Pular para o conteúdo principal

Vale a pena investir numa hamburgueria?




Nos últimos 10 anos, a gastronomia cresceu de forma incomensurável e continua crescendo a passos largos. Um dos grandes responsáveis por essa popularização foram os programas culinários que atraíram os olhares da grande massa que até então não tinha grandes conhecimentos sobre a área e aceitavam qualquer coisa oferecida pelos restaurantes até então. Hoje o publico mudou e está cada vez mais exigente e conhecendo coisas que até então eram de domínio dos profissionais do mercado. Com essa onda surgiram novos tipos de empreendimentos que revolucionaram o mercado.
Produtos que até então eram considerados “coisa de gente rica” se popularizaram e ganharam a casa dos brasileiros. Podemos citar aqui três grande movimentos nesse sentido, os food trucks que se tornaram parte de nossas vidas e hoje se tornaram um mercado estável e sólido, os vinhos que apesar de ser uma bebida cara, ficou mais conhecida do grande público, e as cervejas artesanais que hoje incomodam as grande empresas cervejeiras do país. Na mesma onda vieram as hamburguerias artesanais trazendo uma nova visão sobre aquilo que já amávamos, os lanches.
Mas será que vale a pena investir numa hamburgueria nos dias de hoje? Essa é uma pergunta muito pertinente, afinal de contas já faz em torno de 2 anos que elas surgiram e muitos negócios já se tornaram estáveis. Porém ainda vemos muitos surgindo e o empreendedor fica com essa dúvida.
Primeiro ponto que devemos analisar é a sua região ou cidade: Quantas hamburguerias já abriram na sua cidade; analisar se todas estão ficando lotadas sempre. Pois quando um mercado é visto como "bom" pelos empreendedores, ele tende a saturar rapidamente, em cidades pequenas esse movimento é ainda mais rápido. Em grandes centros como Campinas e São Paulo, o mercado tende a demorar mais para saturar já que a demanda é maior.
Outro fator relevante a ser considerado é o ticket médio das lanchonetes da sua cidade. Se ele for muito baixo, dificilmente você conseguirá montar uma hamburgueria artesanal, já que normalmente o custo desses produtos é mais alto, impedindo você de competir com as lanchonetes tradicionais. Nesse cenário ainda, precisamos analisar até que ponto sua cidade está preparada para consumir esse tipo de produto de melhor qualidade e que consequentemente é mais caro.
De um modo geral na minha visão o mercado de hamburguerias está chegando próximo a saturação e em breve não terá espaço para entrantes, portanto antes de despender uma aquilo que você juntou por anos, ou de pegar um empréstimo no banco analise muito bem o seu mercado e deixe o “coração” de lado nessas horas. Seja frio e analise com cuidado. Se chegar à conclusão de que o mercado em sua cidade ou região já está saturado, aguarde de 1 a 2 anos até que o mercado de hamburguerias se estabilize e se solidifique, aí sim será mais fácil entra e competir de igual para igual com a concorrência. Porém nesse momento uma coisa é certa, se você resolver investir nesse tipo de negócio, terá que ser melhor do que aqueles que já estão aí.
Se esse texto te ajudou a tomar a decisão de investir ou não no mercado de hamburguerias artesanais, compartilhe com seus colegas de trabalho. Muito obrigado por ler até aqui e aguarde que em breve teremos mais textos como esse por aqui!!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como deixar seu cardápio visualmente mais atrativo?

Um restaurante de sucesso se atenta a diversos detalhes que complementam o que chamamos de experiência do cliente. Dentre elas podemos citar a qualidade do atendimento, limpeza dos banheiros, qualidade da comida e das bebidas, limpeza do salão e a beleza e decoração do mesmo. Dizemos que a satisfação do cliente se encontra nos pequenos detalhes que ele vai sentindo e experienciando ao longo de sua visita a nosso estabelecimento. Dessa forma marcamos de certa forma aquele momento em sua lembrança. Um dos detalhes principais notados pelos clientes e que podem contribuir para uma experiência positiva ou negativa e com relação a qualidade e apresentação dos cardápios. Aqui não estamos falando da comida que é apresentada no cardápio, mas sim do lay out, das cores, letras e disposição dos itens. Na maneira como nos comunicamos e na facilidade da compreensão do que está descrito nas opções propostas pelo restaurante. Pensando nessas premissas, resolvi elaborar um pequeno manual de mon

Métodos de cocção - Princípios Básicos

      Dizem por aí que os métodos de cocção são a principal essência para os chefs de cozinha. São eles que vão dizer o que o pratos será ao fim do processo de produção. Dentro da gastronomia existem vários métodos de cocção. Mas porque devemos compreender e estudar cada um deles? Pelo simples fato de que, quando elaboramos cardápios devemos variar e combiná-los para que assim tenhamos maior variação de sabores e aromas. Lembrando que os diferentes tipos de cocção também conferem diferentes aromas e sabores aos alimentos além de também conferir diferentes cores. Outro importante motivo de se conhecer os diferentes métodos de cocção é pensar na satisfação geral dos clientes. Muitas vezes recebemos hóspedes que não comem ou não gostam de comidas com gordura ou que preferem frituras, assim, variando o preparo dos alimentos conseguimos agradar a maior parte de nossos comensais (clientes). Cocção rápida ou em calor seco       A cocção rápida ou com calor seco (sem adição de água) p

Como promover eventos em seu restaurante?

Um dos temas que mais falamos em nossas aulas e a respeito da diversificação de entradas de faturamento que um restaurante deve ter. Quando falamos nesse assunto estamos propondo que o gestor traga para o estabelecimento mais fontes de faturamento que o habitual atendimento ao cliente nas mesas. Uma das fontes mais confiáveis eficientes para colocar em prática a diversificação são os eventos. Eles nos ajudam a aumentar a utilização do restaurante principalmente em momentos em que não temos tanto movimento, como por exemplo no início da semana para restaurante que tem maior movimento aos finais de semana e nos finais de semana para estabelecimentos comerciais que tem seu maior movimento durante a semana útil. Na matéria de hoje veremos como podemos trabalhar com eventos em seu restaurante. Primeiro temos que entender que só vale a pena trabalhar com eventos em seu restaurante se for para cobrir os dias ou horários de menor movimento, pois se você já tem um grande movimento, p