Pular para o conteúdo principal

Mise – en – place, você sabe o que é?




Fazer a mise – en – place antes de iniciar o serviço é um dos fatores que mais fazem a diferença na gestão eficiente de um restaurante. Ele atua diretamente no tempo de preparo dos pratos e bebidas, no tempo de atendimento ao cliente, na qualidade do atendimento ao cliente, na qualidade dos pratos e consequentemente na redução dos desperdícios. Fazer a mise - en – place corretamente melhora a rentabilidade de seu estabelecimento fazendo com que seus colaboradores trabalhem mais engajados e preparados para o grande volume de vendas.

Tenho certeza de que muitos já ouviram falar desse termo, acredito também que muitos até já sabem o que ele significa, mas não conseguem colocá-lo em prática diariamente. Organizar e pré-preparar as áreas de trabalho antes de iniciar as vendas. Esse é o significado de mise – en – place. Quando estou em aula, uso um exemplo simples que faz com que os alunos compreendam imediatamente seu significado. Imaginem um programa de culinária, quando a câmera filma a bancada do chef que está cozinhando, vemos todos os ingredientes porcionados, picados e separados em cumbucas, só esperando o momento de ir para a panela.

E é exatamente isso que ocorre dentro de uma cozinha profissional, porém em escala bem maior. Devemos porcionar os ingredientes, devemos picá-los, temperá-los antes de efetivamente cozinhá-los. Dessa forma, quando sair um “filé a parmegiana” eu não terei que empanar o filé, pois o mesmo já estará empanado, restando somente o tempo para fritá-lo.

Já no salão do restaurante, consiste em toda a organização dos materiais, envolvendo também a higienização com álcool ou produto específico. Também envolve a montagem das mesas e dos aparadores. Assim quando os clientes começarem a chegar, os garçons já têm tudo que precisam pronto e montado, focando assim no atendimento ao cliente e nas vendas.

Fazer uma mise – en – place bem feita pode ser a diferença entre uma noite de trabalho corrida, porém tranquila e uma noite de trabalho extenuante com diversas relações. Faça esse processo acontecer de forma eficiente e verá que seus clientes ficarão muito mais satisfeitos, assim seus colaboradores trabalharão muito mais organizados e felizes.

Espero que tenha gostado de mais esse texto e que possa ter contribuído para a melhora das rotinas de seu estabelecimento. Compartilhe com seus colegas de trabalho para que a informação possa chegar mais longe! Juntos somos mais fortes!!!

Comentários

  1. A Mise en Place antes de qualquer preparação na cozinha é muito importante. Procuro fazer sempre em casa, antes de qualquer coisa :)

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Como deixar seu cardápio visualmente mais atrativo?

Um restaurante de sucesso se atenta a diversos detalhes que complementam o que chamamos de experiência do cliente. Dentre elas podemos citar a qualidade do atendimento, limpeza dos banheiros, qualidade da comida e das bebidas, limpeza do salão e a beleza e decoração do mesmo. Dizemos que a satisfação do cliente se encontra nos pequenos detalhes que ele vai sentindo e experienciando ao longo de sua visita a nosso estabelecimento. Dessa forma marcamos de certa forma aquele momento em sua lembrança. Um dos detalhes principais notados pelos clientes e que podem contribuir para uma experiência positiva ou negativa e com relação a qualidade e apresentação dos cardápios. Aqui não estamos falando da comida que é apresentada no cardápio, mas sim do lay out, das cores, letras e disposição dos itens. Na maneira como nos comunicamos e na facilidade da compreensão do que está descrito nas opções propostas pelo restaurante. Pensando nessas premissas, resolvi elaborar um pequeno manual de mon...

Métodos de cocção - Princípios Básicos

      Dizem por aí que os métodos de cocção são a principal essência para os chefs de cozinha. São eles que vão dizer o que o pratos será ao fim do processo de produção. Dentro da gastronomia existem vários métodos de cocção. Mas porque devemos compreender e estudar cada um deles? Pelo simples fato de que, quando elaboramos cardápios devemos variar e combiná-los para que assim tenhamos maior variação de sabores e aromas. Lembrando que os diferentes tipos de cocção também conferem diferentes aromas e sabores aos alimentos além de também conferir diferentes cores. Outro importante motivo de se conhecer os diferentes métodos de cocção é pensar na satisfação geral dos clientes. Muitas vezes recebemos hóspedes que não comem ou não gostam de comidas com gordura ou que preferem frituras, assim, variando o preparo dos alimentos conseguimos agradar a maior parte de nossos comensais (clientes). Cocção rápida ou em calor seco       A cocção rápida ou com calo...

Qual a DIFERENÇA entre CHEF EXECUTIVO e CHEF DE COZINHA??

     Uma das grandes dúvidas que temos no mercado da gastronomia é sobre a função dos colaboradores que trabalham dentro dos restaurantes. No nosso canal do Youtube, sempre que falamos sobre as profissões da gastronomia, chove de comentários que ainda não compreendem exatamente se estão trabalhando na função correta ou se estão fazendo as tarefas de outro cargo. Dentre todos os cargos e funções, a que mais causa confusão é a de Chef Executivo. Muitos profissionais que são chefs de cozinha ou líderes de cozinha se auto intitulam chefs executivos e propagam aos setes ventos que o são. Mas, em primeiro lugar a função de chef executivo é bastante rara no Brasil e é preciso algumas prerrogativas essenciais para poder ostentar esse cargo. Vamos entender quais são essas prerrogativas e elucidar todas as dúvidas.       Antes de mais nada é preciso descrever o papel do chef de cozinha e quais são as tarefas que ele executa ao longo e sua jornada de trabalho. Al...