Pular para o conteúdo principal

3 métodos para reduzir custos em tempos de crise





            Quando falamos a palavra CRISE, boa parte do empresariado do setor de alimentos e bebidas começa a tremer. Os números da economia e dos restaurantes de modo geral, mostram que o momento não é o melhor para o setor e nos traz a uma realidade que normalmente não nos atentamos até que precisemos. Nesses momentos difíceis temos que nos reinventar para se fortalecer e vencer ao final da tormenta. (Toda crise acaba um dia!!)
            Pensando no cenário atual, resolvi desenvolver uma série de textos e matérias para ajudar a orientar os caminhos durante esse período de turbulências. Nessa primeira oportunidade escreverei sobre 5 métodos que são muito eficientes na hora do corte de gasto.

   ü Reveja seu quadro de funcionário e invista em treinamento
            Muitos estabelecimentos trabalham com uma quantia muito grande de funcionários comparado ao que realmente necessitam. Não trataremos de números aqui, e sim e eficiência. O trabalho dentro de um restaurante deve ser eficiente, seus funcionários devem realizar múltiplas tarefas (claro que dentro de sua área de atuação) seguindo padrões de trabalho pré definidos e metas a serem cumpridas.
            Normalmente o que vemos por ai são garçons que só atendem mesas, cozinheiros que só cozinham no fogão, recepcionistas que só levam clientes às mesas. Mude essa realidade através de rodizio nas atividades como limpeza de banheiros, limpeza de salão e de cozinha. Utilize escalas de para controlar os dias de trabalho de cada funcionário priorizando os dias com mais movimento e melhorando assim a eficiência de sua cozinha e de seu atendimento. Se seus colaboradores ficam parados em alguns dias da semana e correm demais em outros dias, essa escala pode te ajudar.

   ü Reveja seus fornecedores
            Ao cair na rotina das compras, tendemos a fazer cada vez menos cotações em novos fornecedores. Lembre-se sempre da regra que devemos cotar pelo menos em 3 fornecedores diferentes para assim melhorar e qualidade e preço da compra. Comprar mal é o primeiro passo para diminuir seus lucros. Outra dica importante é compra em quantidade. Normalmente os fornecedores concedem descontos quanto mais produtos você compra. Você também pode se aliar a outros restaurantes e comprar em conjunto, aumentando assim a quantidade de produto comprado e consequentemente diminuindo o preço do produto. Essa técnica é muito utilizada em restaurantes japoneses na compra do salmão.

   ü Reveja seu cardápio
   
            Cardápios longos e extensos demandam estoques de mercadorias maiores e consequentemente perdas maiores (já que é praticamente impossível zerar as perdas em restaurantes). De acordo com as vendas de cada prato e de acordo com o retorno financeiro que cada prato proporciona ao estabelecimento, é possível se avaliar os ‘’abacaxis’’ e melhorar a rentabilidade do cardápio.
            Em tempos difíceis como o que estamos passando, sobrevivem aqueles que conseguem melhorar a qualidade de seus produtos e serviços e reduzir os custos inerentes ao negócio. Mas tome cuidado nunca deixe de lado a opinião de seu cliente e jamais tome atitudes precipitadas sem contatar profissionais especializados em gestão de alimentos e bebidas para lhe auxiliar nessa jornada de renovação. Às vezes o valor que se investe numa consultoria para reformular seu negócio representa os ganhos que você obterá no futuro.

Pedro Ramos
Chef e Consultor da PhiX Consultoria

Tel: +55 (19) 996 646 572

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como deixar seu cardápio visualmente mais atrativo?

Um restaurante de sucesso se atenta a diversos detalhes que complementam o que chamamos de experiência do cliente. Dentre elas podemos citar a qualidade do atendimento, limpeza dos banheiros, qualidade da comida e das bebidas, limpeza do salão e a beleza e decoração do mesmo. Dizemos que a satisfação do cliente se encontra nos pequenos detalhes que ele vai sentindo e experienciando ao longo de sua visita a nosso estabelecimento. Dessa forma marcamos de certa forma aquele momento em sua lembrança. Um dos detalhes principais notados pelos clientes e que podem contribuir para uma experiência positiva ou negativa e com relação a qualidade e apresentação dos cardápios. Aqui não estamos falando da comida que é apresentada no cardápio, mas sim do lay out, das cores, letras e disposição dos itens. Na maneira como nos comunicamos e na facilidade da compreensão do que está descrito nas opções propostas pelo restaurante. Pensando nessas premissas, resolvi elaborar um pequeno manual de mon

Métodos de cocção - Princípios Básicos

      Dizem por aí que os métodos de cocção são a principal essência para os chefs de cozinha. São eles que vão dizer o que o pratos será ao fim do processo de produção. Dentro da gastronomia existem vários métodos de cocção. Mas porque devemos compreender e estudar cada um deles? Pelo simples fato de que, quando elaboramos cardápios devemos variar e combiná-los para que assim tenhamos maior variação de sabores e aromas. Lembrando que os diferentes tipos de cocção também conferem diferentes aromas e sabores aos alimentos além de também conferir diferentes cores. Outro importante motivo de se conhecer os diferentes métodos de cocção é pensar na satisfação geral dos clientes. Muitas vezes recebemos hóspedes que não comem ou não gostam de comidas com gordura ou que preferem frituras, assim, variando o preparo dos alimentos conseguimos agradar a maior parte de nossos comensais (clientes). Cocção rápida ou em calor seco       A cocção rápida ou com calor seco (sem adição de água) p

Como promover eventos em seu restaurante?

Um dos temas que mais falamos em nossas aulas e a respeito da diversificação de entradas de faturamento que um restaurante deve ter. Quando falamos nesse assunto estamos propondo que o gestor traga para o estabelecimento mais fontes de faturamento que o habitual atendimento ao cliente nas mesas. Uma das fontes mais confiáveis eficientes para colocar em prática a diversificação são os eventos. Eles nos ajudam a aumentar a utilização do restaurante principalmente em momentos em que não temos tanto movimento, como por exemplo no início da semana para restaurante que tem maior movimento aos finais de semana e nos finais de semana para estabelecimentos comerciais que tem seu maior movimento durante a semana útil. Na matéria de hoje veremos como podemos trabalhar com eventos em seu restaurante. Primeiro temos que entender que só vale a pena trabalhar com eventos em seu restaurante se for para cobrir os dias ou horários de menor movimento, pois se você já tem um grande movimento, p