Pular para o conteúdo principal

Outras tecnologias que melhoram a eficiência de seu restaurante





Quando falamos em tecnologia em bares e restaurantes o assunto é praticamente inesgotável. Visto que nos últimos anos avançamos muito na produção de alimentos, os restaurantes seguiram o mesmo rumo e evoluíram como nunca. Chegamos ao nível de em alguns países do mundo já termos restaurantes onde não existem garçons, e os cozinheiros são em número muito reduzido. Equipamentos e sistemas de vendas estão entre as tecnologias mais utilizadas e que auxiliam na gestão e na melhoria do rendimento dos produtos. Já escrevemos um primeiro artigo sobre tecnologia em bares e restaurantes, e hoje trazemos mais algumas que podem fazer a diferença e melhorar a eficiência de seu bar ou restaurante.

Controle de comandas eletrônico
Um dos maiores problemas que podem atingir uma cozinha é com relação a perda de comandas durante o serviço. Pode também ocorrer uma desordem na entrada de pedidos e ocorrer aquele problema clássico de um cliente que chegou por último, receber sua comida ou bebida antes de outro que chegou antes. Isso incomoda demais os clientes e normalmente geram reclamações e perda de confiança. O controlador de eletrônico acaba com o problema de perda e desorganização das comandas, melhorando a eficiência da cozinha e a saída dos pratos.

Robôs garçom
Uma das tecnologias que mais me surpreendeu nos últimos anos foram os robôs garçons, de sonhos passaram a realidade de mercado e começarão, em breve, a tomar o lugar dos garçons tradicionais. Claro que não será de uma hora para a outra e nem substituirá todos os garçons do mercado, afinal de contas, essa é uma tecnologia que não combina com todos os tipos de restaurantes, já que perde-se muito do contato humano e afasta o cliente do empreendimento, mas para fast foods e restaurantes comerciais será muito interessantes, pois ajudarão a padronizar o atendimento e reduzir os erros humanos.

Organizador de filas
Uma tecnologia que não é nova como o robô garçom, mas que melhorou muito o atendimento em bares e restaurantes é o organizador de filas. Eles ajudam a que os clientes aguardem uma mesa sem ansiedade e com mais tranquilidade, já que não precisam temer que outros passem na sua frente. É um equipamento relativamente barato e que melhora muito a eficiência da recepção de clientes.
Essas mais três tecnologias disponíveis para bares e restaurantes que podem ajudar a alavancar as vendas ou reduzir os custos de seu bar, restaurante, confeitaria ou padaria. Se você gostou desse texto, compartilhe com seus colegas de trabalho e siga as nossas redes sociais. Até a próxima!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como deixar seu cardápio visualmente mais atrativo?

Um restaurante de sucesso se atenta a diversos detalhes que complementam o que chamamos de experiência do cliente. Dentre elas podemos citar a qualidade do atendimento, limpeza dos banheiros, qualidade da comida e das bebidas, limpeza do salão e a beleza e decoração do mesmo. Dizemos que a satisfação do cliente se encontra nos pequenos detalhes que ele vai sentindo e experienciando ao longo de sua visita a nosso estabelecimento. Dessa forma marcamos de certa forma aquele momento em sua lembrança. Um dos detalhes principais notados pelos clientes e que podem contribuir para uma experiência positiva ou negativa e com relação a qualidade e apresentação dos cardápios. Aqui não estamos falando da comida que é apresentada no cardápio, mas sim do lay out, das cores, letras e disposição dos itens. Na maneira como nos comunicamos e na facilidade da compreensão do que está descrito nas opções propostas pelo restaurante. Pensando nessas premissas, resolvi elaborar um pequeno manual de mon

Métodos de cocção - Princípios Básicos

      Dizem por aí que os métodos de cocção são a principal essência para os chefs de cozinha. São eles que vão dizer o que o pratos será ao fim do processo de produção. Dentro da gastronomia existem vários métodos de cocção. Mas porque devemos compreender e estudar cada um deles? Pelo simples fato de que, quando elaboramos cardápios devemos variar e combiná-los para que assim tenhamos maior variação de sabores e aromas. Lembrando que os diferentes tipos de cocção também conferem diferentes aromas e sabores aos alimentos além de também conferir diferentes cores. Outro importante motivo de se conhecer os diferentes métodos de cocção é pensar na satisfação geral dos clientes. Muitas vezes recebemos hóspedes que não comem ou não gostam de comidas com gordura ou que preferem frituras, assim, variando o preparo dos alimentos conseguimos agradar a maior parte de nossos comensais (clientes). Cocção rápida ou em calor seco       A cocção rápida ou com calor seco (sem adição de água) p

Como promover eventos em seu restaurante?

Um dos temas que mais falamos em nossas aulas e a respeito da diversificação de entradas de faturamento que um restaurante deve ter. Quando falamos nesse assunto estamos propondo que o gestor traga para o estabelecimento mais fontes de faturamento que o habitual atendimento ao cliente nas mesas. Uma das fontes mais confiáveis eficientes para colocar em prática a diversificação são os eventos. Eles nos ajudam a aumentar a utilização do restaurante principalmente em momentos em que não temos tanto movimento, como por exemplo no início da semana para restaurante que tem maior movimento aos finais de semana e nos finais de semana para estabelecimentos comerciais que tem seu maior movimento durante a semana útil. Na matéria de hoje veremos como podemos trabalhar com eventos em seu restaurante. Primeiro temos que entender que só vale a pena trabalhar com eventos em seu restaurante se for para cobrir os dias ou horários de menor movimento, pois se você já tem um grande movimento, p