O Marketing é
uma das áreas mais importantes para um restaurante. Num mercado onde a
saturação atinge altos níveis, se diferenciar não é mais a única maneira de
trazermos novos clientes e fidelizarmos os já habituais. Divulgar seu negócio é
essencial, porém, mesmo existindo ferramentas mais acessíveis hoje em dia, não
é algo simples e que fazemos do dia para a noite.
Primeiro
conceito que temos que entender é que quando falamos de restaurantes existem
dois tipos de marketing. Interno e externo. Ambos com objetivos e abordagens
bem diferentes um do outro. Enquanto o marketing externo trabalha para trazer
novos clientes ao seu estabelecimento o marketing interno trabalha para que seu
negócio venda mais. É muito comum que gestores e proprietários trabalhem mais
forte o marketing externo, pois é o mais conhecido e utilizado deles, por vezes
esquecendo de fazer a divulgação interna.
Dessa forma, ficam dependentes de seus colaboradores e pode ter certeza
de que isso não é algo bom.
Feita essa
análise primária, vamos entender na prática como funcionam o marketing interno
e externo no dia a dia de um estabelecimento de alimentação. Lembrando que nem
tudo que falarmos aqui se aplica diretamente a todos os tipos de
estabelecimentos, mas iremos tentar exemplificar a quais tipos cada técnica se
aplica.
Marketing
externo
Mais conhecido
de todos eles, é aquele marketing que se aplica fora do estabelecimento de
alimentação. Os meios mais comuns são jornais, televisão, folhetos, panfletagem
entre outros. Mas cada tipo de estabelecimento, vai casar melhor com um tipo
diferente de divulgação. Restaurantes com ação mais local, ou seja, que atendam
públicos menores em regiões mais específicas, precisam focar em meios de
promoção mais regional como panfletagem local ou pequenos jornais regionais
também é interessante levar em conta espaços publicitários em muros, fachadas
ou pequenos outdoors que tenham uma visualização próximo ao seu
estabelecimento.
Marketing
interno
Já o marketing
interno é aquilo que propagandeamos dentro do próprio estabelecimento. Esse
tipo de marketing não visa trazer novos clientes, já que ele será destinado
para aqueles que já estão dentro de seu estabelecimento, ou seja, aqueles que
vieram atraídos pelo marketing externo. Aqui está o grande desafio para o
gestor, pois muitas vezes ele não pensa muito nessas possibilidades de
divulgação. O mais importante aqui é que o objetivo deste tipo de propaganda é
o aumento do consumo dos clientes, traduzindo para os jargões da gastronomia
profissional, visamos aumentar o Ticket Médio gasto pelos nossos clientes.
Podemos chamar esses elementos que utilizamos de ferramentas de vendas, já que
auxiliam os garçons na venda dos produtos do cardápio. Dessa forma sua
dependência de seus colaboradores diminui. Algumas ideias que podem alavancar
suas vendas através do marketing interno, são banners com promoções, combos ou
novidades; cardápio bem ilustrativo e chamativo; totens em acrílico para mesas
entre outros elementos que podem ser colocados a vista dos clientes desde a entrada
do restaurante até as paredes do banheiro. Aproveite seu espaço para informar
seus clientes sobre o que você tem de melhor a oferecer.
Seguindo essas
dicas, seu faturamento vai dar uma boa guinada, além de agradar mais seus
clientes que se sentiram mais plenamente atendidos. Vai também deixar seus
garçons mais confiantes na hora de oferecer e vender seus produtos.
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