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Medidas Assertivas para Superar a Crise

Pensando em superar a crise, existem algumas posturas e medidas que podem ser tomadas para que minimizemos os impactos na gestão do restaurante. Mas é preciso tomar cuidado, pois, normalmente as primeiras medidas que um gestor de restaurantes tende a tomar é o corte de tudo puder ser cortado. O problema, é que as vezes, o que pretendemos cortar pode influenciar diretamente na qualidade de nossos produtos e serviços e consequentemente afetar a satisfação do cliente. Cortar nem sempre é uma boa medida para salvar uma empresa da crise. Mesmo porque os maiores custos (no caso de um restaurante vem das matérias primas) não são tão fáceis de cortar. Antes de tudo, precisamos fazer, o que chamamos de análise percentuais, onde olhamos de cima todos os custos do restaurante divididos em dois principais blocos: CUSTOS FIXOS E CUSTOS VARIÁVEIS. Somente após essa análise, podemos determinar em quais áreas podemos cortar custos ou devemos nos focar para reduzir. Mas como sou consultor e n...

Gestão Eficiente de Cardápios

Gerir cardápios vai muito além de escrever os pratos em um papel e comprar os ingredientes. Gerir um cardápio com eficiência, envolve pesquisar preços e fornecedores, envolve a escolha de ingredientes certos nas épocas certas de compra e também conhecer seu público para que você possa oferecer cardápios que agradem seus clientes.

Música Ambiente – Parte II – Som Mecânica

Além de ser uma ferramenta para uma boa relação de ótimas sensações com a sua marca, o som ajuda a “disfarçar” ruídos que podem comprometer o bem estar do seu cliente como: barulhos da cozinha, telefone do delivery, conversas entre funcionários, descarga dos banheiros, etc.. Pode parecer frescura, mas a equalização do áudio é muito importante para que o conforto não seja comprometido. Além do volume geral, as frequências da execução das músicas interferem na altura em que as pessoas conversam. É muito comum perceber que pessoas começam a se comunicar gritando quando começa certo tipo de música e isso pode trazer uma sensação negativa, dependendo do perfil de seu estabelecimento. Isso ocorre porque as vozes (tanto de quem canta, quanto de quem conversa) operam em frequências MÉDIAS, e isso deixa a percepção “embolada” num ambiente em que a música sirva como pano de fundo. Num ambiente mais aconchegante, intimista, sempre sugiro música instrumental , de preferência, sem infin...

Como você recebe seus clientes?

Os serviços de atendimento oferecidos pelos restaurantes, hotéis, bares, cafés e padarias são partes essenciais do que chamamos de satisfação do cliente. Tornar o momento dentro do estabelecimento num momento especial é a principal tarefa de todos os colaboradores de um estabelecimento de alimentação e não se restringe somente ao atendimento feito diretamente na mesa. A satisfação plena de nossos clientes, reflete todas as etapas do processo de atendimento e isso inclui o primeiro contato que temos com nossos clientes que e recepção dos mesmo à porta do estabelecimento. Acredito firmemente que a recepção ou primeiro contato com o cliente é a principal etapa do processo completo de atendimento. Reflete em primeira mão as intenções do restaurante e como transmite ao cliente os sentimentos que serão despertos ao longo do atendimento. Portanto não negligencie esta etapa, faça com que seus clientes sejam recebidos de maneira simpática, cortês e educada. Mas se esta etapa é tã...

Faturando mais com as datas Especiais!

Aproveitando clima de dia dos namorados, resolvi escrever sobre um tema recorrente em minhas aulas e palestras sobre gestão de restaurantes. Como trabalhar datas e ocasiões especiais em estabelecimentos de alimentação e consequentemente aproveitar ao máximo o potencial de faturamento de nossos estabelecimentos nessas ocasiões. Claro que em datas como dia das mães, dia dos namorados, dia dos pais, páscoa, natal e todos as outras datas comemorativas e feriados em nosso país são oportunidades de encher o restaurante, movimentar o caixa, mas temos que pensar que também é uma grande oportunidade de conquistar novos clientes para dos dias de menor movimento. Aproveitar que o restaurante está cheio deve ser o momento para fazer tudo perfeito. Não economize em mão de obra, proporcione o melhor atendimento que puder oferecer. Capriche na montagem dos pratos e nas opções especiais que serão oferecidos. Resumindo, proporcione a melhor experiência da vida de seus clientes. Seguindo a ...

Gestão de Bares em Restaurantes - Faturando mais!

Todos restaurante fornecem aos seus clientes bebidas para acompanhar os pratos do cardápio. De sucos a refrigerantes, de vinhos a cervejas temos sempre que nos atentar à qualidade e a oferta de produtos para conquistar nossos clientes e aumentar nossas vendas! Nessa vídeo-aula damos algumas dicas de como faturar mais com o bar de seu restaurante!  Boa aula!

Práticas que você deveria começar a adotar em seu restaurante.

Assim como o mundo da tecnologia se desenvolve e evolui cada dia mais, as tecnologias e práticas em restaurantes também devem evoluir e avançar para que as condições de trabalho e os produtos e serviços oferecidos atendam as demandas cada vez mais exigentes e que procuram consumir m locais que estejam alinhados com tais tecnologias e práticas. Em nosso artigo desta semana, falaremos e sobre algumas dessas tecnologias e práticas que colocarão seu restaurante no hall das empresas modernas e que respeitam o meio ambiente, seus colaboradores e clientes. Separação de resíduos. Apesar de parecer algo que já evoluiu bastante, engana-se quem acha que chegamos ao ponto de excelência na separação e reciclagem de resíduos. Quando pensamos no mercado de alimentação ficamos ainda mais longe do ideal. Mesmo produzindo toneladas de resíduos descartáveis todos os meses, muitos restaurantes e estabelecimentos alimentícios ignoram o futuro e continuam misturando resíduos orgânicos daquele...