O mundo da
gastronomia muitas vezes pode ser muito ingrato. Por se tratar de um mercado
onde quase tudo é supérfluo, vivemos de modas e tendências que muitas vezes
podem levar o empresário ao fracasso e a perder muito dinheiro. Sim, foi isso
mesmo que você leu, todos os restaurantes, bares, cafés e botecos são
supérfluos, e não precisariam necessariamente existir, pois não complementam
nenhuma necessidade básica descrita por diversos sociólogos. Para os entrantes
no nosso mercado, sei que isso é um balde de água fria, pois muito se apegam
àquela velha frase que estou cansado de ouvir “restaurante é um bom negócio,
pois todo mundo precisa comer”. Concordo, todos precisamos comer, porém não
precisamos comer em um restaurante, podemos comprar ou mesmo plantar a própria
comida e preparar em casa.
Por outro
lado, restaurantes representam um desejo de consumo, que é gerado pelo fato de
querermos conhecer coisas novas, comidas diferentes e ter momentos relaxantes e
de descontração. Nesse pontos, bares e restaurantes atendem a esses desejos de
forma completa. Seguindo essa linha, o mercado cria e dissemina novas maneiras
de servir os alimentos ou mesmo novos tipos de restaurantes que se tornam
referência de consumo ao longo do tempo. Muitas dessas novidades surgem com
muita força, ganhando grande espaço no mercado, porém muitas delas vão embora
com a mesma força, pois se tornam obsoletas em muito pouco tempo. Veja por
exemplo, o caso das Paletas Mexicanas que vieram com muita força e
desapareceram com a mesma velocidade, deixando um rastro de prejuízos e casas
fechadas.
Com isso,
analisamos que devemos tomar muito cuidado ao seguis as modinhas, pois nem
sempre são duradouras e se tornam um mercado real duradouro. Como a própria expressão
diz, são modas, e como sabemos toda moda é passageira. Por outro lado, nem tudo
é negativo nesse tipo de mercado. Existem as modas que se tornam fortes por um
momento, e em outro se estabilizam e se tornam um mercado real e sólido. Mesmo
que a intensidade do fator novidade diminua com o tempo, aquelas empresas que
foram pioneiras ou que fizeram a “lição de casa” de forma correta se
estabilizam e se firmam. Aqui podemos citar os casos das temakerias que viraram uma febre, depois de um tempo a febre passou,
mas deixou como legado um mercado sólido, lucrativo e real.
Mas qual o
problema com as modinhas? Porque elas vêm e vão com tanta força? A resposta é relativamente
simples. Primeiro ponto as ser analisado é que o padrão de consumo atualmente é
muito diferente. Com a glamourização da gastronomia e o crescimento do mercado
“gourmet” nossos clientes têm ficado cada vez mais exigentes, e cada vez mais conscientes
do fator custo benefício nos restaurantes, ou seja, os clientes de hoje em dia
sabem diferenciar um produto de qualidade e preço justo de outro com pouca
qualidade e preços abusivos. Um grande exemplo disso são os Food Trucks ou mesmo a febre das paletas
mexicanas que vivemos há 4 anos atrás. Vamos entender um pouco mais essa
história.
Por isso, para
àqueles que que pretendem investir nesse mercado é preciso ficar muito atento
às modas, porque podem representar um cenário bem diferente da realidade. Podem
parecer muito atrativos num primeiro momento, porém podem se tornar um pesadelo
em pouco tempo. O mais seguro nesses casos é consultar um especialista na área
e tentar entender o quão forte é a moda e se no caso ela será inserida no
mercado como uma vertente de estabelecimento de alimentação sólido e que terá
futuro no seu mercado.
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