Pular para o conteúdo principal

Devo ter pratos vegetarianos e veganos em meu cardápio?



Nos últimos anos vimos e continuamos vendo um grande crescimento movimento do vegetarianismo e do veganismo em nossa sociedade. Muita gente acredita que essa seja uma prática mais saudável e respeitosa para com os animais, mas há também quem seja contra e acredite que tais dietas podem ser prejudiciais para a saúde. Independente de qual grupo você esteja, é importante entender que em primeiro lugar devemos respeitar a escolha de cada um. Em segundo lugar, para você que é proprietário de um estabelecimento de alimentação, é importante entender que cada vez mais teremos procura por esse tipo de alimentação em nossos estabelecimentos.
Diferente das modas gastronômicas que vem e vão, o vegetarianismo e o veganismo não são moda e não passarão. Hoje são uma realidade de mercado e devemos como gestores entender as demandas do mercado para poder atende-las com mais eficiência, afinal de contas não podemos escolher quem frequenta nossos restaurantes. Mas os conhecimentos encima dessas novas dietas são muito pequenos e se restringem a poucos cozinheiros, portanto, fica aqui a nossa primeira dica, treine seus colaborares para serem mais criativos na criação de pratos.
Outro ponto muito importante que devemos compreender é que esse grupo de pessoas não procura comente restaurantes que ofereçam exclusivamente as dietas vegetarianas. Muitos veganos ou vegetarianos fazem parte de grupos sociais onde existem pessoas que se alimentam de alimentos de origem animal, saem juntas e frequentam bares e restaurantes juntos. Portanto está errado quem acha que elas só frequentam locais exclusivos. Além disso, esse grupo de pessoas procura, mesmo em locais que não são exclusivamente vegetarianos, opções que sejam pensadas para elas, elaboradas como se fosse um prato qualquer de seu estabelecimento, afinal de contas salada de alface não é prato vegetariano, ou mesmo a batata frita, não supre as necessidades e desejos desse grupo.
Para atender bem àqueles que retiraram as proteínas animais de seu cardápio, devemos nos esforçar mais e procurar compreender suas vontades. Trabalhar com pratos mais complexos e bem trabalhados é o melhor caminho para começar a atender com mais respeito e dignidade. Não estou dizendo aqui que você deve mudar a tipologia de seu empreendimento e virar um restaurante vegetariano, mas você já deve ter percebido, que ou perdeu vendas por não oferecer opções veganas ou vegetarianas ou teve reclamações por oferecer batata frita a um cliente desse grupo.
Portanto aqui vem a resposta final, SIM você deve começar a oferecer opções veganas e vegetarianas para seus clientes. Assim você, além de apresentar uma boa imagem para a sociedade, também atrairá novos clientes para seu negócio!
Obrigado por ler mais essa matéria até o final! Aguarde que sempre temos novos textos que irão lhe ajudar a melhorar seu bar, restaurante, padaria ou qualquer tipo de estabelecimento de alimentação!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como deixar seu cardápio visualmente mais atrativo?

Um restaurante de sucesso se atenta a diversos detalhes que complementam o que chamamos de experiência do cliente. Dentre elas podemos citar a qualidade do atendimento, limpeza dos banheiros, qualidade da comida e das bebidas, limpeza do salão e a beleza e decoração do mesmo. Dizemos que a satisfação do cliente se encontra nos pequenos detalhes que ele vai sentindo e experienciando ao longo de sua visita a nosso estabelecimento. Dessa forma marcamos de certa forma aquele momento em sua lembrança. Um dos detalhes principais notados pelos clientes e que podem contribuir para uma experiência positiva ou negativa e com relação a qualidade e apresentação dos cardápios. Aqui não estamos falando da comida que é apresentada no cardápio, mas sim do lay out, das cores, letras e disposição dos itens. Na maneira como nos comunicamos e na facilidade da compreensão do que está descrito nas opções propostas pelo restaurante. Pensando nessas premissas, resolvi elaborar um pequeno manual de mon

Métodos de cocção - Princípios Básicos

      Dizem por aí que os métodos de cocção são a principal essência para os chefs de cozinha. São eles que vão dizer o que o pratos será ao fim do processo de produção. Dentro da gastronomia existem vários métodos de cocção. Mas porque devemos compreender e estudar cada um deles? Pelo simples fato de que, quando elaboramos cardápios devemos variar e combiná-los para que assim tenhamos maior variação de sabores e aromas. Lembrando que os diferentes tipos de cocção também conferem diferentes aromas e sabores aos alimentos além de também conferir diferentes cores. Outro importante motivo de se conhecer os diferentes métodos de cocção é pensar na satisfação geral dos clientes. Muitas vezes recebemos hóspedes que não comem ou não gostam de comidas com gordura ou que preferem frituras, assim, variando o preparo dos alimentos conseguimos agradar a maior parte de nossos comensais (clientes). Cocção rápida ou em calor seco       A cocção rápida ou com calor seco (sem adição de água) p

Como promover eventos em seu restaurante?

Um dos temas que mais falamos em nossas aulas e a respeito da diversificação de entradas de faturamento que um restaurante deve ter. Quando falamos nesse assunto estamos propondo que o gestor traga para o estabelecimento mais fontes de faturamento que o habitual atendimento ao cliente nas mesas. Uma das fontes mais confiáveis eficientes para colocar em prática a diversificação são os eventos. Eles nos ajudam a aumentar a utilização do restaurante principalmente em momentos em que não temos tanto movimento, como por exemplo no início da semana para restaurante que tem maior movimento aos finais de semana e nos finais de semana para estabelecimentos comerciais que tem seu maior movimento durante a semana útil. Na matéria de hoje veremos como podemos trabalhar com eventos em seu restaurante. Primeiro temos que entender que só vale a pena trabalhar com eventos em seu restaurante se for para cobrir os dias ou horários de menor movimento, pois se você já tem um grande movimento, p