Pular para o conteúdo principal

Dicas para alavancar suas vendas!




O mercado da gastronomia é muito gratificante e costuma retribuir de forma positiva aos investidores desse ramo. Entrar nesse mercado, significa também, muita dedicação e conhecimentos técnicos sobre cozinha, atendimento, gestão e vendas. Essas competências são muito importantes para que possamos atingir nossos objetivos com sustentabilidade e proporcionar aos nossos negócios longevidade e a capacidade de proporcionar lucros satisfatórios.
As habilidades relacionadas às vendas, normalmente são as mais negligenciadas e são àquelas que os gestores menos investem em suas carreiras. O que a médio e longo prazo pode significas grandes problemas para seus negócios. Afinal, não adianta nada você produzir alimentos e bebidas deliciosos se não há quem compre, ou se você não consegue encontrar seus clientes. Portanto, nosso objetivo aqui, é trazer a você, pequeno empreendedor, a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre esse assunto e com isso alavancar suas vendas ou pelo menos entender onde você pode estar errando e com isso mudar suas abordagens ou metodologias para encontrar o cliente certo.
Vamos iniciar falando sobre algo, que talvez seja a parte mais importante relacionada a vendas. Estipular quem é seu cliente e seu público alvo. No mercado chamamos esse processo de posicionamento de marca relacionado aos clientes, ou seja, entender quem é seu cliente, como ele atua e como sua empresa pode oferecer produtos e serviços mais específicos a eles. Uma das melhores maneiras de conhecer e entender quem é seu cliente, é pesquisando sobre quem consome o tipo de produto que você vende. Outra maneira de conhecer melhor seus clientes e acompanhando as redes sociais e ouvindo seus comentários sobre o que eles consomem e gostam! Utilizar as enquetes do facebook, instagram e youtube pode ajudar a entender melhor o que eles esperam.
Outro procedimento muito importante ao criar uma empresa para aqueles pequenos empreendedores que estão começando com pouco investimento, é importante entender como as vendas ocorrerão. Para isso, conhecer seu cliente é muito importante para saber onde ele está. Assim você saberá se o melhor canal de venda para sua empresa é a internet ou a venda pessoal, ou até mesmo vendendo para outros empreendimentos gastronômicos!
Criar um portfólio de produtos que atendam uma grande parcela de possíveis clientes e que ainda não proporcionem à você uma quantidade muito grande estoque é bastante importante. Para criar um estoque mais reduzido, é importante que você utilize ingredientes iguais em produtos diferentes uns dos outros. Por exemplo, você pretende produzir docinhos e bolos para festa. Ao invés de comprar diferentes tipos de chocolates para bolos e para docinhos, porque não comprar um tipo só e usar o mesmo ingrediente dos dois produtos. Dessa forma você consegue otimizar o uso do chocolate e compra-lo em maior quantidade, reduzindo o custo de compras.
Com dicas simples e diretas, podemos melhorar e muito nossas vendas! Claro que para isso, também será necessária muita dedicação por parte de você empresário, já que nada cai em nosso colo de graça. Precisamos nos dedicar, acreditar em nosso empreendimento e claro perseverar para que as coisas se encaixem e sua empresa comece a crescer!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como deixar seu cardápio visualmente mais atrativo?

Um restaurante de sucesso se atenta a diversos detalhes que complementam o que chamamos de experiência do cliente. Dentre elas podemos citar a qualidade do atendimento, limpeza dos banheiros, qualidade da comida e das bebidas, limpeza do salão e a beleza e decoração do mesmo. Dizemos que a satisfação do cliente se encontra nos pequenos detalhes que ele vai sentindo e experienciando ao longo de sua visita a nosso estabelecimento. Dessa forma marcamos de certa forma aquele momento em sua lembrança. Um dos detalhes principais notados pelos clientes e que podem contribuir para uma experiência positiva ou negativa e com relação a qualidade e apresentação dos cardápios. Aqui não estamos falando da comida que é apresentada no cardápio, mas sim do lay out, das cores, letras e disposição dos itens. Na maneira como nos comunicamos e na facilidade da compreensão do que está descrito nas opções propostas pelo restaurante. Pensando nessas premissas, resolvi elaborar um pequeno manual de mon

Métodos de cocção - Princípios Básicos

      Dizem por aí que os métodos de cocção são a principal essência para os chefs de cozinha. São eles que vão dizer o que o pratos será ao fim do processo de produção. Dentro da gastronomia existem vários métodos de cocção. Mas porque devemos compreender e estudar cada um deles? Pelo simples fato de que, quando elaboramos cardápios devemos variar e combiná-los para que assim tenhamos maior variação de sabores e aromas. Lembrando que os diferentes tipos de cocção também conferem diferentes aromas e sabores aos alimentos além de também conferir diferentes cores. Outro importante motivo de se conhecer os diferentes métodos de cocção é pensar na satisfação geral dos clientes. Muitas vezes recebemos hóspedes que não comem ou não gostam de comidas com gordura ou que preferem frituras, assim, variando o preparo dos alimentos conseguimos agradar a maior parte de nossos comensais (clientes). Cocção rápida ou em calor seco       A cocção rápida ou com calor seco (sem adição de água) p

Como promover eventos em seu restaurante?

Um dos temas que mais falamos em nossas aulas e a respeito da diversificação de entradas de faturamento que um restaurante deve ter. Quando falamos nesse assunto estamos propondo que o gestor traga para o estabelecimento mais fontes de faturamento que o habitual atendimento ao cliente nas mesas. Uma das fontes mais confiáveis eficientes para colocar em prática a diversificação são os eventos. Eles nos ajudam a aumentar a utilização do restaurante principalmente em momentos em que não temos tanto movimento, como por exemplo no início da semana para restaurante que tem maior movimento aos finais de semana e nos finais de semana para estabelecimentos comerciais que tem seu maior movimento durante a semana útil. Na matéria de hoje veremos como podemos trabalhar com eventos em seu restaurante. Primeiro temos que entender que só vale a pena trabalhar com eventos em seu restaurante se for para cobrir os dias ou horários de menor movimento, pois se você já tem um grande movimento, p