Quando
pensamos em gestão de restaurantes, existe um conceito que deve ser aplicado
diariamente nas rotinas. Chamamos de EFICIÊNCIA. Na gestão de um estabelecimento
de alimentação haverá sempre uma grande diferença no resultado dos que utilizam
esse conceito no dia a dia doa que não utilizam. Para compreender o conceito é
preciso entender do que ele é formado. A pirâmide abaixo nos mostra os graus de
importância de cada uma das partes que fazem parte da GESTÃO EFICIENTE.
A Eficência é atingida quando os negócios
conseguem aliar caracteríscas pessoais de engajamento no estabelecimento com
processos administrativos operacionais claros e padronizados. Na teoria fica
fácil de entender, mas vejamos onde podemos aplicar esses conceitos na prática.
Dica n° 1 – “Manualize” seu negócio.
O
neologismo acima representa a atitude de por no papel e tornar regra aquilo que
fazemos na prática. “Mas, se eu já faço na prática, porque devo por no papel??”
Quando oficializamos nossos procedimentos através de manuais e POPs,
oficializamos uma regra e consequentemente reduzimos o tempo de adaptação de
novos funcionários e reduzimos o tempo das tarefas do dia a dia, já que as
colocamos em ordem lógica de ação, tornando-as mais eficientes.
Dica n° 2 – Invista em treinamentos periódicos.
Oferecer treinamento à sua equipe
deve ser tarefa constante e periodicamente agendada. Estabelecimento que fazem
treinamento somente quando aparece um problema, nunca conseguem pensar em
inovar, pois só pensam em corrigir problemas.
Dica n° 3 – Compre com eficiência
Nunca, jamais menospreze essa etapa
do processo produtivo. Comprar com eficiência (isso significa pagar preço baixo
em produtos com qualidade condizente com as que devo utilizar) deve ser uma das
tarefas mais importantes no seu dia a dia.
Dica n° 4 – Organize a divisão da “Caixinha” ou 10%
Todo colaborador, principalmente de
restaurantes que cobram 10% e NÃO repassam, cria a tendência de não se importar
com o trabalho. Consequência é um atendimento ou preparo de pratos fora dos
padrões que você e seu cliente esperam do restaurante. Por isso distribuir os
10% para todos os funcionários, os deixa mais motivados e os faz buscar e
melhorar cada vez mais. Principalmente se essa distribuição contemplar uma
avaliação das responsabilidades do colaborador.
Dica n° 5 – Utilize tudo que seu fornecedor pode oferecer
Muitos fornecedores se tornam ao
longo do tempo “investidores no seu negócio”, ou seja, oferecem diversos
materiais para lhe auxiliar na melhora de vendas ou na melhora do atendimento
de seus clientes. Por exemplo, muitos fornecedores de bebidas, cedem geladeiras
novas para armazenagem das mesmas. Podem oferecer também material de
divulgação; mesas e cadeiras. Aproveite essas oportunidades, e aumente suas
vendas fazendo essas parcerias com seus fornecedores. Porém é preciso analisar
se tal fornecedor exige compras mínimas por conta do fornecimento deste
material citado acima.
Pedro Ramos
Chef e Consultor da PhiX Consultoria
Tel: +55 (19) 9 9664 6572
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