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5 dicas para tornar seu Restaurante mais Eficiente - Parte II - 2017 o ano para crescer!!






            Todo começo de ano, adotamos diversas RESOLUÇÕES que com o passar do tempo vamos deixando de lado e nos voltando a rotina das atividades do restaurante! Abandonar essas resoluções, muitas vezes pode fazer com que seu estabelecimento não saia do lugar e continue no mesmo ritmo (muitas vezes caindo de produção) já que não conseguimos abandonar nossos vícios antigos.
            Portanto seguindo a serie de dicas para melhorar a eficiência de seu restaurante, faremos um especial de começo de ano, adotando algumas resoluções que podem sim mudar sua realidade e aumentar a rentabilidade de seus produtos e serviços!

NÃO CAIA NA ROTINA!!
            Como vimos acima, cair na rotina e pensar somente no hoje e nas contas a pagar, pode ser o maior inimigo de seus negócios! Quando deixamos de planejar e de buscar novos objetivos e sonhos, deixamos de inovar e de trazer melhorias para nossos clientes! E num mundo que gira rápido isso pode decretar o fim de seus sonhos! Portanto trace metas para o ano que entra, e mais do que traçar metas, faça com que aconteçam. Engaje seus colaboradores nas metas que forem traçadas!

CONHEÇA MAIS SUA CONCORRÊNCIA
            Sempre que começamos uma nova consultoria, vamos atrás de conhecer os concorrentes de nosso cliente para que possamos nos adequar e adequar às mudanças que serão propostas às realidades de cada um. Com você gestor não deve ser diferente. Independente de ter uma consultoria lhe ajudando a crescer, é essencial conhecer aqueles que estão no mercado junto a você e que podem tirar vendas de seu estabelecimento. Visite seus concorrentes com frequência e conheça aquilo que ele faz bem e também aquilo que não faz tão bem! Dessa forma você conseguirá encaixar e criar produtos e serviços que o diferenciem do restante com mais certeza de sucesso.

CONVERSE MAIS COM SEUS CLIENTES
            Entender cada vez mais aquilo que seu cliente deseja e pensa de seu estabelecimento deve ser uma das resoluções mais importantes para o ano que entra. Muitos gestores pensam que conhecem sua clientela, ou pensam que a “pesquisa de satisfação” que disponibilizam resolve todos os problemas de relacionamento com o cliente. Quem pensa assim está completamente enganado e com certeza está sendo também enganado pelo próprio cliente. No dia a dia de um restaurante a melhor maneira de saber o que seus clientes estão pensando é com relacionamento. Conversar com seu cliente de forma mais pessoal (como um amigo mesmo) pode te trazer “insights” e mudarão a maneira como enxerga seu restaurante. Oriente seus colaboradores a fazer o mesmo!

OUÇA A VOZ DAS COZINHAS!!
            Muitos gestores e proprietários já fazem a resolução descrita acima, mas esquecem de ouvir uma pessoa muito importante na rotina de um restaurante. Seus próprios colaboradores. Se existe uma coisa que aprendi ao longo de minha carreira como consultor é que ouvir e entender o que pensa quem trabalha no estabelecimento é fator crucial para o sucesso da consultoria e das implantações e mudanças que virão. E não deve ser diferente com os proprietários e gestores. Quando damos voz e transformamos nossos colaboradores em “donos do negócio” conseguimos dividir a responsabilidade da inovação e da gestão e engajamos cada vez mais aqueles que nos ajudam a crescer e entregar nossos produtos e serviços.

PARTICIPE MAIS DA ROTINA DE SEU RESTAURANTE
            Dentro de um restaurante a célebre frase “Não basta ser pai/dono, tem que participar” é mais real do que nunca. Se seu restaurante não possui sistemas que de gerenciamento eficientes e que possibilitem a automação na produção dos produtos e serviços, você deve estar presente sempre e em todos os turnos. Sim, é isso mesmo deve estar presente em todos os turnos de funcionamento e deve participar esporadicamente das atividades de produção e atendimento. Somente assim você conseguira entender melhor como funciona seu restaurante garantir o pleno funcionamento de suas atividades! Se seu objetivo é poder ficar distante de seu negócio e somente colher os frutos, então é preciso investir em tecnologia e treinamentos CONSTANTES.          


Pedro Ramos
Chef e Consultor da PhiX Consultoria

Tel: +55 (19) 9 9664 6572

Comentários

  1. E confira os recebimentos dos cartões! Somente sabendo quanto e quando você vai receber, será possível saber seu orçamento real! E assim ter lucro!

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