Pular para o conteúdo principal

Tendências para a gastronomia de 2019 (e adiante)




Todos os anos lançamos no mês de janeiro um texto com as principais tendências para gastronomia no ano vigente. Em 2019 não será diferente e hoje trazemos para vocês as 6 principais tendências que rodearão o nosso mercado em 2019. Algumas já vem se solidificando a alguns anos como a cozinha vegetariana e vegana e outras tendências começarão a aparecer em 2019 se estendendo pelos anos seguintes como no caso da automação dos serviços. Estar atento a essas tendências, pode levar seu restaurante a uma longevidade maior dentro do mercado, tornando-o em referência de sucesso! Por isso, não seja cabeça dura e ache que sabe tudo, sempre temos um pouco para aprender. Jamais pare no tempo, pois seus clientes cobrarão isso de você!!

Comida vegetariana e vegana
Não é novidade que a cozinha vegetariana é um sucesso e que muitas pessoas vêm aderindo ao movimento em todo o mundo e no Brasil não é diferente. Até pouco tempo atrás a tendência vinha em montar restaurantes exclusivos para o público vegetariano/vegano, mas essas inciativas se mostraram falhas e não vingaram num primeiro momento. Hoje, alguns anos depois essa vertente de mercado se solidificou a ganhou muito adeptos, fortalecendo o mercado e a criação de negócios voltados para esse público, porém existem também espaço para aqueles que não querem montar um negócio exclusivamente com alimentos vegetarianos, mas querem incorporar em seus cardápios produtos voltados a essa parcela de clientes. Na minha opinião, em 2019, aqueles gestores que não abrirem seus cardápios a pratos vegetarianos e vegano perderão espeço com o passar do tempo. Portanto fique atento a isso e monte rapidamente algumas opções para esse público.

Alimentação DENTRO do lar
Outra tendência que temos visto nos últimos anos e que se intensifica em 2019 é a volta da cozinha em casa. Com a “democratização” da gastronomia nos últimos anos, as pessoas têm se arriscado cada vez mais a receber convidados e amigos em casa e consequentemente prepara uma refeição diferente e interessante. Fica aqui um problema que os restaurantes deverão resolver, ou seja, perder alguns clientes que costumavam frequenta-los mais vezes. Por outro lado, surge uma grande oportunidade para escolas de gastronomia presenciais e online, já que muitas pessoas que buscam por esses serviços são amadoras querendo melhorar suas habilidades culinárias.

Automação dos serviços de atendimento
Outro assunto que já ronda o mercado há algum tempo e que em 2019 ganha mais força é na automação dos serviços de atendimento. Na CES 2019 feira de tecnologia que acontece todo início de ano, foram apresentados diversos modelos de Robôs garçons com tablets embutidos e que retiram e entregam pedidos nas mesas. Hoje essa tecnologia já está muito mais próxima da realidade e esse ano de 2019 será utilizado para comprovar a eficiência desses novos sistemas de atendimento ao cliente. Fique tranquilo que ainda terá muito espaço de trabalho para os garçons, mas eles terão que começar a se atualizar e mirar outras funções dentro do restaurante, porque em breve essa será uma profissão engolida pela tecnologia. Na cozinha não será diferente, mas ainda é algo mais distante, porém no ano de 2018 vi tecnologias de automação de cozinhas muito interessantes no stand da Tramontina na tradicional feira de tecnologia para bares e restaurantes a FISPAL.

Uso de PANCS e outros produtos exóticos
Também não são novidades no mundo da gastronomia, mas sua popularização e crescimento vão transformar as PANCS (plantas não convencionais) em queridinhas dos gourmets, portanto prepare-se para vê-las em diversas receitas e restaurantes. 

