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5 dicas para tornar seu RESTAURANTE mais EFICIENTE! – PARTE I





            Quando pensamos em gestão de restaurantes, existe um conceito que deve ser aplicado diariamente nas rotinas. Chamamos de EFICIÊNCIA. Na gestão de um estabelecimento de alimentação haverá sempre uma grande diferença no resultado dos que utilizam esse conceito no dia a dia doa que não utilizam. Para compreender o conceito é preciso entender do que ele é formado. A pirâmide abaixo nos mostra os graus de importância de cada uma das partes que fazem parte da GESTÃO EFICIENTE.


             A Eficência é atingida quando os negócios conseguem aliar caracteríscas pessoais de engajamento no estabelecimento com processos administrativos operacionais claros e padronizados. Na teoria fica fácil de entender, mas vejamos onde podemos aplicar esses conceitos na prática.

Dica n° 1 – “Manualize” seu negócio.
            O neologismo acima representa a atitude de por no papel e tornar regra aquilo que fazemos na prática. “Mas, se eu já faço na prática, porque devo por no papel??” Quando oficializamos nossos procedimentos através de manuais e POPs, oficializamos uma regra e consequentemente reduzimos o tempo de adaptação de novos funcionários e reduzimos o tempo das tarefas do dia a dia, já que as colocamos em ordem lógica de ação, tornando-as mais eficientes.

Dica n° 2 – Invista em treinamentos periódicos.
        Oferecer treinamento à sua equipe deve ser tarefa constante e periodicamente agendada. Estabelecimento que fazem treinamento somente quando aparece um problema, nunca conseguem pensar em inovar, pois só pensam em corrigir problemas.

Dica n° 3 – Compre com eficiência
           Nunca, jamais menospreze essa etapa do processo produtivo. Comprar com eficiência (isso significa pagar preço baixo em produtos com qualidade condizente com as que devo utilizar) deve ser uma das tarefas mais importantes no seu dia a dia.

Dica n° 4 – Organize a divisão da “Caixinha” ou 10%
           Todo colaborador, principalmente de restaurantes que cobram 10% e NÃO repassam, cria a tendência de não se importar com o trabalho. Consequência é um atendimento ou preparo de pratos fora dos padrões que você e seu cliente esperam do restaurante. Por isso distribuir os 10% para todos os funcionários, os deixa mais motivados e os faz buscar e melhorar cada vez mais. Principalmente se essa distribuição contemplar uma avaliação das responsabilidades do colaborador.

Dica n° 5 – Utilize tudo que seu fornecedor pode oferecer
          Muitos fornecedores se tornam ao longo do tempo “investidores no seu negócio”, ou seja, oferecem diversos materiais para lhe auxiliar na melhora de vendas ou na melhora do atendimento de seus clientes. Por exemplo, muitos fornecedores de bebidas, cedem geladeiras novas para armazenagem das mesmas. Podem oferecer também material de divulgação; mesas e cadeiras. Aproveite essas oportunidades, e aumente suas vendas fazendo essas parcerias com seus fornecedores. Porém é preciso analisar se tal fornecedor exige compras mínimas por conta do fornecimento deste material citado acima.



Pedro Ramos
Chef e Consultor da PhiX Consultoria

Tel: +55 (19) 9 9664 6572

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