Pular para o conteúdo principal

Negócios Alternativos – Freelancer




Em tempos de crise encontrar emprego se torna algo muito difícil. Mesmo num mercado como o nosso que sente menos a crise do que outros setores da economia, a dificuldade de encontrar empregos fixos ficou bem grande ultimamente. Outro fator relevante, é a falta de estabilidade dos negócios de alimentação que sentem muito a falta de clientes dependendo da época do ano ou do período da semana. Esse fator também dificulta a contratação formal de mão de obra, já que se o estabelecimento tem maior movimento aos finais de semana, não vale a pena manter uma equipe grande e condizente com esse movimento se nos dias úteis o movimento é menor.

Dessa forma, surge um espaço grande e rentável para os “extras” ou como conhecemos no mercado, freelancers. São profissionais que na falta de uma oportunidade de trabalho fixo, procuram o trabalho intermitente para fazer sua renda. Existem também casos de pessoas que preferem trabalhar somente como freelancers, já que no somatório dos dias de trabalho a renda pode ser maior que se fosse registrado.

Para que esses profissionais se integrem as equipes e sigam as diretrizes do negócio, é preciso que recebam treinamentos e sejam tratados como profissionais da empresa e não como quebra galho. Da mesma forma os próprios freelancers, devem se compreender no momento em que estão trabalhando, como profissionais da empresa em que estão e não como um apoio em casos de emergência. Precisamos entender que tanto para empresa como para o profissional freelancer, aquela vaga é extremamente importante e necessária, por isso deve ser encarada como colaborador normal.

Uma alternativa bem interessante para melhorar a qualidade e a variedade de profissionais (para os restaurantes) é manter listas atualizada com profissionais freelancers que estejam disponíveis para trabalhar. Dessa forma fica muito mais fácil e rápido o processo de encontrar alguém disponível para trabalhar quando necessário. É interessante também buscar contratar sempre os mesmos profissionais, pois eles já conhecem o ritmo da empresa e os clientes habituais.

A mesma coisa pode fazer o freelancer, mantendo uma lista atualizada de estabelecimentos que ele gosta de trabalhar e que sejam de mais fácil acesso (custo menos de transporte), ou que estejam dentro de um raio de atuação condizente com os valores que ele pretende receber. Dessa forma nunca faltará trabalho. É importante salientar que o freelancer ou autônomo, não terá contribuição para INSS e outros benefícios que a CLT prevê, portanto cabe ao próprio freela, contribuir voluntariamente para esses órgãos, e assim proteger seu futuro. Uma dica, é abrir uma MEI (Microempreendedor individual), assim você também estará resguardado com relação a seguro desemprego e outros benefícios da CLT.

Se você é freelancer ou proprietário/gestor de restaurantes e esse texto te trouxe ideias e ajudou a melhorar sua rede de relacionamentos, compartilhe esse artigo com seus colegas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como deixar seu cardápio visualmente mais atrativo?

Um restaurante de sucesso se atenta a diversos detalhes que complementam o que chamamos de experiência do cliente. Dentre elas podemos citar a qualidade do atendimento, limpeza dos banheiros, qualidade da comida e das bebidas, limpeza do salão e a beleza e decoração do mesmo. Dizemos que a satisfação do cliente se encontra nos pequenos detalhes que ele vai sentindo e experienciando ao longo de sua visita a nosso estabelecimento. Dessa forma marcamos de certa forma aquele momento em sua lembrança. Um dos detalhes principais notados pelos clientes e que podem contribuir para uma experiência positiva ou negativa e com relação a qualidade e apresentação dos cardápios. Aqui não estamos falando da comida que é apresentada no cardápio, mas sim do lay out, das cores, letras e disposição dos itens. Na maneira como nos comunicamos e na facilidade da compreensão do que está descrito nas opções propostas pelo restaurante. Pensando nessas premissas, resolvi elaborar um pequeno manual de mon

Métodos de cocção - Princípios Básicos

      Dizem por aí que os métodos de cocção são a principal essência para os chefs de cozinha. São eles que vão dizer o que o pratos será ao fim do processo de produção. Dentro da gastronomia existem vários métodos de cocção. Mas porque devemos compreender e estudar cada um deles? Pelo simples fato de que, quando elaboramos cardápios devemos variar e combiná-los para que assim tenhamos maior variação de sabores e aromas. Lembrando que os diferentes tipos de cocção também conferem diferentes aromas e sabores aos alimentos além de também conferir diferentes cores. Outro importante motivo de se conhecer os diferentes métodos de cocção é pensar na satisfação geral dos clientes. Muitas vezes recebemos hóspedes que não comem ou não gostam de comidas com gordura ou que preferem frituras, assim, variando o preparo dos alimentos conseguimos agradar a maior parte de nossos comensais (clientes). Cocção rápida ou em calor seco       A cocção rápida ou com calor seco (sem adição de água) p

Como promover eventos em seu restaurante?

Um dos temas que mais falamos em nossas aulas e a respeito da diversificação de entradas de faturamento que um restaurante deve ter. Quando falamos nesse assunto estamos propondo que o gestor traga para o estabelecimento mais fontes de faturamento que o habitual atendimento ao cliente nas mesas. Uma das fontes mais confiáveis eficientes para colocar em prática a diversificação são os eventos. Eles nos ajudam a aumentar a utilização do restaurante principalmente em momentos em que não temos tanto movimento, como por exemplo no início da semana para restaurante que tem maior movimento aos finais de semana e nos finais de semana para estabelecimentos comerciais que tem seu maior movimento durante a semana útil. Na matéria de hoje veremos como podemos trabalhar com eventos em seu restaurante. Primeiro temos que entender que só vale a pena trabalhar com eventos em seu restaurante se for para cobrir os dias ou horários de menor movimento, pois se você já tem um grande movimento, p