Sustentabilidade dos negócios de alimentação
Pautado na redução e consumo de plástico que vem acabando com a fauna marinha, a redução da produção de lixo e a melhoria nos sistemas de utilização de energia elétrica e água resultará na busca mais radical pela sustentabilidade, e isso é ótimo. Placas solares, reutilização da água da chuva e equipamentos com eficiência energética melhorada serão as grandes melhorias que os restaurantes buscarão em 2019. Além de contribuir para o meio ambiente, reduz muitos custos inerentes a produção. A questão do plástico será cada vez mais frequente, portanto embalagens para delivery, canudos, copos entre outros descartáveis comuns nos estabelecimentos de alimentação perderão espaço e serão substituídos por produtos recicláveis e com menor impacto ambiental.
Adoro escrever sobre o futuro e o que nos aguarda, espero que você tenha conseguido enxergar e começar a se organizar para o futuro que não está mais tão longe assim. Ele está batendo a nossa porta e precisamos entende-lo para não perder espaço no mercado. Obrigado pela sua leitura e compartilhe esse texto com seus colegas de trabalho.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como deixar seu cardápio visualmente mais atrativo?

Um restaurante de sucesso se atenta a diversos detalhes que complementam o que chamamos de experiência do cliente. Dentre elas podemos citar a qualidade do atendimento, limpeza dos banheiros, qualidade da comida e das bebidas, limpeza do salão e a beleza e decoração do mesmo. Dizemos que a satisfação do cliente se encontra nos pequenos detalhes que ele vai sentindo e experienciando ao longo de sua visita a nosso estabelecimento. Dessa forma marcamos de certa forma aquele momento em sua lembrança. Um dos detalhes principais notados pelos clientes e que podem contribuir para uma experiência positiva ou negativa e com relação a qualidade e apresentação dos cardápios. Aqui não estamos falando da comida que é apresentada no cardápio, mas sim do lay out, das cores, letras e disposição dos itens. Na maneira como nos comunicamos e na facilidade da compreensão do que está descrito nas opções propostas pelo restaurante. Pensando nessas premissas, resolvi elaborar um pequeno manual de mon

Métodos de cocção - Princípios Básicos

      Dizem por aí que os métodos de cocção são a principal essência para os chefs de cozinha. São eles que vão dizer o que o pratos será ao fim do processo de produção. Dentro da gastronomia existem vários métodos de cocção. Mas porque devemos compreender e estudar cada um deles? Pelo simples fato de que, quando elaboramos cardápios devemos variar e combiná-los para que assim tenhamos maior variação de sabores e aromas. Lembrando que os diferentes tipos de cocção também conferem diferentes aromas e sabores aos alimentos além de também conferir diferentes cores. Outro importante motivo de se conhecer os diferentes métodos de cocção é pensar na satisfação geral dos clientes. Muitas vezes recebemos hóspedes que não comem ou não gostam de comidas com gordura ou que preferem frituras, assim, variando o preparo dos alimentos conseguimos agradar a maior parte de nossos comensais (clientes). Cocção rápida ou em calor seco       A cocção rápida ou com calor seco (sem adição de água) p

Como promover eventos em seu restaurante?

Um dos temas que mais falamos em nossas aulas e a respeito da diversificação de entradas de faturamento que um restaurante deve ter. Quando falamos nesse assunto estamos propondo que o gestor traga para o estabelecimento mais fontes de faturamento que o habitual atendimento ao cliente nas mesas. Uma das fontes mais confiáveis eficientes para colocar em prática a diversificação são os eventos. Eles nos ajudam a aumentar a utilização do restaurante principalmente em momentos em que não temos tanto movimento, como por exemplo no início da semana para restaurante que tem maior movimento aos finais de semana e nos finais de semana para estabelecimentos comerciais que tem seu maior movimento durante a semana útil. Na matéria de hoje veremos como podemos trabalhar com eventos em seu restaurante. Primeiro temos que entender que só vale a pena trabalhar com eventos em seu restaurante se for para cobrir os dias ou horários de menor movimento, pois se você já tem um grande movimento, p