Pular para o conteúdo principal

Como acabar com a rotatividade de Colaboradores?






            Um dos maiores problemas para alcançar os resultados esperados em um restaurante é a mão de obra. Além de termos uma baixa qualidade de colaboradores no mercado (com baixa escolaridade e sem cursos na área) ainda enfrentamos a concorrência com outros setores (lojas de roupas, indústrias) que muitas vezes oferecem salários maiores e jornadas de trabalho mais “normais”. Isso acaba prejudicando o setor de alimentos e bebidas e causando o que chamamos de “Turn Over”, giro de mão de obra que dificulta a padronização dos serviços e a manutenção da qualidade de produtos (cozinha) e serviços (salão).
            Mas se isso está intrínseco ao nosso mercado, como podemos mudar essa realidade? Como podemos mostrar ao nosso colaborador a importância de nosso negócio na vida dele e na nossa própria vida?
            Primeiro, antes de querer cobrar algo de seu colaborador, é preciso saber se os salários, benefícios, horários de trabalho e funções desempenhadas correspondem ao que outros estabelecimentos – tanto do marcado da gastronomia, quanto de outros setores – oferecem. Por mais que você discorde de minha opinião e ache que não é possível melhorar os benefícios de seus colaboradores, pois o custo de sua mão obra está muito elevado, é exatamente isso que você deve fazer. Quando conseguimos reter a mão de obra (através de melhores condições de trabalho) conseguimos também aumentar, através de treinamentos e incentivos, aumentar as vendas e melhorar os resultados, consequentemente pagando as melhorias oferecidas aos seus colaboradores. Funciona como um ciclo:

           Lembre-se sempre de que investir na sua força de trabalho é investir no seu próprio negócio e na qualidade daquilo que oferece. Mas como nem tudo são flores, é preciso também investir em treinamento constante e periódico que ajude os colaboradores a compreender seus deveres e melhorar cada vez mais a produção e atendimento. Somente juntando esses dois fatores – melhores benefícios + treinamentos – é que conseguimos alcançar a excelência naquilo que oferecemos aos clientes. E é claro que essa excelência reverte em maiores vendas e em lucro ao proprietário/gestor.
           

Pedro Ramos
Chef e Consultor da PhiX Consultoria

Tel: +55 (19) 9 9664 6572

Comentários

  1. Acredito que esse ciclo tenha início em "melhores condições de trabalho".
    Melhorar o benefício é só uma parte, mas só o benefício não garante a satisfação do funcionário.
    Melhorar o ambiente de trabalho pode começar com menos investimento monetário: o dono ou gerente pode começar investindo mais tempo ao ter reuniões mais frequentes, para linhar a esquipe e os setores, reduzir o a fofoca (ruidos de comunicação) do local...
    Não adianta ganhar mais e não se sentir incluido na empresa, ou ter um ambiente de trabalho ruim... Se fosse assim, restaurantes da rede Fasano (por exemplo) não teriam problemas de mão de obra.
    Devemos ter um objetivo claro, uma estratégia para alcança-lo e começar a trabalhar com o material que temos em mãos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ana.
      Creio que a sua linha de raciocínio está muito de acordo com a realidade do setor, até mesmo porque já vivenciei por muitos anos os dissabores de quem trabalha com A/B. Creio que a visão do Pedro também está corretíssima. As duas visões sobre este mesmo assunto se complementam e uma não anula a outra.

      Excluir
  2. Certíssimo Ana, temos alguns textos aqui no blog que falam sobre esse assunto!! Precisa existir mais iteração entre administrativo e seus colaboradores! Obrigado pelo participação! Estamos sempre a disposição! Forte abraço!

    ResponderExcluir
  3. Certíssimo Ana, temos alguns textos aqui no blog que falam sobre esse assunto!! Precisa existir mais iteração entre administrativo e seus colaboradores! Obrigado pelo participação! Estamos sempre a disposição! Forte abraço!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Como deixar seu cardápio visualmente mais atrativo?

Um restaurante de sucesso se atenta a diversos detalhes que complementam o que chamamos de experiência do cliente. Dentre elas podemos citar a qualidade do atendimento, limpeza dos banheiros, qualidade da comida e das bebidas, limpeza do salão e a beleza e decoração do mesmo. Dizemos que a satisfação do cliente se encontra nos pequenos detalhes que ele vai sentindo e experienciando ao longo de sua visita a nosso estabelecimento. Dessa forma marcamos de certa forma aquele momento em sua lembrança. Um dos detalhes principais notados pelos clientes e que podem contribuir para uma experiência positiva ou negativa e com relação a qualidade e apresentação dos cardápios. Aqui não estamos falando da comida que é apresentada no cardápio, mas sim do lay out, das cores, letras e disposição dos itens. Na maneira como nos comunicamos e na facilidade da compreensão do que está descrito nas opções propostas pelo restaurante. Pensando nessas premissas, resolvi elaborar um pequeno manual de mon...

Métodos de cocção - Princípios Básicos

      Dizem por aí que os métodos de cocção são a principal essência para os chefs de cozinha. São eles que vão dizer o que o pratos será ao fim do processo de produção. Dentro da gastronomia existem vários métodos de cocção. Mas porque devemos compreender e estudar cada um deles? Pelo simples fato de que, quando elaboramos cardápios devemos variar e combiná-los para que assim tenhamos maior variação de sabores e aromas. Lembrando que os diferentes tipos de cocção também conferem diferentes aromas e sabores aos alimentos além de também conferir diferentes cores. Outro importante motivo de se conhecer os diferentes métodos de cocção é pensar na satisfação geral dos clientes. Muitas vezes recebemos hóspedes que não comem ou não gostam de comidas com gordura ou que preferem frituras, assim, variando o preparo dos alimentos conseguimos agradar a maior parte de nossos comensais (clientes). Cocção rápida ou em calor seco       A cocção rápida ou com calo...

Qual a DIFERENÇA entre CHEF EXECUTIVO e CHEF DE COZINHA??

     Uma das grandes dúvidas que temos no mercado da gastronomia é sobre a função dos colaboradores que trabalham dentro dos restaurantes. No nosso canal do Youtube, sempre que falamos sobre as profissões da gastronomia, chove de comentários que ainda não compreendem exatamente se estão trabalhando na função correta ou se estão fazendo as tarefas de outro cargo. Dentre todos os cargos e funções, a que mais causa confusão é a de Chef Executivo. Muitos profissionais que são chefs de cozinha ou líderes de cozinha se auto intitulam chefs executivos e propagam aos setes ventos que o são. Mas, em primeiro lugar a função de chef executivo é bastante rara no Brasil e é preciso algumas prerrogativas essenciais para poder ostentar esse cargo. Vamos entender quais são essas prerrogativas e elucidar todas as dúvidas.       Antes de mais nada é preciso descrever o papel do chef de cozinha e quais são as tarefas que ele executa ao longo e sua jornada de trabalho. Al...