Pular para o conteúdo principal

Controle de desperdício em restaurantes




Sabemos que uma das maiores dificuldades dos gestores de restaurantes atualmente é o controle de desperdício. Em 70% dos casos de consultorias que presto, esse é um dos pontos que mais preocupa a gerência e que normalmente é o ponto crucial para resolução dos problemas encontrados no estabelecimento. A pior parte de tudo isso, é que não resolver esse problema não é simples e não acontece de uma hora para outra. Normalmente para diminuirmos os desperdícios, devemos implementar diversas medidas administrativas e operacionais, além de muitas vezes abandonar hábitos que já estão enraizados na cultura organizacional da empresa, o que gera estresse e insatisfação por parte dos colaboradores, principalmente os mais antigos.
O desperdício de alimentos em restaurantes é um grande problema, pois atingi a sociedade e a própria saúde financeira e operacional do empreendimento. Quando falamos em atingir a sociedade, sabemos que jogar alimentos fora, ou simplesmente deixar que estraguem em nossas prateleiras, pode e deve ser considerado um desrespeito ao próximo, já que temos em nossa “esquina” milhares de pessoas que não tem o que comer. Também afetam a saúde financeira da empresa, já que jogamos fora produtos que na prática deveriam estar sendo cozidos, vendidos e rendendo dividendos para o estabelecimento.
Contudo, como sempre falo em meus textos e videoaulas, nada é eterno, é nada é impossível de ser resolvido e organizado em estabelecimentos de alimentação! Neste caso podemos, como falei acima, adotar medidas de redução de desperdício que normalmente dão cota do recado e resolver definitivamente o problema. Vamos entender algumas dessas medidas que nos auxiliam a resolver essa questão.
Controle de validade
Controlar a validade dos produtos é uma das principais maneiras de reduzir o desperdício em restaurantes. Diretamente ligado às compras o controle de validade exige que façamos a contagem e avaliação do estoque periodicamente e assim vamos verificando a validade e colocando para ser consumido aqueles produtos que estão mais próximos ao vencimento.
Treinamento da brigada
Treinar sua equipe também ajuda bastante no controle do desperdício. Quando sua equipe está engajada em reduzir custos, e compreende a importância que isso tem para a própria carreira deles, a relação que seus colaboradores terão com seus insumos será completamente diferente. Começarão, inclusive, a cobrar de seus colegas que tratem melhor os alimentos e que auxiliem na redução do desperdício. Também auxiliará que eles façam pedidos para seus setores mais organizados e condizentes com a realidade, ao invés de fazer pedidos sem embasamento e que ocasionalmente causam mais desperdício.
Seleção de fornecedores
Selecionar fornecedores de qualidade e que estejam alinhados com as exigências de sua empresa também contribuem para a política de redução de desperdício de seu estabelecimento. Fornecedores de baixa qualidade e confiabilidade, tendem a entregar produtos muito próximo da data de validade, ou mesmo produtos fora do padrão de qualidade que você exige. Neste ponto, o treinamento de sua equipe para o recebimento das mercadorias ajuda bastante no controle de qualidade de seus fornecedores.
Pesagem e controle de porcionamento
Uma das técnicas mais utilizadas em restaurantes é o porcionamento de mercadorias. Basicamente consiste em pegarmos alimentos em forma bruta e fatiarmos, picarmos ou pré-prepararmos os alimentos e posteriormente congelarmos para que possamos preservar suas qualidade e longevidade por mais tempo. Essa técnica é mais utilizada em restaurantes à la carte, porem pode ser levada a todos os tipos de estabelecimentos de alimentação.
Fechando assim mais um texto em nosso blog, vimos a importância que o controle de desperdício tem no dia a dia de nosso restaurante. Muitas vezes trabalhamos para melhorar o faturamento e esquecemos das práticas que podem nos auxiliar nessa procura, porém olhando para dentro do próprio restaurante.


Pedro Ramos
Chef e Consultor da PhiX Consultoria
Tel: +55 (19) 9 9664 6572

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como deixar seu cardápio visualmente mais atrativo?

Um restaurante de sucesso se atenta a diversos detalhes que complementam o que chamamos de experiência do cliente. Dentre elas podemos citar a qualidade do atendimento, limpeza dos banheiros, qualidade da comida e das bebidas, limpeza do salão e a beleza e decoração do mesmo. Dizemos que a satisfação do cliente se encontra nos pequenos detalhes que ele vai sentindo e experienciando ao longo de sua visita a nosso estabelecimento. Dessa forma marcamos de certa forma aquele momento em sua lembrança. Um dos detalhes principais notados pelos clientes e que podem contribuir para uma experiência positiva ou negativa e com relação a qualidade e apresentação dos cardápios. Aqui não estamos falando da comida que é apresentada no cardápio, mas sim do lay out, das cores, letras e disposição dos itens. Na maneira como nos comunicamos e na facilidade da compreensão do que está descrito nas opções propostas pelo restaurante. Pensando nessas premissas, resolvi elaborar um pequeno manual de mon

Métodos de cocção - Princípios Básicos

      Dizem por aí que os métodos de cocção são a principal essência para os chefs de cozinha. São eles que vão dizer o que o pratos será ao fim do processo de produção. Dentro da gastronomia existem vários métodos de cocção. Mas porque devemos compreender e estudar cada um deles? Pelo simples fato de que, quando elaboramos cardápios devemos variar e combiná-los para que assim tenhamos maior variação de sabores e aromas. Lembrando que os diferentes tipos de cocção também conferem diferentes aromas e sabores aos alimentos além de também conferir diferentes cores. Outro importante motivo de se conhecer os diferentes métodos de cocção é pensar na satisfação geral dos clientes. Muitas vezes recebemos hóspedes que não comem ou não gostam de comidas com gordura ou que preferem frituras, assim, variando o preparo dos alimentos conseguimos agradar a maior parte de nossos comensais (clientes). Cocção rápida ou em calor seco       A cocção rápida ou com calor seco (sem adição de água) p

Como promover eventos em seu restaurante?

Um dos temas que mais falamos em nossas aulas e a respeito da diversificação de entradas de faturamento que um restaurante deve ter. Quando falamos nesse assunto estamos propondo que o gestor traga para o estabelecimento mais fontes de faturamento que o habitual atendimento ao cliente nas mesas. Uma das fontes mais confiáveis eficientes para colocar em prática a diversificação são os eventos. Eles nos ajudam a aumentar a utilização do restaurante principalmente em momentos em que não temos tanto movimento, como por exemplo no início da semana para restaurante que tem maior movimento aos finais de semana e nos finais de semana para estabelecimentos comerciais que tem seu maior movimento durante a semana útil. Na matéria de hoje veremos como podemos trabalhar com eventos em seu restaurante. Primeiro temos que entender que só vale a pena trabalhar com eventos em seu restaurante se for para cobrir os dias ou horários de menor movimento, pois se você já tem um grande movimento, p