Atualmente, a gestão do estoque de um
restaurante pode fazer diferença entre o lucro e o prejuízo. Uma das áreas mais
esquecidas dos restaurantes pode transformar a gestão de seu estabelecimento e
alavancar a eficiência dos serviços na cozinha!
O
trabalho em restaurantes, muitas vezes, nos faz concentrar em certas tarefas
que achamos primordiais e acabamos nos esquecendo de outras tarefas tão
importantes como as que privilegiamos. Talvez a parte mais importante de um
restaurante que gestores costumam deixar de lado seja a área de estoque ou
despensa.
Na
PhiX Consultoria, consideramos o estoque como o coração do restaurante, pois é
ali que recebemos mercadorias em forma bruta, limpamos e organizamos e depois
distribuímos pelo restaurante, entregando produtos à cozinha e ao salão. Se
essa área não recebe os cuidados de gestão e organização condizentes com sua
importância, começamos perder mercadorias, abrimos as portas para roubos e
notadamente vemos os custos aumentarem ou passarem a barreira dos 30% de custo
de CMV aconselhado a restaurantes! E isso, como disse no começo, pode ser a
diferença entre o lucro e o prejuízo.
Até
agora entendemos como o estoque é importante para o desenvolvimento do
estabelecimento e como ele pode ser importante para aumentar a rentabilidade
dos restaurantes! Vejamos então, algumas dicas para deixar sua área de
armazenagem mais eficiente!
Dica 1 – Controle a entrada de mercadorias
Muitos
restaurantes não conferem da forma correta a entrada de matéria prima. Além de
não conferir a entrada, ainda não fazem a avaliação da qualidade dos
fornecedores. Como sempre digo, o primeiro controle de qualidade é no recebimento.
Existem diversas tipos de planilhas para auxiliar nessa tarefa. Mas o mais
importante é estar sempre presente nesta etapa, conferindo importância ao ato
de receber e contabilizar a entrada de mercadorias.
Dica 2 – Controle a saída das mercadorias do estoque
Como
é necessário controlar a entrada de mercadorias, devemos também controlar a
saída e distribuição dessas mercadorias. Utilizando planilhas para auxiliar
nessa tarefa, devemos anotar tudo que consumimos e que saí do estoque. Assim no
fechamento do mês, podemos utilizar essas informações e saber se o que estamos
consumindo condiz com o que estamos vendendo. Podemos também encontrar
‘’vazamentos de mercadorias’’, ou seja, podemos avaliar se estamos perdendo
mercadorias por falta de utilização ou por roubos.
Dica 3 – Faça Inventário regularmente e em datas esporádicas
Fazer
a contagem geral do estoque pode parecer uma tarefa enfadonha e demorada. E
normalmente é. Porém vai deixar seus números sempre atualizados e se algum erro
nos processos de recebimento e distribuição de mercadorias estiver ocorrendo,
ele será facilmente encontrado e rapidamente solucionado. Essa contagem total
deve ser feita pelo menos uma vez ao mês e não deve ter data certa para
acontecer, evitando assim que colaboradores mal intencionados possam manipular
alguma coisa.
Pedro Ramos
Chef e Consultor da PhiX Consultoria
E-mail: pedroramos.phix@outlook.com
Tel: +55 (19) 996 646 572
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