Entrar no mercado da gastronomia pode ser uma excelente alternativa para jovens que
estão em fase de prestar vestibular ou para pessoas que amam cozinhar e
pretendem mudar de ramo de atuação. A oferta de cursos de graduação e técnicos
é enorme e cresce exponencialmente todos os anos. Com isso também são injetados
no mercado milhares de “chefs” que normalmente não encontram vagas com
remuneração condizente ao seu investimento (cursos e etc..). Seguindo está
linha de raciocínio, elaboramos essa série de textos que visa trazer
alternativas dentro do mercado da gastronomia para esses profissionais. Já
falamos dos famosos food trucks e também das, cada vez mais comuns,
marmitarias. Hoje o tema da série é “chef a domicilio”, iremos entender quais
os pontos positivos e negativos desta modalidade de serviço e como se fixar no
mercado e conquistar clientes!
Atender
clientes em casa é um tipo de serviço que vem crescendo cada vez mais e
conquistando amantes da gastronomia pelo fato de levar à casa do cliente o
ambiente de um restaurante profissional. Proporciona uma experiência única e
diferente para o comensal que pode desfrutar diretamente do conhecimento do
chef e do preparo das receitas que estão no menu do dia. Diferente do serviço
de buffet, essa modalidade oferece um contato mais próximo e intimista com os
convidados e com o contratante. Exige do cozinheiro ou do chef de cozinha total
comprometimento com envolvimento dos participantes no preparo do evento.
Primeiramente
é preciso definir como esse serviço será prestado. Basicamente existem duas
formas: Nenhuma das duas alternativas é melhor do que a outra vai depender sim,
de sua estrutura para produção do evento ou da estrutura disponível no local
onde será realizado o evento. No primeiro formato, o chef levará todos os
produtos pré-prontos e finalizará na casa do contratante. Para isso é
necessário que o cozinheiro tenha um espaço que atenda as exigências de
produção e material adequado para transporte. Já no segundo caso, ele levará os
ingredientes crus e preparará tudo no local do evento.
Depois
de definir como será preparado o evento, é preciso definir custos e preços de
venda. Não caia na armadilha de precificar 3 ou 4x o valor do custo.
Normalmente não funciona e você tem prejuízo. Primeiro avalie todos os seus
custos, desde transporte até os insumos passando pela mão de obra que lhe
auxiliará. Encima desse custo deve-se colocar uma margem de lucro que seja
condizente com a sua realidade.
A
meu ver, a maior dificuldade que um chef que oferece esse tipo de serviço encontrará
é na constância de atendimentos. Normalmente a falta de regularidade no
fechamento de eventos é o maior temor e o maior problema. Existem épocas do ano
que o volume de evento é menor do que em outras épocas. Por isso planejamento
estratégico é essencial nesse formato de serviço. Manter-se vivo em momentos de
baixa será o grande desafio do chef! Soma-se a isso a perecibilidade dos
ingredientes que muitas vezes acaba elevando o custo dos insumos e o preço de
venda. Quando não se tem constância na entrada de novos eventos, fica mais
difícil controlar as mercadorias.
Espero
que tenham gostado dessas breves orientações e compartilhe com seus amigos para
que o conhecimento possa ser passado adiante e outras pessoas possam aprender e
crescer profissionalmente e pessoalmente!
Até o próximo “Negócios Alternativos”!!
Pedro Ramos
Chef e Consultor da PhiX Consultoria
Tel: +55 (19) 9 9664 6572
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