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O que são e para que servem os instrumentos de vendas?



Vender bem muitas vezes não significa vender muito, ou vender altos valores. Existem outros aspectos que fazem seu restaurante vender mais, melhor e pincipalmente com mais eficiência. Dentre esses aspectos estão os instrumentos de venda. Porém quando andamos por aí, vemos que a grande maioria dos estabelecimentos de alimentação não fazem uso destas ferramentas, e por isso acabam deixando de melhorar sua eficiência nas vendas.
Precisamos pensar que os restaurantes deixaram de ser um simples espaço onde se encontra comida pronta, para serem espaços multisserviço que devem incorporar aos seus produtos principais, serviços de qualidade, como excelente atendimento, conforto nas instalações, higiene e limpeza do ambiente além de detalhes como tomadas para recarregar aparelhos eletrônicos, internet de qualidade entre outros. Mas você deve estar se perguntando, mas o que isso tem a ver como instrumentos de vendas? Tudo, e você já vai entender!!
Instrumentos de vendas são todos os elementos e ferramentas que auxiliam seus vendedores (garçons, balconistas etc...) a vender mais e de principalmente de forma mais eficiente. Utilizando esses recursos, seus colaboradores poderão trabalhar sugerindo opções, ressaltando a qualidade dos produtos e serviços e montando combinações que sejam mais atrativas aos clientes. Isso acontece porque os instrumentos de vendas estão expostos e visíveis facilitando o entendimento por parte dos clientes. Para entender melhor como funcionam, vamos entender primeiro o que são esses tais instrumentos de vendas.
Tudo que podemos expor aos clientes e que auxiliem nas vendas são considerados instrumentos de vendas. O mais conhecido e utilizado é o próprio cardápio, onde estão dispostos todos os produtos e serviços que o restaurante oferece. Mas só cardápio não é suficiente para influenciar nosso cliente, são necessárias mais informações, é necessário mais apelo. Assim entram em cenas outros elementos que completam a utilização do cardápio. Displays de mesa como opções de sobremesas ou sugestões de harmonização de vinhos e cervejas. Cartazes ou banners com promoções ou combos; televisores passando sugestões de consumo promoções especiais colocadas na primeira página do cardápio. Tambem podemos utilizar esses mesmos elementos de divulgação de produtos para deixar claro aos nossos clientes a nossa qualidade ou aquilo que oferecemos como diferencial, por exemplo a qualidade da nossa internet, nossa reputação através de elogios feitos por clientes nas redes sociais. Sugestões de harmonização na própria descrição dos pratos ou bebidas do cardápio. Outro importante uso para os instrumentos de vendas é a divulgação de nossos endereços na internet, podemos inclusive associar a utilização do WIFI a uma curtida ou ao compartilhamento de determinada promoção. Todas essas sugestões são instrumentos de vendas e irão facilitar e auxiliar o trabalho do garçom na hora de oferecer as sugestões do cardápio ou de falar sobre as características do estabelecimento.
Outro fator que pode ser relevante na eficiência de seus instrumentos de vendas é associá-los a bonificações de vendas para seus colaboradores. Basicamente repassando ao funcionário um percentual do preço do produto que ele vendeu. Isso estimula as vendas e ajuda a demostrar a eficiência dos instrumentos escolhidos.
Espero que tenha ficado claro a importância dos instrumentos de vendas na melhora das vendas em seu estabelecimento. Se você fizer uso de um desses elementos, conte para nós sua experiência e repasse esse conteúdo a outros profissionais de nosso ramo para que possamos ser cada vez mais eficientes e crescer juntos!!!

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