Pular para o conteúdo principal

Como posso reaproveitar sobras em meu RESTAURANTE?




Dentro de bares e restaurantes existem diversas maneiras de melhorar a eficiência da gestão. Comprar melhor, melhorar a qualidade da mão de obra através de treinamentos, organizar os fluxos de cozinha e salão. E dentre essas maneiras de melhorar a eficiência do estabelecimento está o reaproveitamento das matérias primas que muitas vezes são descartadas sem pensar suas vezes. Isso aliás, é muito comum e traz enormes prejuízos aumentando a participação das matérias primas na composição dos preços dos produtos, e reduzindo as margens de lucro. Pensando nisso, resolvi trazer algumas dicas para o aproveitamento ou reaproveitamento das matérias primas em seu restaurante, bar, padaria, ou seja, lá que tipo de estabelecimento de alimentação é o seu!
Primeiro de tudo, precisamos entender que esse conceito se divide em dois. Primeiro podemos falar em aproveitamento integral dos alimentos que trabalha encima do uso integral dos alimentos. Por exemplo, quando compro uma peça de filet mignon, ou um maço de salsa, temos a tendência de limpar o filet, e descartar as aparas, ou de cortar e descartar os talos da salsa. Mas esses subprodutos, resultantes do pré-preparo, podem ser aproveitados em outros preparos que trazem mais eficiência para suas compras e consequentemente para seu caixa. Podemos, por exemplo utilizar as aparas do filé no preparo de molhos, e os talos da salsa em farofas ou vinagretes.
O segundo conceito diz respeito ao reaproveitamento daquilo que eu cozinhei e não vendi, e que não terá condições de ser servido da mesma forma novamente. Por exemplo uma sobra de batatas coradas, que não consigo servir novamente da mesma forma, pois perderá sua qualidade e seu sabor. Podemos aproveitá-la por exemplo em purés ou em sopas creme de batatas. Podemos até adicionar a uma carne assada como guarnição. Nesse tipo de aproveitamento, é preciso entender que, após reaproveitar uma vez um produto que já foi cozido, devemos descarta-lo depois. Outro quesito importante é que, se seu restaurante for do tipo self service, aquilo que foi servido e não foi consumido, não poderá ser reaproveitado. Restando somente a possibilidade de reaproveitar aquilo que sobrou na cozinha e não foi servido na linha de buffet.
Por fim precisamos entender que reaproveitar ou aproveitar integralmente os alimentos em um restaurante demanda muito conhecimento de matéria prima, além de muita criatividade na criação desses “novos pratos” que serão preparados com produtos que seriam descartados. Não menos importante, precisamos compreender que para que essa tarefa ocorra de forma satisfatória e traga benefícios à seu estabelecimento os produtos reaproveitados, não podem ter “cara” de produtos reaproveitados, mas sim devem ter uma imagem de produtos novos e frescos, por isso ressaltamos a importância da criatividade na execução dessas práticas!
            Espero que tenham aproveitados as dicas e melhorado a eficiência de sua cozinha no dia a dia das atividades de seu estabelecimento. Para mais textos e dicas como essa não se esqueça de se inscrever em nosso newsletter aqui ao lado!! Temos sempre novidades e textos sensacionais que já ajudaram milhares de empreendedores a melhorar seus negócios!!
Um forte abraço e até a próxima!!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como deixar seu cardápio visualmente mais atrativo?

Um restaurante de sucesso se atenta a diversos detalhes que complementam o que chamamos de experiência do cliente. Dentre elas podemos citar a qualidade do atendimento, limpeza dos banheiros, qualidade da comida e das bebidas, limpeza do salão e a beleza e decoração do mesmo. Dizemos que a satisfação do cliente se encontra nos pequenos detalhes que ele vai sentindo e experienciando ao longo de sua visita a nosso estabelecimento. Dessa forma marcamos de certa forma aquele momento em sua lembrança. Um dos detalhes principais notados pelos clientes e que podem contribuir para uma experiência positiva ou negativa e com relação a qualidade e apresentação dos cardápios. Aqui não estamos falando da comida que é apresentada no cardápio, mas sim do lay out, das cores, letras e disposição dos itens. Na maneira como nos comunicamos e na facilidade da compreensão do que está descrito nas opções propostas pelo restaurante. Pensando nessas premissas, resolvi elaborar um pequeno manual de mon

Métodos de cocção - Princípios Básicos

      Dizem por aí que os métodos de cocção são a principal essência para os chefs de cozinha. São eles que vão dizer o que o pratos será ao fim do processo de produção. Dentro da gastronomia existem vários métodos de cocção. Mas porque devemos compreender e estudar cada um deles? Pelo simples fato de que, quando elaboramos cardápios devemos variar e combiná-los para que assim tenhamos maior variação de sabores e aromas. Lembrando que os diferentes tipos de cocção também conferem diferentes aromas e sabores aos alimentos além de também conferir diferentes cores. Outro importante motivo de se conhecer os diferentes métodos de cocção é pensar na satisfação geral dos clientes. Muitas vezes recebemos hóspedes que não comem ou não gostam de comidas com gordura ou que preferem frituras, assim, variando o preparo dos alimentos conseguimos agradar a maior parte de nossos comensais (clientes). Cocção rápida ou em calor seco       A cocção rápida ou com calor seco (sem adição de água) p

Como promover eventos em seu restaurante?

Um dos temas que mais falamos em nossas aulas e a respeito da diversificação de entradas de faturamento que um restaurante deve ter. Quando falamos nesse assunto estamos propondo que o gestor traga para o estabelecimento mais fontes de faturamento que o habitual atendimento ao cliente nas mesas. Uma das fontes mais confiáveis eficientes para colocar em prática a diversificação são os eventos. Eles nos ajudam a aumentar a utilização do restaurante principalmente em momentos em que não temos tanto movimento, como por exemplo no início da semana para restaurante que tem maior movimento aos finais de semana e nos finais de semana para estabelecimentos comerciais que tem seu maior movimento durante a semana útil. Na matéria de hoje veremos como podemos trabalhar com eventos em seu restaurante. Primeiro temos que entender que só vale a pena trabalhar com eventos em seu restaurante se for para cobrir os dias ou horários de menor movimento, pois se você já tem um grande movimento, p