Pular para o conteúdo principal

Marketing para restaurantes




O Marketing é uma das áreas mais importantes para um restaurante. Num mercado onde a saturação atinge altos níveis, se diferenciar não é mais a única maneira de trazermos novos clientes e fidelizarmos os já habituais. Divulgar seu negócio é essencial, porém, mesmo existindo ferramentas mais acessíveis hoje em dia, não é algo simples e que fazemos do dia para a noite.

Primeiro conceito que temos que entender é que quando falamos de restaurantes existem dois tipos de marketing. Interno e externo. Ambos com objetivos e abordagens bem diferentes um do outro. Enquanto o marketing externo trabalha para trazer novos clientes ao seu estabelecimento o marketing interno trabalha para que seu negócio venda mais. É muito comum que gestores e proprietários trabalhem mais forte o marketing externo, pois é o mais conhecido e utilizado deles, por vezes esquecendo de fazer a divulgação interna.  Dessa forma, ficam dependentes de seus colaboradores e pode ter certeza de que isso não é algo bom.

Feita essa análise primária, vamos entender na prática como funcionam o marketing interno e externo no dia a dia de um estabelecimento de alimentação. Lembrando que nem tudo que falarmos aqui se aplica diretamente a todos os tipos de estabelecimentos, mas iremos tentar exemplificar a quais tipos cada técnica se aplica.

Marketing externo
Mais conhecido de todos eles, é aquele marketing que se aplica fora do estabelecimento de alimentação. Os meios mais comuns são jornais, televisão, folhetos, panfletagem entre outros. Mas cada tipo de estabelecimento, vai casar melhor com um tipo diferente de divulgação. Restaurantes com ação mais local, ou seja, que atendam públicos menores em regiões mais específicas, precisam focar em meios de promoção mais regional como panfletagem local ou pequenos jornais regionais também é interessante levar em conta espaços publicitários em muros, fachadas ou pequenos outdoors que tenham uma visualização próximo ao seu estabelecimento.

Marketing interno
Já o marketing interno é aquilo que propagandeamos dentro do próprio estabelecimento. Esse tipo de marketing não visa trazer novos clientes, já que ele será destinado para aqueles que já estão dentro de seu estabelecimento, ou seja, aqueles que vieram atraídos pelo marketing externo. Aqui está o grande desafio para o gestor, pois muitas vezes ele não pensa muito nessas possibilidades de divulgação. O mais importante aqui é que o objetivo deste tipo de propaganda é o aumento do consumo dos clientes, traduzindo para os jargões da gastronomia profissional, visamos aumentar o Ticket Médio gasto pelos nossos clientes. Podemos chamar esses elementos que utilizamos de ferramentas de vendas, já que auxiliam os garçons na venda dos produtos do cardápio. Dessa forma sua dependência de seus colaboradores diminui. Algumas ideias que podem alavancar suas vendas através do marketing interno, são banners com promoções, combos ou novidades; cardápio bem ilustrativo e chamativo; totens em acrílico para mesas entre outros elementos que podem ser colocados a vista dos clientes desde a entrada do restaurante até as paredes do banheiro. Aproveite seu espaço para informar seus clientes sobre o que você tem de melhor a oferecer.

Seguindo essas dicas, seu faturamento vai dar uma boa guinada, além de agradar mais seus clientes que se sentiram mais plenamente atendidos. Vai também deixar seus garçons mais confiantes na hora de oferecer e vender seus produtos.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como deixar seu cardápio visualmente mais atrativo?

Um restaurante de sucesso se atenta a diversos detalhes que complementam o que chamamos de experiência do cliente. Dentre elas podemos citar a qualidade do atendimento, limpeza dos banheiros, qualidade da comida e das bebidas, limpeza do salão e a beleza e decoração do mesmo. Dizemos que a satisfação do cliente se encontra nos pequenos detalhes que ele vai sentindo e experienciando ao longo de sua visita a nosso estabelecimento. Dessa forma marcamos de certa forma aquele momento em sua lembrança. Um dos detalhes principais notados pelos clientes e que podem contribuir para uma experiência positiva ou negativa e com relação a qualidade e apresentação dos cardápios. Aqui não estamos falando da comida que é apresentada no cardápio, mas sim do lay out, das cores, letras e disposição dos itens. Na maneira como nos comunicamos e na facilidade da compreensão do que está descrito nas opções propostas pelo restaurante. Pensando nessas premissas, resolvi elaborar um pequeno manual de mon

Métodos de cocção - Princípios Básicos

      Dizem por aí que os métodos de cocção são a principal essência para os chefs de cozinha. São eles que vão dizer o que o pratos será ao fim do processo de produção. Dentro da gastronomia existem vários métodos de cocção. Mas porque devemos compreender e estudar cada um deles? Pelo simples fato de que, quando elaboramos cardápios devemos variar e combiná-los para que assim tenhamos maior variação de sabores e aromas. Lembrando que os diferentes tipos de cocção também conferem diferentes aromas e sabores aos alimentos além de também conferir diferentes cores. Outro importante motivo de se conhecer os diferentes métodos de cocção é pensar na satisfação geral dos clientes. Muitas vezes recebemos hóspedes que não comem ou não gostam de comidas com gordura ou que preferem frituras, assim, variando o preparo dos alimentos conseguimos agradar a maior parte de nossos comensais (clientes). Cocção rápida ou em calor seco       A cocção rápida ou com calor seco (sem adição de água) p

Como promover eventos em seu restaurante?

Um dos temas que mais falamos em nossas aulas e a respeito da diversificação de entradas de faturamento que um restaurante deve ter. Quando falamos nesse assunto estamos propondo que o gestor traga para o estabelecimento mais fontes de faturamento que o habitual atendimento ao cliente nas mesas. Uma das fontes mais confiáveis eficientes para colocar em prática a diversificação são os eventos. Eles nos ajudam a aumentar a utilização do restaurante principalmente em momentos em que não temos tanto movimento, como por exemplo no início da semana para restaurante que tem maior movimento aos finais de semana e nos finais de semana para estabelecimentos comerciais que tem seu maior movimento durante a semana útil. Na matéria de hoje veremos como podemos trabalhar com eventos em seu restaurante. Primeiro temos que entender que só vale a pena trabalhar com eventos em seu restaurante se for para cobrir os dias ou horários de menor movimento, pois se você já tem um grande movimento, p