Pular para o conteúdo principal

Trabalhando a excelência no atendimento ao cliente: Técnicas Básicas – PARTE 2



            Existem algumas técnicas consideradas testes chave para um incrível atendimento ao cliente. Estas técnicas são bem básicas e altamente aplicáveis ao seu estabelecimento gastronômico e refletem o cerne de todo atendimento excepcional ao cliente. Melhorar o atendimento deve ser atividade constante em restaurantes, bares, hotéis e tudo que envolva alimentação e hospitalidade. Acompanhe nossa série de artigos sobre técnicas de atendimento e proporcione experiências inesquecíveis.

Técnica 1 – Não prometa o que não pode cumprir
            Cumprir as promessas de atendimento é a primeira das técnicas. A credibilidade pessoal do profissional e, logo, do seu bar/restaurante estará em jogo quando se deixam de cumprir promessas.

Técnica 2 – Nunca deixe o cliente esperando
            Atender sem demora é outra técnica fundamental ao bom atendimento. Quando se ultrapassam os limites de tempo de atendimento aceitáveis, o cliente agirá de forma negativa e poderá até mesmo desistir e procurar outro lugar. A demora no atendimento resulta na impressão de uma empresa desorganizada, desleixada, onde funcionários não se importam com os clientes.

Técnica 3 – Procure propor tempos de espera para drinks, bebidas, pratos e outros.
            Deve-se propor também, um tempo máximo de espera. Clientes que sentem perdendo seu precioso tempo, certamente demonstrarão irritabilidade e como conseqüência final sua infidelidade, pois acabarão por não voltar mais. Diminuir o tempo de espera significa uma circulação maior de clientes, melhor produtividade e maior renda. Algumas pequenas medidas como, por exemplo, hora marcada, estudo dos padrões de espera, sensibilidade e cortesia geralmente resultam na diminuição e/ou atenuação destes problemas.

 Técnica 4 – Possua atitudes positivas e informativas
            Não somente as atitudes técnicas devem ser postas em prática, mas também atitudes pessoais de um atendente/garçom são bem valorizadas na hora de se receber um atendimento. Atitudes positivas dos funcionários refletem-se nas coisas simples da vida, como por exemplo, um sorriso carinhoso, uma palavra amiga, uma demonstração de interesse verdadeiro, um olhar solidário, uma informação não requisitada ou um obrigado. Essas são algumas das cortesias da vida que surtem efeito mágico nos clientes (que na realidade de mágico não há nada).

Técnica 5 – Comunique-se com seus colegas e clientes
            Outra técnica fundamental no bom atendimento é a comunicação pró-ativa. O que quer que aconteça, se a promessa de atendimento ao cliente não puder ser cumprida, é imprescindível que ele seja informado, criando-se assim ambiente para a boa vontade e compreensão alheia. Tomando como exemplo um restaurante que faz entregas por delivery, o atendente ao retornar a ligação ao cliente  e explicar um determinado problema ocorrido, manterá a situação sob controle, evitando possíveis efeitos colaterais prejudiciais. É desejável que além da comunicação propriamente dita, a sinceridade e franqueza estejam também presentes, pois, mesmo sendo difícil dizer a verdade para um cliente quando as coisas não saem a contento, é preciso ser honesto e franco, gerando um clima de transparência e maior confiança.
            A confiabilidade dos sistemas é tão importante quanto a confiabilidade pessoal. O sistema de prestação de serviço deve funcionar sempre. Deve haver um sistema que garanta que o serviço básico seja prestado com eficiência e eficácia, que garanta atitude imediata quando houver possíveis falhas, que assegure reparação rápida, pois, se a empresa hesitar em solucionar o problema com o cliente, vai haver certamente uma indisposição crítica. Além do que, uma solução rápida criará a percepção de um padrão mais elevado no atendimento ao cliente.

            No próximo artigo continuaremos vendo mais técnicas para alavancar o atendimento de seu empreendimento! 

Érico Martins
Chef e Consultor da PhiX Consultoria

Tel: +55 (11) 9 9366 1127

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como deixar seu cardápio visualmente mais atrativo?

Um restaurante de sucesso se atenta a diversos detalhes que complementam o que chamamos de experiência do cliente. Dentre elas podemos citar a qualidade do atendimento, limpeza dos banheiros, qualidade da comida e das bebidas, limpeza do salão e a beleza e decoração do mesmo. Dizemos que a satisfação do cliente se encontra nos pequenos detalhes que ele vai sentindo e experienciando ao longo de sua visita a nosso estabelecimento. Dessa forma marcamos de certa forma aquele momento em sua lembrança. Um dos detalhes principais notados pelos clientes e que podem contribuir para uma experiência positiva ou negativa e com relação a qualidade e apresentação dos cardápios. Aqui não estamos falando da comida que é apresentada no cardápio, mas sim do lay out, das cores, letras e disposição dos itens. Na maneira como nos comunicamos e na facilidade da compreensão do que está descrito nas opções propostas pelo restaurante. Pensando nessas premissas, resolvi elaborar um pequeno manual de mon

Métodos de cocção - Princípios Básicos

      Dizem por aí que os métodos de cocção são a principal essência para os chefs de cozinha. São eles que vão dizer o que o pratos será ao fim do processo de produção. Dentro da gastronomia existem vários métodos de cocção. Mas porque devemos compreender e estudar cada um deles? Pelo simples fato de que, quando elaboramos cardápios devemos variar e combiná-los para que assim tenhamos maior variação de sabores e aromas. Lembrando que os diferentes tipos de cocção também conferem diferentes aromas e sabores aos alimentos além de também conferir diferentes cores. Outro importante motivo de se conhecer os diferentes métodos de cocção é pensar na satisfação geral dos clientes. Muitas vezes recebemos hóspedes que não comem ou não gostam de comidas com gordura ou que preferem frituras, assim, variando o preparo dos alimentos conseguimos agradar a maior parte de nossos comensais (clientes). Cocção rápida ou em calor seco       A cocção rápida ou com calor seco (sem adição de água) p

Como promover eventos em seu restaurante?

Um dos temas que mais falamos em nossas aulas e a respeito da diversificação de entradas de faturamento que um restaurante deve ter. Quando falamos nesse assunto estamos propondo que o gestor traga para o estabelecimento mais fontes de faturamento que o habitual atendimento ao cliente nas mesas. Uma das fontes mais confiáveis eficientes para colocar em prática a diversificação são os eventos. Eles nos ajudam a aumentar a utilização do restaurante principalmente em momentos em que não temos tanto movimento, como por exemplo no início da semana para restaurante que tem maior movimento aos finais de semana e nos finais de semana para estabelecimentos comerciais que tem seu maior movimento durante a semana útil. Na matéria de hoje veremos como podemos trabalhar com eventos em seu restaurante. Primeiro temos que entender que só vale a pena trabalhar com eventos em seu restaurante se for para cobrir os dias ou horários de menor movimento, pois se você já tem um grande movimento, p