Pular para o conteúdo principal

Fidelização de Clientes - Parte 1




Aumentar vendas em estabelecimentos de alimentação é um dos grandes desafios da atualidade. Com a grande onda de novos restaurantes, padarias, confeitarias e bares que a crise econômica trouxe, a pulverização dos clientes se tornou uma mosca na sopa dos estabelecimentos mais antigos. Por outro lado, este é o momento ideal para reforçar as qualidades desses estabelecimentos e também para trabalhar na fidelização de seus clientes.
Buscar mais clientes ou fidelizar os clientes que já possuímos? Essa é uma pergunta que meus clientes e alunos sempre me fazem. E a resposta é sempre a mesma, na minha opinião, é mais importante fidelizarmos clientes. Por dois motivos bem interessantes. Clientes fiéis, gastam mais em seu estabelecimento, além de propagarem mais a sua marca, proporcionando a vinda de novos clientes. Por isso lembre-se sempre, antes de querer trazer novos clientes pense em fidelizar os que já possui. Mas, acho que todos os leitores estão se perguntando, quais técnicas posso utilizar para fidelizar meus clientes? Existem diversas técnicas que podem funcionar de maneiras diferentes, em diferentes estabelecimentos. Por isso vou tentar direcionar cada técnica a cada tipo de estabelecimento para o qual ela é mais indicada.

Se coloque no lugar do cliente
Primeiramente precisamos fazer um exercício de se colocar no lugar do cliente e sentir como ele. Dessa forma conseguimos enxergar nossos produtos e serviços de fora e ter uma visão mais amplas sobre eles. Esse exercício é primordial para as próximas etapas do processo de fidelização de clientes.

Tenha sempre novidades
Em qualquer seguimento do mercado, existem as modas e as tendências que nos ajudam a inovar e criar produtos para nossos clientes, mas se apegar a esses elementos também pode torna-lo somente mais um no mercado e não ter nenhum diferencial. Portanto investir em cursos e profissionalização nos ajuda a desenvolver nosso lado criativo e entregar novidades aos nossos clientes.
Quando um cliente vem em seu estabelecimento pela primeira ele busca produtos e qualidade/custo e bom atendimento. Quando ele tem uma primeira boa impressão, passa a frequentar seu estabelecimento. Porém isso não significa que ele está fidelizado. Para que isso aconteça, é preciso que ele consuma diferentes tipos de produtos em diferentes épocas e situações. Por isso a criação de novos produtos, de produtos de estação, produtos temáticos trazem frescor a sua marca e criam uma identidade de estabelecimento atualizado e moderno, dinâmico e atencioso com seus clientes. No ramo de restaurantes percebemos isso quando um cliente varia seus pedidos do cardápio, pede cotações para eventos, prova novidades e sugestões. No ramo de padarias e confeitarias não é diferente. E o processo de inovação e criação de novos produtos deve ser mais constante e rotineiro.
Em breve traremos a continuação dessa matéria que foi publicada na revista FestPan, com mais dicas para a fidelização de clientes em estabelecimentos de alimentação.

Pedro Ramos
Chef e Consultor da PhiX Consultoria
Tel: +55 (19) 9 9664 6572

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como deixar seu cardápio visualmente mais atrativo?

Um restaurante de sucesso se atenta a diversos detalhes que complementam o que chamamos de experiência do cliente. Dentre elas podemos citar a qualidade do atendimento, limpeza dos banheiros, qualidade da comida e das bebidas, limpeza do salão e a beleza e decoração do mesmo. Dizemos que a satisfação do cliente se encontra nos pequenos detalhes que ele vai sentindo e experienciando ao longo de sua visita a nosso estabelecimento. Dessa forma marcamos de certa forma aquele momento em sua lembrança. Um dos detalhes principais notados pelos clientes e que podem contribuir para uma experiência positiva ou negativa e com relação a qualidade e apresentação dos cardápios. Aqui não estamos falando da comida que é apresentada no cardápio, mas sim do lay out, das cores, letras e disposição dos itens. Na maneira como nos comunicamos e na facilidade da compreensão do que está descrito nas opções propostas pelo restaurante. Pensando nessas premissas, resolvi elaborar um pequeno manual de mon

Métodos de cocção - Princípios Básicos

      Dizem por aí que os métodos de cocção são a principal essência para os chefs de cozinha. São eles que vão dizer o que o pratos será ao fim do processo de produção. Dentro da gastronomia existem vários métodos de cocção. Mas porque devemos compreender e estudar cada um deles? Pelo simples fato de que, quando elaboramos cardápios devemos variar e combiná-los para que assim tenhamos maior variação de sabores e aromas. Lembrando que os diferentes tipos de cocção também conferem diferentes aromas e sabores aos alimentos além de também conferir diferentes cores. Outro importante motivo de se conhecer os diferentes métodos de cocção é pensar na satisfação geral dos clientes. Muitas vezes recebemos hóspedes que não comem ou não gostam de comidas com gordura ou que preferem frituras, assim, variando o preparo dos alimentos conseguimos agradar a maior parte de nossos comensais (clientes). Cocção rápida ou em calor seco       A cocção rápida ou com calor seco (sem adição de água) p

Como promover eventos em seu restaurante?

Um dos temas que mais falamos em nossas aulas e a respeito da diversificação de entradas de faturamento que um restaurante deve ter. Quando falamos nesse assunto estamos propondo que o gestor traga para o estabelecimento mais fontes de faturamento que o habitual atendimento ao cliente nas mesas. Uma das fontes mais confiáveis eficientes para colocar em prática a diversificação são os eventos. Eles nos ajudam a aumentar a utilização do restaurante principalmente em momentos em que não temos tanto movimento, como por exemplo no início da semana para restaurante que tem maior movimento aos finais de semana e nos finais de semana para estabelecimentos comerciais que tem seu maior movimento durante a semana útil. Na matéria de hoje veremos como podemos trabalhar com eventos em seu restaurante. Primeiro temos que entender que só vale a pena trabalhar com eventos em seu restaurante se for para cobrir os dias ou horários de menor movimento, pois se você já tem um grande movimento, p