Pular para o conteúdo principal

Você faz seleção de seus fornecedores?



Selecionar fornecedores é uma das tarefas do dia a dia de um restaurante que deve ser feita pelo responsável de compras ou pelo gestor de A e B. Porém é uma das etapas do processo mais negligenciadas e que tendem a se baseadas de um padrão já adotado pela empresa. Esse padrão de compras, parece ser bom, pois agiliza o trabalho, mas acaba deixando de lado uma etapa essencial do processo de compras que chamamos de cotação de preços e consequentemente a seleção de fornecedores.
Para melhorar essa etapa da gestão, precisamos adotar posturas que privilegiem a pesquisa constante e a comparação de preços e qualidade. Também precisamos colocar em prática, algo que é muito difícil de ensinar na teoria que é a análise do custo benefício de algumas mercadorias. Por exemplo, em alguns restaurantes, é ideal que os sucos preparados no bar sejam naturais, preparados a partir de fruta fresca ou porcionada e congelada pelo estabelecimento. Porém dependendo do tipo de estabelecimento, não há essa necessidade, podendo trocar as frutas frescas por polpas congeladas e industrializadas. Optamos dessa maneira analisando custo benefício fazendo a comparação entre o público atendemos, qual motivo que ele frequenta nosso estabelecimento e o preço que pagamos nas frutas ou nas polpas. Como disse não é algo fácil de explicar e depende exclusivamente da análise do gestor.
Além do custo benefício dos produtos, existem outros fatores que podemos analisar e que nos ajudam a selecionar melhor nossos fornecedores. Prestar atenção a qualidade dos meios de transporte que os entregadores utilizam e nas vestimentas que utilizam ajuda a separar os fornecedores que não são profissionais daqueles que podem entregar um pouco mais de qualidade na higiene e no transporte dos alimentos. Convenhamos que além de afetar a saúde dos alimentos, também auxilia no controle do desperdício.
Uma outra dica importante é montar uma lista com todos os fornecedores que você tem a disposição com telefones, representantes de vendas, endereço entre outras informações que sejam relevantes para você. Esse tipo de planilha, auxilia bastante na hora das cotações, já que junta as informações de todos seus fornecedores em um único lugar, agilizando o tempo para cotação e melhorando a eficiência das compras.
É isso ai pessoal, ficar nas mãos de seu fornecedores é uma das piores coisas que podem acontecer com seu restaurante. Seguindo essas dicas que trouxemos, o resultado do processo de compras será muito mais eficiente e seus custos serão reduzidos expressivamente.
Espero que tenham gostado desse artigo e se ele foi relevante para as melhorias em sua gestão, compartilhe com seus colegas de trabalho! Estamos aqui para trazer o melhor conteúdo de forma simples e direta.
Bons negócios!!!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como deixar seu cardápio visualmente mais atrativo?

Um restaurante de sucesso se atenta a diversos detalhes que complementam o que chamamos de experiência do cliente. Dentre elas podemos citar a qualidade do atendimento, limpeza dos banheiros, qualidade da comida e das bebidas, limpeza do salão e a beleza e decoração do mesmo. Dizemos que a satisfação do cliente se encontra nos pequenos detalhes que ele vai sentindo e experienciando ao longo de sua visita a nosso estabelecimento. Dessa forma marcamos de certa forma aquele momento em sua lembrança. Um dos detalhes principais notados pelos clientes e que podem contribuir para uma experiência positiva ou negativa e com relação a qualidade e apresentação dos cardápios. Aqui não estamos falando da comida que é apresentada no cardápio, mas sim do lay out, das cores, letras e disposição dos itens. Na maneira como nos comunicamos e na facilidade da compreensão do que está descrito nas opções propostas pelo restaurante. Pensando nessas premissas, resolvi elaborar um pequeno manual de mon

Métodos de cocção - Princípios Básicos

      Dizem por aí que os métodos de cocção são a principal essência para os chefs de cozinha. São eles que vão dizer o que o pratos será ao fim do processo de produção. Dentro da gastronomia existem vários métodos de cocção. Mas porque devemos compreender e estudar cada um deles? Pelo simples fato de que, quando elaboramos cardápios devemos variar e combiná-los para que assim tenhamos maior variação de sabores e aromas. Lembrando que os diferentes tipos de cocção também conferem diferentes aromas e sabores aos alimentos além de também conferir diferentes cores. Outro importante motivo de se conhecer os diferentes métodos de cocção é pensar na satisfação geral dos clientes. Muitas vezes recebemos hóspedes que não comem ou não gostam de comidas com gordura ou que preferem frituras, assim, variando o preparo dos alimentos conseguimos agradar a maior parte de nossos comensais (clientes). Cocção rápida ou em calor seco       A cocção rápida ou com calor seco (sem adição de água) p

Como promover eventos em seu restaurante?

Um dos temas que mais falamos em nossas aulas e a respeito da diversificação de entradas de faturamento que um restaurante deve ter. Quando falamos nesse assunto estamos propondo que o gestor traga para o estabelecimento mais fontes de faturamento que o habitual atendimento ao cliente nas mesas. Uma das fontes mais confiáveis eficientes para colocar em prática a diversificação são os eventos. Eles nos ajudam a aumentar a utilização do restaurante principalmente em momentos em que não temos tanto movimento, como por exemplo no início da semana para restaurante que tem maior movimento aos finais de semana e nos finais de semana para estabelecimentos comerciais que tem seu maior movimento durante a semana útil. Na matéria de hoje veremos como podemos trabalhar com eventos em seu restaurante. Primeiro temos que entender que só vale a pena trabalhar com eventos em seu restaurante se for para cobrir os dias ou horários de menor movimento, pois se você já tem um grande movimento, p