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Qual papel do gerente de restaurantes?



Sabemos que os restaurantes são empresas complexas de administrar e graças aos últimos anos de crescimento do setor, houve uma separação entre restaurantes amadores e profissionais. A velha máxima de que montar um restaurante é fácil, ficou no passado e hoje a exigência dos clientes provoca a necessidade de profissionalização e de contratação de colaboradores com maiores conhecimentos e habilidades. Um grande exemplo desse avanço em nosso mercado e na função de gerente que, hoje em dia, precisa estar cada vez mais atualizado com o mercado.

Compras, contratar, clientes, estoque, produtos, serviços são palavras que estão no dia a dia de qualquer gestor de bares e restaurantes. Porém, existem no mercado dois tipos de gestores, aquele que é o proprietário do estabelecimento e aquele que é contratado para ser gerente, sem nenhuma participação societária no restaurante. Por mais que não pareça, existem algumas diferenças entre o trabalho dos dois tipos de gestores. O primeiro basicamente tem plena responsabilidade sobre todos os compromissos do estabelecimento como pagamentos, compras, balanço. Já o segundo tipo de gestor pode ou não ter as mesmas responsabilidades que o proprietário, porém na maioria das vezes não. A grande diferença entre os dois está na manipulação do dinheiro que entra e no pagamento das contas. O gerente / proprietário tem total liberdade na manipulação do dinheiro que entra, já o gerente contratado não.

Partindo das premissas acima, vamos entender um pouco o papel do gerente contratado, ou seja, aquele que não possui participação societária. Dentre as atividades de sua responsabilidade podemos destacar, gerenciar o estoque e as compras (não significa pagar os fornecedores, mas somente fazer os pedidos de acordo com as planilhas de contagem de estoque), contratar e demitir colaboradores (não significa organizar a folha de pagamento e executar os pagamentos), controlar e ajudar o maître a organizar o salão e o atendimento ao cliente; controlar e ajudar o chef de cozinha a organizar a cozinha; fechar contas e receber dos clientes ou controlar o recebimento e fechamento das contas pelo caixa; receber, conversar e interagir com os clientes buscando informações sobre os produtos e serviços; diagnosticar problemas e organizar treinamentos dos colaboradores; organizar as escalas de trabalho; selecionar, receber e negociar com fornecedores; resolver possíveis conflitos com clientes; organizar eventos em datas comemorativas; estimular a criação de produtos e serviços com a cozinha, salão e bar.

De uma maneira geral, perceba que o gerente tem funções de supervisão, controle e auxilio na organização do empreendimento gastronômico. Para que ele chegue nesse cargo, ele deve ter passado por todas as outras funções antes, mesmo que em outros estabelecimentos, mas é necessário ter propriedade para gerenciar e isso só conquistamos com a prática e com tempo de experiência. Lembrando também que mesmo com toda a experiência, devemos nos capacitar de forma técnica. Cursos de gestão de bares e restaurantes são o melhor caminho para se solidificar no mercado. Podendo também estender sua fome de aprendizagem para um curso superior de gastronomia ou mesmo de nutrição. O importante aqui é não ficar estático, pois o mercado está sempre em movimento e as novidades e tendências mudam constantemente. Estar alinhado com essa evolução também é uma das competências que o gestor de bares e restaurantes deve ter e exercitar.

No próximo texto falaremos um pouco sobre o gerente sócio ou proprietário dos restaurantes. Qual seu papel na gestão e como ele pode se desenvolver em seu ramo de atuação. Espero que tenham gostado de mais um texto, nos vemos na próxima!!

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