Vender bem
muitas vezes não significa vender muito, ou vender altos valores. Existem
outros aspectos que fazem seu restaurante vender mais, melhor e pincipalmente
com mais eficiência. Dentre esses aspectos estão os instrumentos de venda.
Porém quando andamos por aí, vemos que a grande maioria dos estabelecimentos de
alimentação não fazem uso destas ferramentas, e por isso acabam deixando de
melhorar sua eficiência nas vendas.
Precisamos
pensar que os restaurantes deixaram de ser um simples espaço onde se encontra
comida pronta, para serem espaços multisserviço que devem incorporar aos seus
produtos principais, serviços de qualidade, como excelente atendimento,
conforto nas instalações, higiene e limpeza do ambiente além de detalhes como
tomadas para recarregar aparelhos eletrônicos, internet de qualidade entre
outros. Mas você deve estar se perguntando, mas o que isso tem a ver como
instrumentos de vendas? Tudo, e você já vai entender!!
Instrumentos
de vendas são todos os elementos e ferramentas que auxiliam seus vendedores
(garçons, balconistas etc...) a vender mais e de principalmente de forma mais
eficiente. Utilizando esses recursos, seus colaboradores poderão trabalhar sugerindo
opções, ressaltando a qualidade dos produtos e serviços e montando combinações que
sejam mais atrativas aos clientes. Isso acontece porque os instrumentos de vendas
estão expostos e visíveis facilitando o entendimento por parte dos clientes.
Para entender melhor como funcionam, vamos entender primeiro o que são esses
tais instrumentos de vendas.
Tudo que
podemos expor aos clientes e que auxiliem nas vendas são considerados
instrumentos de vendas. O mais conhecido e utilizado é o próprio cardápio, onde
estão dispostos todos os produtos e serviços que o restaurante oferece. Mas só
cardápio não é suficiente para influenciar nosso cliente, são necessárias mais
informações, é necessário mais apelo. Assim entram em cenas outros elementos
que completam a utilização do cardápio. Displays de mesa como opções de
sobremesas ou sugestões de harmonização de vinhos e cervejas. Cartazes ou
banners com promoções ou combos; televisores passando sugestões de consumo
promoções especiais colocadas na primeira página do cardápio. Tambem podemos
utilizar esses mesmos elementos de divulgação de produtos para deixar claro aos
nossos clientes a nossa qualidade ou aquilo que oferecemos como diferencial,
por exemplo a qualidade da nossa internet, nossa reputação através de elogios
feitos por clientes nas redes sociais. Sugestões de harmonização na própria
descrição dos pratos ou bebidas do cardápio. Outro importante uso para os
instrumentos de vendas é a divulgação de nossos endereços na internet, podemos
inclusive associar a utilização do WIFI a uma curtida ou ao compartilhamento de
determinada promoção. Todas essas sugestões são instrumentos de vendas e irão
facilitar e auxiliar o trabalho do garçom na hora de oferecer as sugestões do
cardápio ou de falar sobre as características do estabelecimento.
Outro fator
que pode ser relevante na eficiência de seus instrumentos de vendas é
associá-los a bonificações de vendas para seus colaboradores. Basicamente
repassando ao funcionário um percentual do preço do produto que ele vendeu.
Isso estimula as vendas e ajuda a demostrar a eficiência dos instrumentos
escolhidos.
Espero que
tenha ficado claro a importância dos instrumentos de vendas na melhora das
vendas em seu estabelecimento. Se você fizer uso de um desses elementos, conte
para nós sua experiência e repasse esse conteúdo a outros profissionais de
nosso ramo para que possamos ser cada vez mais eficientes e crescer juntos!!!
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