O mercado
da gastronomia é muito gratificante e costuma retribuir de forma positiva aos
investidores desse ramo. Entrar nesse mercado, significa também, muita
dedicação e conhecimentos técnicos sobre cozinha, atendimento, gestão e vendas.
Essas competências são muito importantes para que possamos atingir nossos
objetivos com sustentabilidade e proporcionar aos nossos negócios longevidade e
a capacidade de proporcionar lucros satisfatórios.
As
habilidades relacionadas às vendas, normalmente são as mais negligenciadas e
são àquelas que os gestores menos investem em suas carreiras. O que a médio e
longo prazo pode significas grandes problemas para seus negócios. Afinal, não
adianta nada você produzir alimentos e bebidas deliciosos se não há quem
compre, ou se você não consegue encontrar seus clientes. Portanto, nosso
objetivo aqui, é trazer a você, pequeno empreendedor, a oportunidade de
conhecer um pouco mais sobre esse assunto e com isso alavancar suas vendas ou
pelo menos entender onde você pode estar errando e com isso mudar suas
abordagens ou metodologias para encontrar o cliente certo.
Vamos iniciar
falando sobre algo, que talvez seja a parte mais importante relacionada a
vendas. Estipular quem é seu cliente e seu público alvo. No mercado chamamos
esse processo de posicionamento de marca relacionado aos clientes, ou seja,
entender quem é seu cliente, como ele atua e como sua empresa pode oferecer produtos
e serviços mais específicos a eles. Uma das melhores maneiras de conhecer e
entender quem é seu cliente, é pesquisando sobre quem consome o tipo de produto
que você vende. Outra maneira de conhecer melhor seus clientes e acompanhando
as redes sociais e ouvindo seus comentários sobre o que eles consomem e gostam!
Utilizar as enquetes do facebook, instagram e youtube pode ajudar a entender
melhor o que eles esperam.
Outro
procedimento muito importante ao criar uma empresa para aqueles pequenos
empreendedores que estão começando com pouco investimento, é importante
entender como as vendas ocorrerão. Para isso, conhecer seu cliente é muito importante
para saber onde ele está. Assim você saberá se o melhor canal de venda para sua
empresa é a internet ou a venda pessoal, ou até mesmo vendendo para outros
empreendimentos gastronômicos!
Criar um
portfólio de produtos que atendam uma grande parcela de possíveis clientes e
que ainda não proporcionem à você uma quantidade muito grande estoque é
bastante importante. Para criar um estoque mais reduzido, é importante que você
utilize ingredientes iguais em produtos diferentes uns dos outros. Por exemplo,
você pretende produzir docinhos e bolos para festa. Ao invés de comprar
diferentes tipos de chocolates para bolos e para docinhos, porque não comprar
um tipo só e usar o mesmo ingrediente dos dois produtos. Dessa forma você
consegue otimizar o uso do chocolate e compra-lo em maior quantidade, reduzindo
o custo de compras.
Com dicas
simples e diretas, podemos melhorar e muito nossas vendas! Claro que para isso,
também será necessária muita dedicação por parte de você empresário, já que
nada cai em nosso colo de graça. Precisamos nos dedicar, acreditar em nosso
empreendimento e claro perseverar para que as coisas se encaixem e sua empresa
comece a crescer!
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