Pular para o conteúdo principal

5 dicas para tornar seu RESTAURANTE mais EFICIENTE! – PARTE I





            Quando pensamos em gestão de restaurantes, existe um conceito que deve ser aplicado diariamente nas rotinas. Chamamos de EFICIÊNCIA. Na gestão de um estabelecimento de alimentação haverá sempre uma grande diferença no resultado dos que utilizam esse conceito no dia a dia doa que não utilizam. Para compreender o conceito é preciso entender do que ele é formado. A pirâmide abaixo nos mostra os graus de importância de cada uma das partes que fazem parte da GESTÃO EFICIENTE.


             A Eficência é atingida quando os negócios conseguem aliar caracteríscas pessoais de engajamento no estabelecimento com processos administrativos operacionais claros e padronizados. Na teoria fica fácil de entender, mas vejamos onde podemos aplicar esses conceitos na prática.

Dica n° 1 – “Manualize” seu negócio.
            O neologismo acima representa a atitude de por no papel e tornar regra aquilo que fazemos na prática. “Mas, se eu já faço na prática, porque devo por no papel??” Quando oficializamos nossos procedimentos através de manuais e POPs, oficializamos uma regra e consequentemente reduzimos o tempo de adaptação de novos funcionários e reduzimos o tempo das tarefas do dia a dia, já que as colocamos em ordem lógica de ação, tornando-as mais eficientes.

Dica n° 2 – Invista em treinamentos periódicos.
        Oferecer treinamento à sua equipe deve ser tarefa constante e periodicamente agendada. Estabelecimento que fazem treinamento somente quando aparece um problema, nunca conseguem pensar em inovar, pois só pensam em corrigir problemas.

Dica n° 3 – Compre com eficiência
           Nunca, jamais menospreze essa etapa do processo produtivo. Comprar com eficiência (isso significa pagar preço baixo em produtos com qualidade condizente com as que devo utilizar) deve ser uma das tarefas mais importantes no seu dia a dia.

Dica n° 4 – Organize a divisão da “Caixinha” ou 10%
           Todo colaborador, principalmente de restaurantes que cobram 10% e NÃO repassam, cria a tendência de não se importar com o trabalho. Consequência é um atendimento ou preparo de pratos fora dos padrões que você e seu cliente esperam do restaurante. Por isso distribuir os 10% para todos os funcionários, os deixa mais motivados e os faz buscar e melhorar cada vez mais. Principalmente se essa distribuição contemplar uma avaliação das responsabilidades do colaborador.

Dica n° 5 – Utilize tudo que seu fornecedor pode oferecer
          Muitos fornecedores se tornam ao longo do tempo “investidores no seu negócio”, ou seja, oferecem diversos materiais para lhe auxiliar na melhora de vendas ou na melhora do atendimento de seus clientes. Por exemplo, muitos fornecedores de bebidas, cedem geladeiras novas para armazenagem das mesmas. Podem oferecer também material de divulgação; mesas e cadeiras. Aproveite essas oportunidades, e aumente suas vendas fazendo essas parcerias com seus fornecedores. Porém é preciso analisar se tal fornecedor exige compras mínimas por conta do fornecimento deste material citado acima.



Pedro Ramos
Chef e Consultor da PhiX Consultoria

Tel: +55 (19) 9 9664 6572

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como deixar seu cardápio visualmente mais atrativo?

Um restaurante de sucesso se atenta a diversos detalhes que complementam o que chamamos de experiência do cliente. Dentre elas podemos citar a qualidade do atendimento, limpeza dos banheiros, qualidade da comida e das bebidas, limpeza do salão e a beleza e decoração do mesmo. Dizemos que a satisfação do cliente se encontra nos pequenos detalhes que ele vai sentindo e experienciando ao longo de sua visita a nosso estabelecimento. Dessa forma marcamos de certa forma aquele momento em sua lembrança. Um dos detalhes principais notados pelos clientes e que podem contribuir para uma experiência positiva ou negativa e com relação a qualidade e apresentação dos cardápios. Aqui não estamos falando da comida que é apresentada no cardápio, mas sim do lay out, das cores, letras e disposição dos itens. Na maneira como nos comunicamos e na facilidade da compreensão do que está descrito nas opções propostas pelo restaurante. Pensando nessas premissas, resolvi elaborar um pequeno manual de mon...

Métodos de cocção - Princípios Básicos

      Dizem por aí que os métodos de cocção são a principal essência para os chefs de cozinha. São eles que vão dizer o que o pratos será ao fim do processo de produção. Dentro da gastronomia existem vários métodos de cocção. Mas porque devemos compreender e estudar cada um deles? Pelo simples fato de que, quando elaboramos cardápios devemos variar e combiná-los para que assim tenhamos maior variação de sabores e aromas. Lembrando que os diferentes tipos de cocção também conferem diferentes aromas e sabores aos alimentos além de também conferir diferentes cores. Outro importante motivo de se conhecer os diferentes métodos de cocção é pensar na satisfação geral dos clientes. Muitas vezes recebemos hóspedes que não comem ou não gostam de comidas com gordura ou que preferem frituras, assim, variando o preparo dos alimentos conseguimos agradar a maior parte de nossos comensais (clientes). Cocção rápida ou em calor seco       A cocção rápida ou com calo...

Qual a DIFERENÇA entre CHEF EXECUTIVO e CHEF DE COZINHA??

     Uma das grandes dúvidas que temos no mercado da gastronomia é sobre a função dos colaboradores que trabalham dentro dos restaurantes. No nosso canal do Youtube, sempre que falamos sobre as profissões da gastronomia, chove de comentários que ainda não compreendem exatamente se estão trabalhando na função correta ou se estão fazendo as tarefas de outro cargo. Dentre todos os cargos e funções, a que mais causa confusão é a de Chef Executivo. Muitos profissionais que são chefs de cozinha ou líderes de cozinha se auto intitulam chefs executivos e propagam aos setes ventos que o são. Mas, em primeiro lugar a função de chef executivo é bastante rara no Brasil e é preciso algumas prerrogativas essenciais para poder ostentar esse cargo. Vamos entender quais são essas prerrogativas e elucidar todas as dúvidas.       Antes de mais nada é preciso descrever o papel do chef de cozinha e quais são as tarefas que ele executa ao longo e sua jornada de trabalho. Al...