Aumentar
vendas em estabelecimentos de alimentação é um dos grandes desafios da
atualidade. Com a grande onda de novos restaurantes, padarias, confeitarias e
bares que a crise econômica trouxe, a pulverização dos clientes se tornou uma
mosca na sopa dos estabelecimentos mais antigos. Por outro lado, este é o
momento ideal para reforçar as qualidades desses estabelecimentos e também para
trabalhar na fidelização de seus clientes.
Buscar mais
clientes ou fidelizar os clientes que já possuímos? Essa é uma pergunta que
meus clientes e alunos sempre me fazem. E a resposta é sempre a mesma, na minha
opinião, é mais importante fidelizarmos clientes. Por dois motivos bem
interessantes. Clientes fiéis, gastam mais em seu estabelecimento, além de
propagarem mais a sua marca, proporcionando a vinda de novos clientes. Por isso
lembre-se sempre, antes de querer trazer novos clientes pense em fidelizar os
que já possui. Mas, acho que todos os leitores estão se perguntando, quais
técnicas posso utilizar para fidelizar meus clientes? Existem diversas técnicas
que podem funcionar de maneiras diferentes, em diferentes estabelecimentos. Por
isso vou tentar direcionar cada técnica a cada tipo de estabelecimento para o
qual ela é mais indicada.
Se coloque no lugar do cliente
Primeiramente
precisamos fazer um exercício de se colocar no lugar do cliente e sentir como
ele. Dessa forma conseguimos enxergar nossos produtos e serviços de fora e ter
uma visão mais amplas sobre eles. Esse exercício é primordial para as próximas
etapas do processo de fidelização de clientes.
Tenha sempre novidades
Em qualquer
seguimento do mercado, existem as modas e as tendências que nos ajudam a inovar
e criar produtos para nossos clientes, mas se apegar a esses elementos também
pode torna-lo somente mais um no mercado e não ter nenhum diferencial. Portanto
investir em cursos e profissionalização nos ajuda a desenvolver nosso lado
criativo e entregar novidades aos nossos clientes.
Quando um
cliente vem em seu estabelecimento pela primeira ele busca produtos e
qualidade/custo e bom atendimento. Quando ele tem uma primeira boa impressão,
passa a frequentar seu estabelecimento. Porém isso não significa que ele está
fidelizado. Para que isso aconteça, é preciso que ele consuma diferentes tipos
de produtos em diferentes épocas e situações. Por isso a criação de novos
produtos, de produtos de estação, produtos temáticos trazem frescor a sua marca
e criam uma identidade de estabelecimento atualizado e moderno, dinâmico e
atencioso com seus clientes. No ramo de restaurantes percebemos isso quando um
cliente varia seus pedidos do cardápio, pede cotações para eventos, prova
novidades e sugestões. No ramo de padarias e confeitarias não é diferente. E o
processo de inovação e criação de novos produtos deve ser mais constante e
rotineiro.
Em breve traremos
a continuação dessa matéria que foi publicada na revista FestPan, com mais
dicas para a fidelização de clientes em estabelecimentos de alimentação.
Pedro Ramos
Chef e Consultor da PhiX Consultoria
Tel: +55 (19) 9 9664 6572
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