Pular para o conteúdo principal

Negócios Alternativos – Chef a Domicílio




           Entrar no mercado da gastronomia pode ser uma excelente alternativa para jovens que estão em fase de prestar vestibular ou para pessoas que amam cozinhar e pretendem mudar de ramo de atuação. A oferta de cursos de graduação e técnicos é enorme e cresce exponencialmente todos os anos. Com isso também são injetados no mercado milhares de “chefs” que normalmente não encontram vagas com remuneração condizente ao seu investimento (cursos e etc..). Seguindo está linha de raciocínio, elaboramos essa série de textos que visa trazer alternativas dentro do mercado da gastronomia para esses profissionais. Já falamos dos famosos food trucks e também das, cada vez mais comuns, marmitarias. Hoje o tema da série é “chef a domicilio”, iremos entender quais os pontos positivos e negativos desta modalidade de serviço e como se fixar no mercado e conquistar clientes!

            Atender clientes em casa é um tipo de serviço que vem crescendo cada vez mais e conquistando amantes da gastronomia pelo fato de levar à casa do cliente o ambiente de um restaurante profissional. Proporciona uma experiência única e diferente para o comensal que pode desfrutar diretamente do conhecimento do chef e do preparo das receitas que estão no menu do dia. Diferente do serviço de buffet, essa modalidade oferece um contato mais próximo e intimista com os convidados e com o contratante. Exige do cozinheiro ou do chef de cozinha total comprometimento com envolvimento dos participantes no preparo do evento.

              Primeiramente é preciso definir como esse serviço será prestado. Basicamente existem duas formas: Nenhuma das duas alternativas é melhor do que a outra vai depender sim, de sua estrutura para produção do evento ou da estrutura disponível no local onde será realizado o evento. No primeiro formato, o chef levará todos os produtos pré-prontos e finalizará na casa do contratante. Para isso é necessário que o cozinheiro tenha um espaço que atenda as exigências de produção e material adequado para transporte. Já no segundo caso, ele levará os ingredientes crus e preparará tudo no local do evento.

              Depois de definir como será preparado o evento, é preciso definir custos e preços de venda. Não caia na armadilha de precificar 3 ou 4x o valor do custo. Normalmente não funciona e você tem prejuízo. Primeiro avalie todos os seus custos, desde transporte até os insumos passando pela mão de obra que lhe auxiliará. Encima desse custo deve-se colocar uma margem de lucro que seja condizente com a sua realidade.

               A meu ver, a maior dificuldade que um chef que oferece esse tipo de serviço encontrará é na constância de atendimentos. Normalmente a falta de regularidade no fechamento de eventos é o maior temor e o maior problema. Existem épocas do ano que o volume de evento é menor do que em outras épocas. Por isso planejamento estratégico é essencial nesse formato de serviço. Manter-se vivo em momentos de baixa será o grande desafio do chef! Soma-se a isso a perecibilidade dos ingredientes que muitas vezes acaba elevando o custo dos insumos e o preço de venda. Quando não se tem constância na entrada de novos eventos, fica mais difícil controlar as mercadorias.

            Espero que tenham gostado dessas breves orientações e compartilhe com seus amigos para que o conhecimento possa ser passado adiante e outras pessoas possam aprender e crescer profissionalmente e pessoalmente!
Até o próximo “Negócios Alternativos”!!
           
Pedro Ramos
Chef e Consultor da PhiX Consultoria

Tel: +55 (19) 9 9664 6572

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como deixar seu cardápio visualmente mais atrativo?

Um restaurante de sucesso se atenta a diversos detalhes que complementam o que chamamos de experiência do cliente. Dentre elas podemos citar a qualidade do atendimento, limpeza dos banheiros, qualidade da comida e das bebidas, limpeza do salão e a beleza e decoração do mesmo. Dizemos que a satisfação do cliente se encontra nos pequenos detalhes que ele vai sentindo e experienciando ao longo de sua visita a nosso estabelecimento. Dessa forma marcamos de certa forma aquele momento em sua lembrança. Um dos detalhes principais notados pelos clientes e que podem contribuir para uma experiência positiva ou negativa e com relação a qualidade e apresentação dos cardápios. Aqui não estamos falando da comida que é apresentada no cardápio, mas sim do lay out, das cores, letras e disposição dos itens. Na maneira como nos comunicamos e na facilidade da compreensão do que está descrito nas opções propostas pelo restaurante. Pensando nessas premissas, resolvi elaborar um pequeno manual de mon...

Métodos de cocção - Princípios Básicos

      Dizem por aí que os métodos de cocção são a principal essência para os chefs de cozinha. São eles que vão dizer o que o pratos será ao fim do processo de produção. Dentro da gastronomia existem vários métodos de cocção. Mas porque devemos compreender e estudar cada um deles? Pelo simples fato de que, quando elaboramos cardápios devemos variar e combiná-los para que assim tenhamos maior variação de sabores e aromas. Lembrando que os diferentes tipos de cocção também conferem diferentes aromas e sabores aos alimentos além de também conferir diferentes cores. Outro importante motivo de se conhecer os diferentes métodos de cocção é pensar na satisfação geral dos clientes. Muitas vezes recebemos hóspedes que não comem ou não gostam de comidas com gordura ou que preferem frituras, assim, variando o preparo dos alimentos conseguimos agradar a maior parte de nossos comensais (clientes). Cocção rápida ou em calor seco       A cocção rápida ou com calo...

Qual a DIFERENÇA entre CHEF EXECUTIVO e CHEF DE COZINHA??

     Uma das grandes dúvidas que temos no mercado da gastronomia é sobre a função dos colaboradores que trabalham dentro dos restaurantes. No nosso canal do Youtube, sempre que falamos sobre as profissões da gastronomia, chove de comentários que ainda não compreendem exatamente se estão trabalhando na função correta ou se estão fazendo as tarefas de outro cargo. Dentre todos os cargos e funções, a que mais causa confusão é a de Chef Executivo. Muitos profissionais que são chefs de cozinha ou líderes de cozinha se auto intitulam chefs executivos e propagam aos setes ventos que o são. Mas, em primeiro lugar a função de chef executivo é bastante rara no Brasil e é preciso algumas prerrogativas essenciais para poder ostentar esse cargo. Vamos entender quais são essas prerrogativas e elucidar todas as dúvidas.       Antes de mais nada é preciso descrever o papel do chef de cozinha e quais são as tarefas que ele executa ao longo e sua jornada de trabalho. Al...