Pular para o conteúdo principal

5 motivos para seu restaurante não dar lucro




Quem empreende em qualquer ramo de atuação, tem como objetivo obter lucros encima do investimento que foi feito. Se você conhece alguém que montou um negócio e não pensa em lucrar com ele, leve essa pessoa imediatamente ao psiquiatra. Brincadeiras à parte, mesmo o lucro sendo o grande objetivo de qualquer empresa, nem sempre é fácil alcança-lo e não existe fórmula secreta para isso.
Sempre que atendemos um restaurante onde o problema está justamente no lucro, levamos o proprietário ou gestor a tentar entender primeiramente porque o restaurante não oferece a rentabilidade ideal. Ante de pensar no que fazer para ter lucro, temos que pensar no que pode estar acontecendo para o restaurante não dar lucro. Dessa forma invertemos o processo e começamos pelo autoconhecimento. Nesse ponto analisaremos muitas variáveis como concorrência, público alvo e público atingido, histórico dos gestores e finalmente precisamos entender a opinião dos clientes.
Para entender melhor a raiz do que pode estar levando seu restaurante a baixa lucratividade, trouxemos 5 questões que normalmente estão associados a este problema. Leia abaixo e veja se alguma se encaixa no dia a dia de seu estabelecimento.

1.      Só pensar no lucro.
Simples como 2+2=4 quando tiramos a atenção do que realmente importa e focamos em outras coisas, nossa tendência é sempre de andar em círculos. Quando pensamos somente em obter lucro com algo, o que ocorre é o efeito contrário, acabamos vendo o lucro diminuir e nada acontecer. Isso ocorre porque deixamos de pensar no devemos fazer para melhorar nossos produtos e serviços, assim consequentemente o lucro aparece,

2.      Só pensar em cobrir custos.
Na mesma linha do item acima, se trabalhamos para cobrir custos e pagar contas tiramos o foco do que realmente importa para nosso estabelecimento que é a qualidade. Claro que devemos pensar nas contas e em como as pagaremos, mas só pensar e focar e focar nisso pode ser muito prejudicial para seu negócio. Por isso se programe e coloque metas para o pagamento de contas. Evite o acumulo e o atraso no pagamento de boletos.

3.      Utilizar matérias primas muito baratas.
Apesar de soar estranho, comprar matéria prima muito barata e em grandes quantidades é muito prejudicial para o lucro de seu negócio. Isso ocorre por dois motivos: 1° - Acumular mercadorias no estoque, faz com que você tire dinheiro de circulação do caixa de seu restaurante fazendo com que você deixe algumas contas para mais tarde. 2° - ingredientes de baixa qualidade são facilmente percebidos pelos clientes e faz com eles falem mal de seu estabelecimento e retornem menos vezes ao seu estabelecimento. Por isso sempre falamos e nesse artigo repetiremos diversas vezes: O melhor caminho para aumentar vendas e lucro e comprar com consciência e com qualidade.

4.      Não aproveitar ao máximo o potencial do restaurante.
Fechar aos finais de semana, não realizar eventos, não utilizar o delivery são maneiras de deixar seu negócio estagnado e com poucas entradas de capital. Se você paga aluguel no espaço de seu restaurante é melhor começar e repensar o aproveitamento de seu espaço. Crie novos serviço que utilizem os horários em que seu estabelecimento não funciona e assim comece a agregar valor aos seus produtos e serviços e a ter novas entradas de dinheiro.

5.      Não saber exatamente quanto custa seu negócio.

Esse é um dos principais motivos pelo qual seu negócio não dá lucro. Se você não sabe quanto custa seu negócio, como é que você que ter lucro ou batalhar por ele? Monte um planilha com todos os custos inerentes ao seu negócio e após essa tarefa trace metas de faturamento para cobrir esses custos e outra meta para lucro. Assim fica muito mais fácil enxergar seu negócio e entender como ele deve funcionar.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como deixar seu cardápio visualmente mais atrativo?

Um restaurante de sucesso se atenta a diversos detalhes que complementam o que chamamos de experiência do cliente. Dentre elas podemos citar a qualidade do atendimento, limpeza dos banheiros, qualidade da comida e das bebidas, limpeza do salão e a beleza e decoração do mesmo. Dizemos que a satisfação do cliente se encontra nos pequenos detalhes que ele vai sentindo e experienciando ao longo de sua visita a nosso estabelecimento. Dessa forma marcamos de certa forma aquele momento em sua lembrança. Um dos detalhes principais notados pelos clientes e que podem contribuir para uma experiência positiva ou negativa e com relação a qualidade e apresentação dos cardápios. Aqui não estamos falando da comida que é apresentada no cardápio, mas sim do lay out, das cores, letras e disposição dos itens. Na maneira como nos comunicamos e na facilidade da compreensão do que está descrito nas opções propostas pelo restaurante. Pensando nessas premissas, resolvi elaborar um pequeno manual de mon

Métodos de cocção - Princípios Básicos

      Dizem por aí que os métodos de cocção são a principal essência para os chefs de cozinha. São eles que vão dizer o que o pratos será ao fim do processo de produção. Dentro da gastronomia existem vários métodos de cocção. Mas porque devemos compreender e estudar cada um deles? Pelo simples fato de que, quando elaboramos cardápios devemos variar e combiná-los para que assim tenhamos maior variação de sabores e aromas. Lembrando que os diferentes tipos de cocção também conferem diferentes aromas e sabores aos alimentos além de também conferir diferentes cores. Outro importante motivo de se conhecer os diferentes métodos de cocção é pensar na satisfação geral dos clientes. Muitas vezes recebemos hóspedes que não comem ou não gostam de comidas com gordura ou que preferem frituras, assim, variando o preparo dos alimentos conseguimos agradar a maior parte de nossos comensais (clientes). Cocção rápida ou em calor seco       A cocção rápida ou com calor seco (sem adição de água) p

Como promover eventos em seu restaurante?

Um dos temas que mais falamos em nossas aulas e a respeito da diversificação de entradas de faturamento que um restaurante deve ter. Quando falamos nesse assunto estamos propondo que o gestor traga para o estabelecimento mais fontes de faturamento que o habitual atendimento ao cliente nas mesas. Uma das fontes mais confiáveis eficientes para colocar em prática a diversificação são os eventos. Eles nos ajudam a aumentar a utilização do restaurante principalmente em momentos em que não temos tanto movimento, como por exemplo no início da semana para restaurante que tem maior movimento aos finais de semana e nos finais de semana para estabelecimentos comerciais que tem seu maior movimento durante a semana útil. Na matéria de hoje veremos como podemos trabalhar com eventos em seu restaurante. Primeiro temos que entender que só vale a pena trabalhar com eventos em seu restaurante se for para cobrir os dias ou horários de menor movimento, pois se você já tem um grande movimento, p