Analisando a gastronomia nos últimos
anos, vemos uma grande evolução em diversos aspectos relacionados aos costumes
dos cozinheiros e dos clientes, assim como nas tecnologias que utilizamos para
o melhor controle das operações. Vemos também uma grande evolução nos próprios
ingredientes que utilizamos a em sua cadeia de distribuição que visa cada vez
mais entregar um produto mais fresco e de melhor qualidade. Porém quase todos
os restaurantes atualmente se utilizam de uma maneira de trabalhar que data de
mais de 100 anos e foi desenvolvida na França pelo chef Auguste Escoffier. Esse
conceito criado pelo nobre chef de cozinha visava valorizar e melhorar a
qualidade dos insumos que chegavam ao exército francês e consequentemente
melhorar a “performance” dos soldados
nos campos de batalha. Atualmente, na gestão de restaurante chamamos isso de
FLUXO DE MERCADORIAS.
Mesmo que muitos gestores ou
proprietários nunca tenham ouvido falar desse conceito, é possível que o
utilizem em seus estabelecimentos. Principalmente se a cozinha foi projetada
por um profissional capacitado para implantação de cozinhas profissionais. Mas
afinal de contas, o que esse conceito diz e quais benefícios ele traz aos
estabelecimentos de alimentação?
Basicamente o objetivo de qualquer
restaurante é vender alimentos e bebidas o mais rápido possível, ou seja, que o
alimento seja comprado, produzido e vendido de maneira mais rápida e que
proporcione o que chamamos de giro de estoque. Isso é importantíssimo para o
sucesso de qualquer restaurante. Para que isso funcione com perfeição, devemos
adotar um fluxo dentro do estabelecimento que privilegie os alimentos e não as
pessoas. Queremos que o que se movimente entre as praças e estações de trabalho
sejam os alimentos e cada trabalhador fique em sua área preparando esses
alimentos e passando para a estação seguinte. Dessa forma, fazemos com que duas
coisas importantes aconteçam: Primeiro que o alimento vais transitar mais
rápido e será servido mais rápido na mesa do cliente, segundo que os
profissionais ficam menos cansados, já que se locomovem menos e reduzem os
riscos de acidentes, que em cozinhas profissionais são bem altos.
Como podemos melhorar o fluxo de
mercadorias em restaurantes e bares?
Na grande
maioria dos casos, uma simples reorganização dos móveis e equipamentos de
cozinhas ajudam (não resolvem) a melhorar o fluxo de mercado. Mas normalmente é
aconselhado uma reforma na cozinha para que o conceito seja implantado desde a
concepção do projeto. Treinar seus
colaboradores para entenderem que devem ficar mais em suas estações de trabalho
é essencial para que o fluxo de mercadorias seja implantado com sucesso.
Mas, mais
importante do que reorganizar sua cozinha é manter a nova organização e fazer com
que seus funcionários compreendam a nova configuração.
Pedro Ramos
Chef e Consultor da PhiX Consultoria
Tel: +55 (19) 9 9664 6572
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