Pular para o conteúdo principal

Gastronomia Francesa e seu legado I




      França. Pai, mãe de uma grande parte da base  das culturas alimentares ao redor da terra. Berço dos restaurantes mais famosos e luxuosos. País onde gastronomia é praticamente uma religião come-se tão bem num pequeno bistrô do interior, quanto nos palacetes da capital, Paris. 

      Pode-se dizer com certeza que a gastronomia francesa influenciou e influencia direta e indiretamente a culinária de muitos países, sejam do novo mundo ou mesmo de seus vizinhos europeus sempre haverá especiarias, ervas, vinhos, métodos de cocção e preparo dos ingredientes, aperfeiçoando suas receitas. Vejamos como esse fenômeno ocorreu.

      A gastronomia francesa começa a se desenvolver na idade média (sec. V a X) num tripé que vigora até os tempos modernos: A riqueza dos ingredientes, a sabedoria no preparo dos mesmos, e a apresentação impecável. Tendo como base de formação a cultura Greco-romana, nos banquetes franceses todos os pratos eram servidos ao mesmo tempo, sem distinção entre entradas, pratos principais ou sobremesas. Salvo em disfunções climáticas ou em tempos de guerra a alimentação deste povo era sempre muito. Desde as classes mais baixas até as mais altas alimentar-se bem e com prazer era e ainda é um fator determinante para a felicidade e saúde do povo francês.

      A base gastronômica desta cultura secular são os pães e vinhos que em diversas literaturas são denominados como a refeição primordial dos deuses. Nota-se aqui a influência Greco – romana presente na base da pirâmide alimentícia francesa. Durante a idade média não se nota mudanças drásticas nas formas de se alimentar, principalmente por influência católica, que dominava a Europa e controlava boa parte da produção agropecuária. O grande acontecimento gastronômico deste período da historia mundial, foi o lançamento do primeiro livro sobre gastronomia do mundo. Intitulado `Le Viandier`` traz mais de 230 receitas da época. Explicação. A idade media foi uma época de escuridão. Escuridão mental e comercial. Dessa forma a gastronomia não se desenvolve, pois como em tempos de guerra a comida era controlada e distribuída do jeito que a os dominantes pretendiam. Nesse caso a igreja católica. O único país que foge a regra é a frança, mas mesmo assim com moderação.

      A revolução culinária mundial (sec. XIV a XVIII), se passa após a descoberta de novas terras. América, Ásia e África contribuíram de forma muito significativa para o desenvolvimento de novas técnicas culinárias, principalmente com seus ingredientes, até então desconhecidos. E claro quem chegou à frente nessa corrida pelo bom prato? Os franceses. Deram seus toques a ingredientes como batata, feijão e favas, pimentas, tomate, ervas e carnes como o peru, galinha d’angola e alguns peixes. Mostrando para o mundo e solidificando sua posição como pioneiros na ARTE de cozinhar a perfeição.  Muda-se o conceito de preparação dos alimentos, privilegiando o sabor rico das especiarias do novo mundo e a produção de molhos elaborados e que levam, as vezes, dias para ficarem prontos. Nesta época a coordenação da produção dos grandes banquetes começou a ser destinada a uma pessoa especifica. Surge assim a figura do chef de cozinha. Esta mudança nos hábitos gastronômicos da época foi regida sob a batuta de um dos maiores imperadores da França. Auto intitulado como Rei Sol, Luiz XIV sempre foi amante da boa cozinha e adorava tomar vinho, abrindo assim as portas para as inovações dos mestres cuca de seu país.


``Outrora, um cardapio classico era composto, segundo o requinte do anfitrião, o numero de convidados  e de numero de pratos prodigiosos, dos quais dificilmente se tem uma idéia hoje; se consutarmos obras culinárias  do século XVIII e do inicio do século XIX, encontraremos cardápios de 25 a 30 talheres que incluíam não menos que de 30 a 60 pratos, excluídas as sobremesas que compunham também um grande numero.``
Livro história da gastronomia

      Esta citação encontrada aleatoriamente na internet, pois não me lembro em que site que encontrei. Define categoricamente como eram os grandes banquetes franceses que permearam a história da gastronomia até o surgimento da nouvelle cuisine. Movimento que revolucionou a concepção de servir. Deixando de lado essa quantidade de comida para dar mais crédito a qualidade do produto servido.
Terminaremos de entender como a França dominou o mundo da culinária e como passaram para o mundo de forma maciça e generalizada seus métodos de produção e estilos culinários, na próxima edição.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como deixar seu cardápio visualmente mais atrativo?

Um restaurante de sucesso se atenta a diversos detalhes que complementam o que chamamos de experiência do cliente. Dentre elas podemos citar a qualidade do atendimento, limpeza dos banheiros, qualidade da comida e das bebidas, limpeza do salão e a beleza e decoração do mesmo. Dizemos que a satisfação do cliente se encontra nos pequenos detalhes que ele vai sentindo e experienciando ao longo de sua visita a nosso estabelecimento. Dessa forma marcamos de certa forma aquele momento em sua lembrança. Um dos detalhes principais notados pelos clientes e que podem contribuir para uma experiência positiva ou negativa e com relação a qualidade e apresentação dos cardápios. Aqui não estamos falando da comida que é apresentada no cardápio, mas sim do lay out, das cores, letras e disposição dos itens. Na maneira como nos comunicamos e na facilidade da compreensão do que está descrito nas opções propostas pelo restaurante. Pensando nessas premissas, resolvi elaborar um pequeno manual de mon

Métodos de cocção - Princípios Básicos

      Dizem por aí que os métodos de cocção são a principal essência para os chefs de cozinha. São eles que vão dizer o que o pratos será ao fim do processo de produção. Dentro da gastronomia existem vários métodos de cocção. Mas porque devemos compreender e estudar cada um deles? Pelo simples fato de que, quando elaboramos cardápios devemos variar e combiná-los para que assim tenhamos maior variação de sabores e aromas. Lembrando que os diferentes tipos de cocção também conferem diferentes aromas e sabores aos alimentos além de também conferir diferentes cores. Outro importante motivo de se conhecer os diferentes métodos de cocção é pensar na satisfação geral dos clientes. Muitas vezes recebemos hóspedes que não comem ou não gostam de comidas com gordura ou que preferem frituras, assim, variando o preparo dos alimentos conseguimos agradar a maior parte de nossos comensais (clientes). Cocção rápida ou em calor seco       A cocção rápida ou com calor seco (sem adição de água) p

Como promover eventos em seu restaurante?

Um dos temas que mais falamos em nossas aulas e a respeito da diversificação de entradas de faturamento que um restaurante deve ter. Quando falamos nesse assunto estamos propondo que o gestor traga para o estabelecimento mais fontes de faturamento que o habitual atendimento ao cliente nas mesas. Uma das fontes mais confiáveis eficientes para colocar em prática a diversificação são os eventos. Eles nos ajudam a aumentar a utilização do restaurante principalmente em momentos em que não temos tanto movimento, como por exemplo no início da semana para restaurante que tem maior movimento aos finais de semana e nos finais de semana para estabelecimentos comerciais que tem seu maior movimento durante a semana útil. Na matéria de hoje veremos como podemos trabalhar com eventos em seu restaurante. Primeiro temos que entender que só vale a pena trabalhar com eventos em seu restaurante se for para cobrir os dias ou horários de menor movimento, pois se você já tem um grande movimento, p