da capacitação das pessoas envolvidas.
                A você, que é um profissional colaborador, que deseja atingir sucesso, que possivelmente almeja ser no futuro um proprietário de um empreendimento gastronômico, não espere apenas que a companhia na qual você faz parte, o treine ou desenvolva as suas capacidades; o sucesso depende mais de cada um, através da sua própria auto-educação e/ou seu auto-desenvolvimento.

Érico Martins
Chef e Consultor da PhiX Consultoria

Tel: +55 (11) 9 9366 1127

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como deixar seu cardápio visualmente mais atrativo?

Um restaurante de sucesso se atenta a diversos detalhes que complementam o que chamamos de experiência do cliente. Dentre elas podemos citar a qualidade do atendimento, limpeza dos banheiros, qualidade da comida e das bebidas, limpeza do salão e a beleza e decoração do mesmo. Dizemos que a satisfação do cliente se encontra nos pequenos detalhes que ele vai sentindo e experienciando ao longo de sua visita a nosso estabelecimento. Dessa forma marcamos de certa forma aquele momento em sua lembrança. Um dos detalhes principais notados pelos clientes e que podem contribuir para uma experiência positiva ou negativa e com relação a qualidade e apresentação dos cardápios. Aqui não estamos falando da comida que é apresentada no cardápio, mas sim do lay out, das cores, letras e disposição dos itens. Na maneira como nos comunicamos e na facilidade da compreensão do que está descrito nas opções propostas pelo restaurante. Pensando nessas premissas, resolvi elaborar um pequeno manual de mon

Métodos de cocção - Princípios Básicos

      Dizem por aí que os métodos de cocção são a principal essência para os chefs de cozinha. São eles que vão dizer o que o pratos será ao fim do processo de produção. Dentro da gastronomia existem vários métodos de cocção. Mas porque devemos compreender e estudar cada um deles? Pelo simples fato de que, quando elaboramos cardápios devemos variar e combiná-los para que assim tenhamos maior variação de sabores e aromas. Lembrando que os diferentes tipos de cocção também conferem diferentes aromas e sabores aos alimentos além de também conferir diferentes cores. Outro importante motivo de se conhecer os diferentes métodos de cocção é pensar na satisfação geral dos clientes. Muitas vezes recebemos hóspedes que não comem ou não gostam de comidas com gordura ou que preferem frituras, assim, variando o preparo dos alimentos conseguimos agradar a maior parte de nossos comensais (clientes). Cocção rápida ou em calor seco       A cocção rápida ou com calor seco (sem adição de água) p

Como promover eventos em seu restaurante?

Um dos temas que mais falamos em nossas aulas e a respeito da diversificação de entradas de faturamento que um restaurante deve ter. Quando falamos nesse assunto estamos propondo que o gestor traga para o estabelecimento mais fontes de faturamento que o habitual atendimento ao cliente nas mesas. Uma das fontes mais confiáveis eficientes para colocar em prática a diversificação são os eventos. Eles nos ajudam a aumentar a utilização do restaurante principalmente em momentos em que não temos tanto movimento, como por exemplo no início da semana para restaurante que tem maior movimento aos finais de semana e nos finais de semana para estabelecimentos comerciais que tem seu maior movimento durante a semana útil. Na matéria de hoje veremos como podemos trabalhar com eventos em seu restaurante. Primeiro temos que entender que só vale a pena trabalhar com eventos em seu restaurante se for para cobrir os dias ou horários de menor movimento, pois se você já tem um grande movimento, p